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Estereotipias motoras (CID-10) ou Transtorno de movimento estereotipado (DSM-IV) é um transtornos comportamental e emocional com início habitualmente durante a infância ou a adolescência e caracterizado por movimentos intencionais, repetitivos, esteriotipados, sem finalidade (frequentemente ritmados), não associados a outro transtorno psiquiátrico ou neurológico identificado

As estereotipias são respostas repetitivas que visam exclusivamente a auto estimulação, isto é, a criança se estimula sozinha para buscar sensações físicas prazerosas e uma regulação sensorial do organismo.

Estas respostas tendem a atingir frequências altíssimas, afinal, cada ocorrência é automaticamente reforçada pela produção imediata de sensações físicas prazerosas. O grande problema gerado por esta alta frequência de comportamentos repetitivos é que, enquanto a criança está engajada nestas respostas, ela está respondendo apenas a estímulos internos de seu corpo e não ao ambiente externo, ou seja, ela está perdendo oportunidades de aprendizagem e interação social, que são fundamentais para o seu desenvolvimento e adaptação ao ambiente em que vive.

Os exemplos mais comuns de estereotipias observadas em crianças são: necessidade exacerbada de movimento,  flapping (movimento de balançar as mãos), rocking (balanceio), pular na cama, sofá, no chão, na frente da TV,  girar sobre o próprio eixo; olhar objetos que giram; movimento repetitivo para frente e para trás; correr sem função ou objetivo claro; andar na ponta dos pés; bater a cabeça, morder-se, movimentar dedos e mãos na frente dos olhos, etc.

O surgimento de estereotipias no repertório comportamental tem três grandes causas.

A primeira causa é a restrição comportamental, ou seja, as dificuldades em aprender comportamentos sociais, verbais e de brincar levam a um repertório restrito. Por isso, a criança ocupa seu tempo com os poucos comportamentos aprendidos e que geram prazer. Com isso, os padrões de busca de prazer do bebê, que são meramente sensoriais, perduram até idades nas quais a criança já deveria se socializar.

A segunda causa é a alteração sensorial. As crianças podem apresentar alterações orgânicas que afetam a recepção e a decodificação de estímulos sensoriais. Com isso, estes estímulos podem afetar de forma exagerada ou diminuída; gerando muito prazer ou extrema aversão.

A terceira explicação para estas respostas é a tendência à repetição, que é aí sim é uma característica inerente ao diagnóstico autista. Mudanças e situações novas geram medo, ansiedade, irritabilidade e podem evocar comportamentos disruptivos.

Para melhorar o repertório comportamental é importante ensinar habilidades nas áreas do brincar (habilidades sociais, verbais e motoras envolvidas nas brincadeiras funcionais e que geram interação social); atividades de vida diária (higiene e autonomia); comunicação (comportamentos verbais vocais ou por troca de pistas visuais); e habilidades acadêmicas (leitura, escrita, conceitos matemáticos, etc.).

A resposta estereotipada também passa, com o tempo, a produzir outros reforçadores como conseguir a atenção social das pessoas. Os adultos tendem a dar broncas, falar para a criança parar de fazer isso, fazer contato físico para bloquear estas respostas, etc. Estas consequências também podem fortalecer muito as estereotipias porque a criança conseguiu o que queria: chamou a atenção para si e ficou com o adulto só para ela e não precisa mais se socializar com outras crianças.

Para isso, precisamos combinar diversas estratégias. Uma delas é o reforço diferencial, ou seja, precisamos reforçar positivamente (com elogios, atenção e acesso a itens de interesse) os comportamentos adequados e funcionais ensinados nas diversas áreas do desenvolvimento. Paralelamente, é preciso retirar as consequências reforçadoras dos comportamentos inadequados. Logicamente, só poderemos retirar as consequências sobre as quais temos controle, ou seja, não dar atenção, não falar sobre estes comportamentos, etc.

Para tentar minimizar os reforçadores automáticos (sensações físicas prazerosas), é preciso bloquear as estereotipias o máximo possível. A melhor forma de fazer isso não é simplesmente segurando as mãos da criança e impedindo-a de balançá-las, isso seria extremamente aversivo e poderia, inclusive, reforçar a resposta devido ao contato físico.

Então, a melhor forma de bloquear as estereotipias é redirecionando a atenção da criança para outra atividade de seu interesse, de preferência outra atividade que seja incompatível com a estereotipia, ou seja, que utilize a mesma parte do corpo. Por exemplo, se a criança está balançando as mãos (flapping) podemos apresentar um jogo e quebra-cabeça que ela adore e começar a montar na frente dela, para atraí-la espontaneamente.

