Compartilhe

Estereotipias motoras (CID-10) ou Transtorno de movimento estereotipado (DSM-IV) é um transtornos comportamental e emocional com início habitualmente durante a infância ou a adolescência e caracterizado por movimentos intencionais, repetitivos, esteriotipados, sem finalidade (frequentemente ritmados), não associados a outro transtorno psiquiátrico ou neurológico identificado

As estereotipias são respostas repetitivas que visam exclusivamente a auto estimulação, isto é, a criança se estimula sozinha para buscar sensações físicas prazerosas e uma regulação sensorial do organismo.

Caso seu filho ou filha apresente estereotipias procure  o Neurologista Infantil ou Neuropediatra e o Terapeuta Ocupacional, estes profissionais que realizam o diagnóstico, as devidas orientações aos pais e intervenções quando forem necessárias.

Estas respostas tendem a atingir frequências altíssimas, afinal, cada ocorrência é automaticamente reforçada pela produção imediata de sensações físicas prazerosas. O grande problema gerado por esta alta frequência de comportamentos repetitivos é que, enquanto a criança está engajada nestas respostas, ela está respondendo apenas a estímulos internos de seu corpo e não ao ambiente externo, ou seja, ela está perdendo oportunidades de aprendizagem e interação social, que são fundamentais para o seu desenvolvimento e adaptação ao ambiente em que vive.

Os exemplos mais comuns de estereotipias observadas em crianças são: necessidade exacerbada de movimento,  flapping (movimento de balançar as mãos), rocking (balanceio), pular na cama, sofá, no chão, na frente da TV,  girar sobre o próprio eixo; olhar objetos que giram; movimento repetitivo para frente e para trás; correr sem função ou objetivo claro; andar na ponta dos pés; bater a cabeça, morder-se, movimentar dedos e mãos na frente dos olhos, etc.

O surgimento de estereotipias no repertório comportamental tem três grandes causas.

A primeira causa é a restrição comportamental, ou seja, as dificuldades em aprender comportamentos sociais, verbais e de brincar levam a um repertório restrito. Por isso, a criança ocupa seu tempo com os poucos comportamentos aprendidos e que geram prazer. Com isso, os padrões de busca de prazer do bebê, que são meramente sensoriais, perduram até idades nas quais a criança já deveria se socializar.

A segunda causa é a alteração sensorial. As crianças podem apresentar alterações orgânicas que afetam a recepção e a decodificação de estímulos sensoriais. Com isso, estes estímulos podem afetar de forma exagerada ou diminuída; gerando muito prazer ou extrema aversão.

A terceira explicação para estas respostas é a tendência à repetição, que é aí sim é uma característica inerente ao diagnóstico autista. Mudanças e situações novas geram medo, ansiedade, irritabilidade e podem evocar comportamentos disruptivos.

Para melhorar o repertório comportamental é importante ensinar habilidades nas áreas do brincar (habilidades sociais, verbais e motoras envolvidas nas brincadeiras funcionais e que geram interação social); atividades de vida diária (higiene e autonomia); comunicação (comportamentos verbais vocais ou por troca de pistas visuais); e habilidades acadêmicas (leitura, escrita, conceitos matemáticos, etc.).

A resposta estereotipada também passa, com o tempo, a produzir outros reforçadores como conseguir a atenção social das pessoas. Os adultos tendem a dar broncas, falar para a criança parar de fazer isso, fazer contato físico para bloquear estas respostas, etc. Estas consequências também podem fortalecer muito as estereotipias porque a criança conseguiu o que queria: chamou a atenção para si e ficou com o adulto só para ela e não precisa mais se socializar com outras crianças.

Para isso, precisamos combinar diversas estratégias. Uma delas é o reforço diferencial, ou seja, precisamos reforçar positivamente (com elogios, atenção e acesso a itens de interesse) os comportamentos adequados e funcionais ensinados nas diversas áreas do desenvolvimento. Paralelamente, é preciso retirar as consequências reforçadoras dos comportamentos inadequados. Logicamente, só poderemos retirar as consequências sobre as quais temos controle, ou seja, não dar atenção, não falar sobre estes comportamentos, etc.

Para tentar minimizar os reforçadores automáticos (sensações físicas prazerosas), é preciso bloquear as estereotipias o máximo possível. A melhor forma de fazer isso não é simplesmente segurando as mãos da criança e impedindo-a de balançá-las, isso seria extremamente aversivo e poderia, inclusive, reforçar a resposta devido ao contato físico.

Então, a melhor forma de bloquear as estereotipias é redirecionando a atenção da criança para outra atividade de seu interesse, de preferência outra atividade que seja incompatível com a estereotipia, ou seja, que utilize a mesma parte do corpo. Por exemplo, se a criança está balançando as mãos (flapping) podemos apresentar um jogo e quebra-cabeça que ela adore e começar a montar na frente dela, para atraí-la espontaneamente.

Podemos, ainda, oferecer uma peça do jogo para ela encaixar. Assim que a criança se engajar no jogo ela vai parar a estereotipia, afinal não é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Diagnóstico diferencial

Esses comportamentos repetitivos  e estereotipados surgem em idade precoce por volta de 1 ano e meio em diante   e podem ser sintoma de outras doenças, transtornos ou síndromes, como por exemplo: Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual, Síndrome de Tourette, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Problemas Neurológicos, dentre outros. Portanto a criança precisa ser avaliada por um Neurologista Infantil o quanto antes.

Lembrando que as estereotipias são diferente de tiques nervosos!

Segundo a Sociedade Brasileira e Portuguesa de Pediatria definem:

Tiques são movimentos (chamados tiques motores) e/ou sons (tiques fônicos ou vocais) breves, repetidos, sem objetivo nem propósito claro, por vezes socialmente desadequados e embaraçosos. Variam em gravidade de criança para criança e também ao longo do tempo, sendo intensificados nas situações de ansiedade e nervosismo.

São relativamente frequentes (cerca de 1 em cada 10 crianças em idade escolar), mas igualmente mal interpretados e até ridicularizados, quer por adultos, quer por outras crianças.

Exemplos de tiques motores: torcer ou coçar o nariz, piscar os olhos, fazer caretas, tocar repetidamente em partes do corpo, objetos ou noutras pessoas, saltar.

Exemplos de tiques vocais: limpar a garganta, dar estalinhos com a língua, fungar, grunhir, ou em situações mais raras palavras e/ou frases fora de contexto (incluindo obscenidades).

Associam-se a ansiedade e desconforto interior, que aliviam após a concretização do tique. Por este motivo, quando são impedidos de se manifestarem deixam a criança inquieta, tensa e nervosa.

São involuntários, ou seja, a criança não os realiza deliberadamente nem tem controle sobre o momento em que ocorrem ou a sua intensidade, surgindo também durante o sono. Podem, contudo, ser suprimidos por breves períodos, à custa de um importante e progressivo aumento da ansiedade, até que sejam de novo realizados.

Geralmente começam por volta dos 6 anos de idade, muitas vezes de forma súbita e têm tendência a melhorar até ao final da adolescência.

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

ALEXITIMIA E AUTISMO

Alexitimia é um termo empregado no diagnóstico clínico de pessoas com acentuada dificuldade ou incapacidade para expressar emoções e significa “sem palavras para as emoções”.

48 respostas

  1. Bom dia,
    No caso do seu filho deverá levá-lo ao Neuropediatra para uma avaliação.
    Att.
    Marina S. R. Almeida
    Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
    Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
    CRP 41029-6
    INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
    (13) 34663504
    R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
    CEP 11310-071
    marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

    1. Bom dia, Karina
      Você já poderá fazer uma avaliação diagnóstica do seu filho.
      Se quiser agendar comigo, entre em contato pelo whatsapp(13)991773793.
      Fico a disposição para ajudá-la.
      Att.