Podemos, ainda, oferecer uma peça do jogo para ela encaixar. Assim que a criança se engajar no jogo ela vai parar a estereotipia, afinal não é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Diagnóstico diferencial

Esses comportamentos repetitivos  e estereotipados surgem em idade precoce por volta de 1 ano e meio em diante   e podem ser sintoma de outras doenças, transtornos ou síndromes, como por exemplo: Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual, Síndrome de Tourette, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Problemas Neurológicos, dentre outros. Portanto a criança precisa ser avaliada por um Neurologista Infantil o quanto antes.

Lembrando que as estereotipias são diferente de tiques nervosos!

Segundo a Sociedade Brasileira e Portuguesa de Pediatria definem:

Tiques são movimentos (chamados tiques motores) e/ou sons (tiques fônicos ou vocais) breves, repetidos, sem objetivo nem propósito claro, por vezes socialmente desadequados e embaraçosos. Variam em gravidade de criança para criança e também ao longo do tempo, sendo intensificados nas situações de ansiedade e nervosismo.

São relativamente frequentes (cerca de 1 em cada 10 crianças em idade escolar), mas igualmente mal interpretados e até ridicularizados, quer por adultos, quer por outras crianças.

Exemplos de tiques motores: torcer ou coçar o nariz, piscar os olhos, fazer caretas, tocar repetidamente em partes do corpo, objetos ou noutras pessoas, saltar.

Exemplos de tiques vocais: limpar a garganta, dar estalinhos com a língua, fungar, grunhir, ou em situações mais raras palavras e/ou frases fora de contexto (incluindo obscenidades).

Associam-se a ansiedade e desconforto interior, que aliviam após a concretização do tique. Por este motivo, quando são impedidos de se manifestarem deixam a criança inquieta, tensa e nervosa.

São involuntários, ou seja, a criança não os realiza deliberadamente nem tem controle sobre o momento em que ocorrem ou a sua intensidade, surgindo também durante o sono. Podem, contudo, ser suprimidos por breves períodos, à custa de um importante e progressivo aumento da ansiedade, até que sejam de novo realizados.

Geralmente começam por volta dos 6 anos de idade, muitas vezes de forma súbita e têm tendência a melhorar até ao final da adolescência.

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

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https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

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38 respostas

  1. Mei filho tem 1 ano e desde ps tres meses ele apreseta movimento continuo e repetitivo da cabeca as vezs chega a icomodar …e de acodo ele foi crescendo a velocidade do movimento foi aumentando…hoje sendo extremamente rapido e mais frequente. o que pode ser e como fazer para que ele pare??

    1. Bom dia,
      No caso do seu filho deverá levá-lo ao Neuropediatra para uma avaliação.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
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    1. Bom dia, Karina
      Você já poderá fazer uma avaliação diagnóstica do seu filho.
      Se quiser agendar comigo, entre em contato pelo whatsapp(13)991773793.
      Fico a disposição para ajudá-la.
      Att.

  2. Tenho dúvida em identificar se a estereotipia é patológica ou não. Meu filho tem 1 ano e 3 meses, e desde uns 11 meses quando começou a andar que ele faz um movimento com os braços quando está excitado ou muito feliz ou ansioso. E acho muito estranho. Meu esposo acha que é besteira, mas eu gostaria de saber quando que devo me preocupar.
    Meu filho é super carinhoso, gosto de estar no meio de crianças, quando eu chamo ele olha na terceira chamada, ele ainda não fala uma palavra clara, Mas tenta falar sabe, fica falando sílabas e etc e na hr do desespero ele chama Mãe, mas só se estiver mesmo aperreado. Enfim, gostaria de saber até que mês ou ano esse balançar dos braços e excitação/ansiedade frequente é natural.
    Obrigada
    Lidianne

    1. boa noite, Lidianne
      Você deve fazer um check list para verificar se seu filho está apresentando marcadores de autismo (TEA- transtorno do espectro autista).
      Utilize o formulário: MCHAT
      https://download.neurosaber.com.br/m-chat-pais-e-educadores.pdf
      Fico a disposição para esclarecimentos,
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  3. Ol, minha fiz o teste mchat na minha filha de três anos ela tem muito interesse em criança a única característica que observei foi o movimento nos braços, quando está muito animada com alguma coisa venho observado isso a um tempo e acho estranho mas meu esposo disse que os sobrinhos eram do mesmo jeito até crescerem e mudou o que você me aconselha fazer. Como disse a única diferença foi essa mesmo, desde já obrigada.