  2. Tenho dúvida em identificar se a estereotipia é patológica ou não. Meu filho tem 1 ano e 3 meses, e desde uns 11 meses quando começou a andar que ele faz um movimento com os braços quando está excitado ou muito feliz ou ansioso. E acho muito estranho. Meu esposo acha que é besteira, mas eu gostaria de saber quando que devo me preocupar.
    Meu filho é super carinhoso, gosto de estar no meio de crianças, quando eu chamo ele olha na terceira chamada, ele ainda não fala uma palavra clara, Mas tenta falar sabe, fica falando sílabas e etc e na hr do desespero ele chama Mãe, mas só se estiver mesmo aperreado. Enfim, gostaria de saber até que mês ou ano esse balançar dos braços e excitação/ansiedade frequente é natural.
    Obrigada
    Lidianne

    1. boa noite, Lidianne
      Você deve fazer um check list para verificar se seu filho está apresentando marcadores de autismo (TEA- transtorno do espectro autista).
      Utilize o formulário que está em meu blog no artigo INSTRUMENTOS DIAGNÓSTICOS PARA AUTISMO:
      Utilize a Escala MCHAT R/F
      https://institutoinclusaobrasil.com.br/instrumentos-diagnosticos-para-avaliar-o-autismo-tea/
      Fico a disposição para esclarecimentos,
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      (13) 34663504
      R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br

      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

  3. Ol, minha fiz o teste mchat na minha filha de três anos ela tem muito interesse em criança a única característica que observei foi o movimento nos braços, quando está muito animada com alguma coisa venho observado isso a um tempo e acho estranho mas meu esposo disse que os sobrinhos eram do mesmo jeito até crescerem e mudou o que você me aconselha fazer. Como disse a única diferença foi essa mesmo, desde já obrigada.

    1. Boa tarde, Renata
      Se ela apresenta algum tipo de estereotipia seria importante investigar, ir ao Neuropediatra para fazer uma avaliação correta.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      (13) 34663504
      R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br

      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

    2. Minha neta tem 1e 8meses é gêmeas, totalmente diferente,ela sobe em tudo,e gosta de ficar entrando em lugares impossíveis,e rodando em voltas de pessoas, sofás e cadeiras.Nem uma das duas falam palavras ainda,mais ela me preocupa muito ela não responde quando chamamos ela, so olha se tiver algo q chama ela atenção , é muito agitada,e esta tendo dificuldade em dormir a noite toda.

      1. Bom dia! Luciana
        Recomendo que leve suas netas ao neuropediatra especialista em autismo para fazer uma avalição cínica presencial.
        Um abraço carinhoso e inclusivo.
        Att.
        Marina S. R. Almeida
        Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
        Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
        CRP 41029-6
        INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
        Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
        Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
        CEP 11310-071
        marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
        http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
        https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
        https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

  4. Bom dia. Tenho uma filha d 1 ano e 7 meses e há algum tempo percebemos uns movimentos estranhos que ela faz com o corpo. Ela senta, estica as pernas, se tiver alguma coisa próxima,Ela coloca isso em cima das pernas e as vezes estica os braços, ou um braço ou coloca as mãos na cabeça e fica remexendo o troco e parece q fica ate fazendo força. Chega a suar as vezes e na imensa maioria as vezes ela acaba deitando e dormindo. Me ajudem por favor a entender o que é isso?

    1. Boa tarde, Leandro
      Você deverá fazer uma avaliação com Neuropediatra ou Neurologista Infantil em sua cidade.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      (13) 34663504
      R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br

      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  5. Boa tarde, Luciana
    Sim deve se preocupar, observe sue filho com os itens de diagnóstico precoce de autismo a partir de 1 ano e meio em diante.
    Vc poderá leva-lo a um neurologista infantil. Recomendo o psiquiatra infantil Dr. Francisco Assumpção em São Paulo ou marque uma consulta aqui comigo.
    Meu whatsapp (13) 991773793.
    Faça parte de nosso grupo no facebook, os links estão abaixo.
    Muito obrigada!!!
    Att.
    Marina S. R. Almeida
    Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
    Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
    CRP 41029-6
    INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
    (13) 34663504
    R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
    CEP 11310-071
    marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
    http://www.institutoinclusaobrasil.com.br

    https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
    https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
    https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  6. Boa tarde, Bruna
    Sim deve investigar melhor. Autismo não é diagnóstico por imagem, por exames e ou com eletroencefalograma. O diagnóstico é clínico.
    Indico o Psiquiatra Dr. Francisco Assumpção em São Paulo, ou se quiser marcar consulta comigo o meu whatsapp é (13) 991773793.
    Faça parte de nosso grupo no facebook, os links estão abaixo.
    Muito obrigada!!!
    Att.
    Marina S. R. Almeida
    Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
    Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
    CRP 41029-6
    INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
    (13) 34663504
    R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
    CEP 11310-071
    marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
    http://www.institutoinclusaobrasil.com.br

    https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
    https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
    https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  7. A partir de que idade pode ser feito o diagnóstico de autismo? Meu bebe tem 9 meses e apresenta estereotipias. Faz movimento de flapping com as mãos e os pés.

    1. Bom dia,
      Sim deve se preocupar, observe sue filho com os itens de diagnóstico precoce de autismo a partir de 1 ano e meio em diante.
      Vc poderá leva-lo a um neurologista infantil. Recomendo o psiquiatra infantil Dr. Francisco Assumpção em São Paulo ou marque uma consulta aqui comigo.
      Meu whatsapp (13) 991773793.
      Faça parte de nosso grupo no facebook, os links estão abaixo.
      Muito obrigada!!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      (13) 34663504
      R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br

      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  8. Bom dia,
    Sim deve se preocupar, observe sue filho com os itens de diagnóstico precoce de autismo a partir de 1 ano e meio em diante.
    Vc poderá leva-lo a um neurologista infantil. Recomendo o psiquiatra infantil Dr. Francisco Assumpção em São Paulo ou marque uma consulta aqui comigo.
    Meu whatsapp (13) 991773793.
    Faça parte de nosso grupo no facebook, os links estão abaixo.
    Muito obrigada!!!
    Att.
    Marina S. R. Almeida
    Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
    Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
    CRP 41029-6
    INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
    (13) 34663504
    R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
    CEP 11310-071
    marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
    http://www.institutoinclusaobrasil.com.br

    https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
    https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
    https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  9. Bom dia,
    Sim deve se preocupar, observe sue filho com os itens de diagnóstico precoce de autismo a partir de 1 ano e meio em diante.
    Vc poderá leva-lo a um neurologista infantil. Recomendo o psiquiatra infantil Dr. Francisco Assumpção em São Paulo ou marque uma consulta aqui comigo.
    Meu whatsapp (13) 991773793.
    Faça parte de nosso grupo no facebook, os links estão abaixo.
    Muito obrigada!!!
    Att.
    Marina S. R. Almeida
    Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
    Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
    CRP 41029-6
    INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
    (13) 34663504
    R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
    CEP 11310-071
    marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
    http://www.institutoinclusaobrasil.com.br

    https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
    https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
    https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  10. Bom dia,
    Sim deve se preocupar, observe sue filho com os itens de diagnóstico precoce de autismo a partir de 1 ano e meio em diante.
    Vc poderá leva-lo a um neurologista infantil. Recomendo o psiquiatra infantil Dr. Francisco Assumpção em São Paulo ou marque uma consulta aqui comigo.
    Meu whatsapp (13) 991773793.
    Faça parte de nosso grupo no facebook, os links estão abaixo.
    Muito obrigada!!!
    Att.
    Marina S. R. Almeida
    Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
    Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
    CRP 41029-6
    INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
    (13) 34663504
    R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
    CEP 11310-071
    marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
    http://www.institutoinclusaobrasil.com.br

    https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
    https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
    https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  11. Olá meu Filho tem 3 anos e ainda nao fala bem, a, ele é bem risonho, interage e com as crianças, fala poucas palavrinhas. Ultimamente noto que quando ele tá feliz balança as mãos. Ou quando vê alguém que ele gosta muito. Isso é esteriotipias? Ele não faz todos os dias, só em momentos que está feliz.olha nos olhos, olha quando chama, é carinhoso, presta atenção nas tarefas da escola.