    1. Boa tarde, Renata
      Se ela apresenta algum tipo de estereotipia seria importante investigar, ir ao Neuropediatra para fazer uma avaliação correta.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  4. Bom dia. Tenho uma filha d 1 ano e 7 meses e há algum tempo percebemos uns movimentos estranhos que ela faz com o corpo. Ela senta, estica as pernas, se tiver alguma coisa próxima,Ela coloca isso em cima das pernas e as vezes estica os braços, ou um braço ou coloca as mãos na cabeça e fica remexendo o troco e parece q fica ate fazendo força. Chega a suar as vezes e na imensa maioria as vezes ela acaba deitando e dormindo. Me ajudem por favor a entender o que é isso?

    1. Boa tarde, Leandro
      Você deverá fazer uma avaliação com Neuropediatra ou Neurologista Infantil em sua cidade.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  5. Olá pessoal, o meu filho de 06 anos quando está muito ansioso ou feliz balança as mãos rapidamente e os pés se estiver sentado, desde bebezinho apresenta esse comportamento! Mas como está maior, aumentou muito. Ele é agitado, mas consegue se prender aos filmes, olha nos olhos normalmente, brinca com outras crianças. Mas o que me intriga é esse comportamento estranho, por favor me ajudem! Ele já fez um eletroencefalograma e deu normal, a neuro disse que está tudo bem que eu poderia tentar ver com um psicólogo mas não faço ideia do que pode ser

    1. Boa tarde, Bruna
      Sim deve investigar melhor. Autismo não é diagnóstico por imagem, por exames e ou com eletroencefalograma. O diagnóstico é clínico.
      Indico o Psiquiatra Dr. Francisco Assumpção em São Paulo, ou se quiser marcar consulta comigo o meu whatsapp é (13) 991773793.
      Faça parte de nosso grupo no facebook, os links estão abaixo.
      Muito obrigada!!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  6. Meu filho tem 1 ano e 10 meses. Até 1 aninho ele fazia esse movimento com aa mãos, estereotipia, quando assistia desenho. Mas agora não faz mais devo me preocupar? Ele ainda não fala claramente as palavras. Mas interage bem com crianças e pessoas. Ele apenas é bravo. Chora pra escovar os dentes, trocar fralda. Enquando esta brincando se ele nao consegue tipo encaixar alguma peça em um brinquedo ele fica irritado e atira longe. Agora desmamei ele mas sempre me olhou nos olhos durante a amamentação e sempre que chamo ele, ele responde so as vezes chora pq não quer vir. Devo me preocupar? A estereotipia pode ser pasageira ? E dar apenas em alguma fase do desenvolvimento da criança?

    1. Boa tarde, Luciana
      Sim deve se preocupar, observe sue filho com os itens de diagnóstico precoce de autismo a partir de 1 ano e meio em diante.
      Vc poderá leva-lo a um neurologista infantil. Recomendo o psiquiatra infantil Dr. Francisco Assumpção em São Paulo ou marque uma consulta aqui comigo.
      Meu whatsapp (13) 991773793.
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      Muito obrigada!!!
      Att.
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  7. Bom dia! Meu filho tem 9 meses e até então está se desenvolvendo normalmente, engatinha, interage, tudo normal. Porém estou preocupada porque já tenho 1 sobrinha autista e venho percebendo algumas estereotipias neste menino ainda tão pequeno. Ele balança a cabeça pra cima e pra baixo as vezes, tem alguns movimentos repetitivos com as mãos e se fica empolgado bate os braços e as pernas, além de colocar todos os brinquedos na boca para brincar. Eu já devo procurar algum profissional ou o que fazer?

    1. Bom dia,
      Sim deve se preocupar, observe sue filho com os itens de diagnóstico precoce de autismo a partir de 1 ano e meio em diante.
      Vc poderá leva-lo a um neurologista infantil. Recomendo o psiquiatra infantil Dr. Francisco Assumpção em São Paulo ou marque uma consulta aqui comigo.
      Meu whatsapp (13) 991773793.
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  8. A partir de que idade pode ser feito o diagnóstico de autismo? Meu bebe tem 9 meses e apresenta estereotipias. Faz movimento de flapping com as mãos e os pés.

    1. Bom dia,
      Sim deve se preocupar, observe sue filho com os itens de diagnóstico precoce de autismo a partir de 1 ano e meio em diante.
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  9. Olá, gostaria de saber a partir de que idade é possível fazer o diagnostico de altismo? Minha filha tem 9 meses e apresenta estereotipia de flapping nas mãos e pés.