    1. Boa noite, Ana
      Não dá para saber com estes pequenos detalhes.
      Oriento que leve seu filho para avaliação com neurologista infantil, o diagnóstico precoce é o melhor caminho.
      Fico a disposição!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

    1. Bom dia!
      Muito Obrigada!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

  12. Bom dia, Joana!
    Sim, recomendo que leve seu filho para avaliação com neurologista infantil, o diagnóstico precoce é o melhor caminho!!
    Muito Obrigada!
    Att.
    Marina S. R. Almeida
    Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
    Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
    CRP 41029-6
    INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
    Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
    Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
    CEP 11310-071
    marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
    http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
    https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
    https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
    https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

    1. Bom dia!
      Muito Obrigada!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

  13. Olá! Tenho um priminho de 6 anos e comecei a notar que ele fica balançando a cabeça para o lado e para frente, e as vezes faz isso de um lado para o outro. Diante disso, devo orientar a mãe para procurar um profissional?

    1. Bom dia! Isabel
      Depende da frequência e intensidade que isso acontece. Se for muito frequente, seria melhor levá-lo a avaliação com neuropediatra.
      Recomendo que leia também o segundo artigo no blog: “Estereotipias ou Tiques e agora?”
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  14. Minha filha tem tem 3 anos , e por volta dos quase 2 anos começou a balançar as mãozinhas em resposta a algo que estava gostando ou não gostando, levamos no neuropediatra e este falou que era ansiedade da fala e que diminuiria com o tempo e realmente isso vem acontecendo . O desenvolvimento normal na fala, na escola nenhum comportamento diferente, interage e adora brincar com outras crianças, tem contato visual, atende aos comandos. Será que devo procurar a avaliação de um outro profissional?
    Obrigada

    1. Bom dia! Isabel
      Se a frequência e intensidade dos movimentos estereotipados diminuíram então não há necessidade de levar a outro neurologista.
      Como disse no artigo, as estereotipias costumam passar, só se aumentarem que é preocupante, então há necessidade de avaliação com neuropediatra.
      Continue observando sua filha, se notar algo a mais então consulte uma segunda opinião.
      Recomendo que leia também o segundo artigo no blog: “Estereotipias ou Tiques e agora?”
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  15. Meu filho desde muito bebe, me lembro com uns 3 meses faz um barulho de como se estivesse bravo “Humm , é uma esteriotipia vocal ou um toque? Faz até hoje com 1 ano e 2 meses, até hoje só fala “dada” mas so quando quer, não é frequente, já esse grunido ele faz o tempo todo , levei na neuro ela disse que deve ser uma característica dele, que todas as crianças possuem esteriotipias autisticas na infância, que passam com o tempo, pediu pra eu retornar com 1 ano e meio, o que vc acha ?

    1. Bom dia!
      Estes barulhos são grunidos infantis.
      Sim, deve esperar mais tempo para seu filho ser avaliado novamente, daqui há 8 meses quando completar 2 anos, pois a linguagem já deverá aparecer. Caso negativo, se persistirem apenas grunidos, você precisará levá-lo para avaliação com fonoaudióloga e neurologista infantil especialistas em autismo.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  16. Boa tarde, meu filho de dois anos e meio está saltitando frequentemente e aos gritos nos últimos 2 meses. Que conselho me dá e o que deve ser isso?

    1. Bom dia!
      Recomendo avaliação com neurologista infantil.
      Pode ser muitas hipóteses, somente com avaliação presencial com o médico poderá chegar a uma conclusão diagnóstica e encaminhar aos tratamentos adequados.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  17. Boa tarde! Tenho uma filha de 8 anos, ela é comunicativa, extrovertida, conversa normalmente com as pessoas, adora dançar, não gosta muito de brincar sozinha, está sempre procurando companhia para as brincadeiras. Não teve atraso no engatinhar, no andar, nem no falar. Olhava nos olhos ao mamar, imitava, respondia aos comandos e quando era chamada pelo nome. Com 2 anos já falava tudo, cantava músicas e se adaptou muito bem quando começou a ir à escola. Porém tem, desde uns 11 meses, estereotipias motoras com os braços quando fica eufórica com alguma coisa que à deixa feliz. É ansiosa e um pouco impaciente. Quando ansiosa tem muita agitação motora.Tenho que me preocupar com autismo ou pode ser apenas transtorno de movimento estereotipado?