    1. Bom dia,
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  10. Boa noite. Meu filho tem 1 ano e 1 mês e quando fica muito alegre ele balança as mãos em movimentos contínuos, quando o chamo nem sempre ele está atento.Devo me preocupar?

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  11. Oi boa noite a minha filha tem 8 meses sei que é bem novinha mais ela faz uns movimentos com as mãos tipo girando a mãozinha e as vezes fica mexendo os dedinhos esfregando um nos outros , quando eu chamo as vezes ela atende , não consigo me recordar se antes ela mamava me olhando porque não me preocupava , mais hoje percebo que é raro ela me olhar na hora da mamada, tirando isso ela responde a brincadeiras comigo , o pai e irmão da gargalhada e sorri, bate palmas quando pedimos mais quando está nervosa percebo as estereotipias e outra coisa ela nunca foi de chorar era até estranho um bb que não chora , mais agora acorda muito durante a noite gritando não chorando tô muito preocupada

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  12. Boa tarde, minha bebe tem 6 meses e desde os 4 meses ela apresenta uma esteriotipia de rodar as maoszinhas, girar as mãozinhas repetidamente, às vezes em conjunto ela pedala com as perninhas, às vezes só as maoszinhas giram, mas ela faz isso muitas vezes ao dia,quase como algo que parece que não consegue parar de fazer. É um bebé bonzinho, mas agitada no sentido de querer tudo ao tempo dela. Olha nos olhos, escuta muito bem os barulhos e interage,é atenta às expressões faciais, reage quando chamo pelo nome quase sempre,mas essa questão da esteriotipia me deixou preocupada.
    É um bebé bastante ativo fisicamente, excelente tonus muscular, sentou aos 5 meses,imita nossas expressões, é risonha…
    Não sei se o fato de ficar constantemente a girar as maoszinhas pode ser preocupante. Qual a sua opinião profissional?
    Obrigada.

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  13. Olá meu Filho tem 3 anos e ainda nao fala bem, a, ele é bem risonho, interage e com as crianças, fala poucas palavrinhas. Ultimamente noto que quando ele tá feliz balança as mãos. Ou quando vê alguém que ele gosta muito. Isso é esteriotipias? Ele não faz todos os dias, só em momentos que está feliz.olha nos olhos, olha quando chama, é carinhoso, presta atenção nas tarefas da escola.

    1. Boa noite, Ana
      Não dá para saber com estes pequenos detalhes.
      Oriento que leve seu filho para avaliação com neurologista infantil, o diagnóstico precoce é o melhor caminho.
      Fico a disposição!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
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  14. Bom dia!
    Meu filho tem 10 anos e desde pequeno quando ele está ansioso com algumas coisas tipo,brincar no vídeo game,computador algum tipo de jogo ele balança as duas mãos,sempre me preocupei mais achei que seja tique,e quando está sentado jogando da uns pulinhos na cadeira quando está brincando será que . É Tique?

    1. Bom dia! Solange
      Recomendo uma avaliação com neuropediatra.
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  15. Olá, meu filho faz contato visual, interage, mas agora com um ano e seis meses está girando e corre pra lá e pra cá sem objetivo . Olhando os testes de autismo ele pontua muito quando tinha menos de um ano. Como havia essa desconfiança por minha parte tratei de leva lo a praça e estimular, isso fez com que ele desenvolvesse muito, fala de tudo já, andou com dez meses, como sozinho é extremamente inteligente, mas percebo uma dificuldade na interação com as crianças de sua idade, e tende a brincar da mesma forma, mesmo quando na praça, faz o mesmo circuito. Gostaria de saber se isso é típico ou se devo me preoucupar

    1. Boa tarde, Leila
      Sem dúvida você deve procurar um neuropediatra para avaliar de seu filho, o diagnóstico precoce é o melhor caminho.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  16. Boa tarde, meu filho tem 8 anos, interage bem, atende à todos os comandos, é inteligente, porém ele tem apego por 1 brinquedo apenas e com isso ele faz movimentos repetitivos com as mãos quando está brincando em esse brinquedo específico. Devo me preocupar?

    1. Bom dia, Joana!
      Sim, recomendo que leve seu filho para avaliação com neurologista infantil, o diagnóstico precoce é o melhor caminho!!
      Muito Obrigada!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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    1. Bom dia!
      Muito Obrigada!
      Att.
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    1. Bom dia!
      Muito Obrigada!
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