    1. Bom dia!
      Recomendo avaliação com neurologista infantil.
      Pode ser muitas hipóteses, somente com avaliação presencial com o médico poderá chegar a uma conclusão diagnóstica e encaminhar aos tratamentos adequados.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

    2. Olá , passo pela mesma quastão com minha filha de 5 anos.
      Já levei no neuro com 2 anos…. avaliou, fizemos eletro… tudo ok….
      disse para ir pra escola e que passaria com o tempo….
      como não passou , estou preocupada…. fazemos um tratamento com pediatra homeopata que ajuda bastante…mas gostaria de ter um diagnóstico fechado para poder saber como ajudar, que terapias seriam eficazes…..
      Estou em SP capital, Dra Marina teria alguma indicação de neuro, ou a Dra atende on line?

      1. Boa noite, Romilde
        Recomendo avaliação com Terapeuta Ocupacional e outro Neurologista Infatil.
        Indico em São paulo a Clínica Neuroclin, do Neurologista Dr. Mauro Muskat.
        Att.
        Marina S. R. Almeida
        Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
        Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
        CRP 41029-6
        INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
        Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
        Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
        CEP 11310-071
        marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
        http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
        https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
        https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
        https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  18. Oiii, minha bebê de 9 meses fica fazendo uns movimentos de abre a fecha com a mão, às vezes balanças os braços como se quisesse alguma coisa. Devo me preocupar????

    1. Boa tarde, Mayara
      Continue observando sua bebê se isso continuar com frequencia e intensidade, aparecer outros comportamentos recomendo que procure um neurolgosta infantil. Oriento que entre aqui no meu site e rocure o artigo Instrumento Diagnóstico para Autismo e faça o check list M-Chat-R que são os marcadores precoces para autismo.
      Fico a disposção!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  19. Bom dia meu filho tem 1 ano e 10 meses está com atraso na fala estamos levando na fono

    . Meu filho não olha quando chamado
    .balança os braços e abre a boca quando vê algo que o deixa feliz ou quando ansioso
    .Oque poderia ser ?

    1. Bom dia! André
      O primeiro passo é levar seu filho para avaliação com neurologista infantil, buscar acompanhamento psicológico e orientações de pais. Os profissionais que atenderem seu filho poderão emitir um relatório que oriente a melhor conduta de acolhimento.

      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

  20. Olá!
    Minha filha tem 7 anos e tem Síndrome de Turner(diagnosticada com 5 anos e faz uso de somatropina desde então).
    Desde os 2 anos ela faz um movimento pendurada na lateral da cama, sofá ou cadeira e fica balançando as pernas lateralmente.
    Faz isso todas as vezes que está feliz ou ansiosa e por mais que eu peça pra parar ela repete. Se o dia for muito agitado ela fica por muito tempo fazendo isso até dormir.

    1. Bom Dia! Cintia
      A recomendação é que primeiro procure um neurologista infantil em sua cidade e ser encaminhada para equipe multiprofissional para avaliação neuropsicológica.
      Desejo muito sucesso para você!!
      Muito obrigada pelos seus gentis comentários.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

  21. Bom.dia! Minha filha tem 7 meses e notei um movimento atípico quando ela quer algo ou está empolgada ou nervosa com algo. Ela abre os braços e fica girando as maozinhas. Tipo dança do ventre ou acelerando uma moto. Devo me preocupar?

    1. Bom Dia! Tatiane
      A recomendação é que primeiro procure um neurologista infantil ou neuropediatra em sua cidade para fazer o diagnóstico inicial.
      Fico feliz em tê-la ajudado.
      Desejo muito sucesso para você!!
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

  22. Olá, eu me vi fazendo isso algumas vezes durante a infância quando principalmente ficava indecisa sobre qual brinquedo escolher por exemplo numa loja ou acessório. Hoje ainda adulta eu faço isso mas só quando recebo uma notícia que me deixa muito feliz, ou quando fico ansiosa para algum evento. Quando vejo os meus parentes me olhando eu paro de mexer as mãos, porque sei que eles podem achar muito estranho. Em público eu sempre busco ficar tranquila para não fazer isso. Será que eu sou autista? Esses dias tive uma das minhas primeiras entrevistas de emprego e estava muito nervosa então coloquei meu foco em um objeto com o objetivo de me acalmar.

    1. Bom dia! Ambar
      Muito obrigada pelos seus gentis comentários.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×