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Estereotipias motoras (CID-10) ou Transtorno de movimento estereotipado (DSM-IV) é um transtornos comportamental e emocional com início habitualmente durante a infância ou a adolescência e caracterizado por movimentos intencionais, repetitivos, esteriotipados, sem finalidade (frequentemente ritmados), não associados a outro transtorno psiquiátrico ou neurológico identificado

As estereotipias são respostas repetitivas que visam exclusivamente a auto estimulação, isto é, a criança se estimula sozinha para buscar sensações físicas prazerosas e uma regulação sensorial do organismo.

Estas respostas tendem a atingir frequências altíssimas, afinal, cada ocorrência é automaticamente reforçada pela produção imediata de sensações físicas prazerosas. O grande problema gerado por esta alta frequência de comportamentos repetitivos é que, enquanto a criança está engajada nestas respostas, ela está respondendo apenas a estímulos internos de seu corpo e não ao ambiente externo, ou seja, ela está perdendo oportunidades de aprendizagem e interação social, que são fundamentais para o seu desenvolvimento e adaptação ao ambiente em que vive.

Os exemplos mais comuns de estereotipias observadas em crianças são: necessidade exacerbada de movimento,  flapping (movimento de balançar as mãos), rocking (balanceio), pular na cama, sofá, no chão, na frente da TV,  girar sobre o próprio eixo; olhar objetos que giram; movimento repetitivo para frente e para trás; correr sem função ou objetivo claro; andar na ponta dos pés; bater a cabeça, morder-se, movimentar dedos e mãos na frente dos olhos, etc.

O surgimento de estereotipias no repertório comportamental tem três grandes causas.

A primeira causa é a restrição comportamental, ou seja, as dificuldades em aprender comportamentos sociais, verbais e de brincar levam a um repertório restrito. Por isso, a criança ocupa seu tempo com os poucos comportamentos aprendidos e que geram prazer. Com isso, os padrões de busca de prazer do bebê, que são meramente sensoriais, perduram até idades nas quais a criança já deveria se socializar.

A segunda causa é a alteração sensorial. As crianças podem apresentar alterações orgânicas que afetam a recepção e a decodificação de estímulos sensoriais. Com isso, estes estímulos podem afetar de forma exagerada ou diminuída; gerando muito prazer ou extrema aversão.

A terceira explicação para estas respostas é a tendência à repetição, que é aí sim é uma característica inerente ao diagnóstico autista. Mudanças e situações novas geram medo, ansiedade, irritabilidade e podem evocar comportamentos disruptivos.

Para melhorar o repertório comportamental é importante ensinar habilidades nas áreas do brincar (habilidades sociais, verbais e motoras envolvidas nas brincadeiras funcionais e que geram interação social); atividades de vida diária (higiene e autonomia); comunicação (comportamentos verbais vocais ou por troca de pistas visuais); e habilidades acadêmicas (leitura, escrita, conceitos matemáticos, etc.).

A resposta estereotipada também passa, com o tempo, a produzir outros reforçadores como conseguir a atenção social das pessoas. Os adultos tendem a dar broncas, falar para a criança parar de fazer isso, fazer contato físico para bloquear estas respostas, etc. Estas consequências também podem fortalecer muito as estereotipias porque a criança conseguiu o que queria: chamou a atenção para si e ficou com o adulto só para ela e não precisa mais se socializar com outras crianças.

Para isso, precisamos combinar diversas estratégias. Uma delas é o reforço diferencial, ou seja, precisamos reforçar positivamente (com elogios, atenção e acesso a itens de interesse) os comportamentos adequados e funcionais ensinados nas diversas áreas do desenvolvimento. Paralelamente, é preciso retirar as consequências reforçadoras dos comportamentos inadequados. Logicamente, só poderemos retirar as consequências sobre as quais temos controle, ou seja, não dar atenção, não falar sobre estes comportamentos, etc.

Para tentar minimizar os reforçadores automáticos (sensações físicas prazerosas), é preciso bloquear as estereotipias o máximo possível. A melhor forma de fazer isso não é simplesmente segurando as mãos da criança e impedindo-a de balançá-las, isso seria extremamente aversivo e poderia, inclusive, reforçar a resposta devido ao contato físico.

Então, a melhor forma de bloquear as estereotipias é redirecionando a atenção da criança para outra atividade de seu interesse, de preferência outra atividade que seja incompatível com a estereotipia, ou seja, que utilize a mesma parte do corpo. Por exemplo, se a criança está balançando as mãos (flapping) podemos apresentar um jogo e quebra-cabeça que ela adore e começar a montar na frente dela, para atraí-la espontaneamente.

Podemos, ainda, oferecer uma peça do jogo para ela encaixar. Assim que a criança se engajar no jogo ela vai parar a estereotipia, afinal não é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Diagnóstico diferencial

Esses comportamentos repetitivos  e estereotipados surgem em idade precoce por volta de 1 ano e meio em diante   e podem ser sintoma de outras doenças, transtornos ou síndromes, como por exemplo: Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual, Síndrome de Tourette, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Problemas Neurológicos, dentre outros. Portanto a criança precisa ser avaliada por um Neurologista Infantil o quanto antes.

Lembrando que as estereotipias são diferente de tiques nervosos!

Segundo a Sociedade Brasileira e Portuguesa de Pediatria definem:

Tiques são movimentos (chamados tiques motores) e/ou sons (tiques fônicos ou vocais) breves, repetidos, sem objetivo nem propósito claro, por vezes socialmente desadequados e embaraçosos. Variam em gravidade de criança para criança e também ao longo do tempo, sendo intensificados nas situações de ansiedade e nervosismo.

São relativamente frequentes (cerca de 1 em cada 10 crianças em idade escolar), mas igualmente mal interpretados e até ridicularizados, quer por adultos, quer por outras crianças.

Exemplos de tiques motores: torcer ou coçar o nariz, piscar os olhos, fazer caretas, tocar repetidamente em partes do corpo, objetos ou noutras pessoas, saltar.

Exemplos de tiques vocais: limpar a garganta, dar estalinhos com a língua, fungar, grunhir, ou em situações mais raras palavras e/ou frases fora de contexto (incluindo obscenidades).

Associam-se a ansiedade e desconforto interior, que aliviam após a concretização do tique. Por este motivo, quando são impedidos de se manifestarem deixam a criança inquieta, tensa e nervosa.

São involuntários, ou seja, a criança não os realiza deliberadamente nem tem controle sobre o momento em que ocorrem ou a sua intensidade, surgindo também durante o sono. Podem, contudo, ser suprimidos por breves períodos, à custa de um importante e progressivo aumento da ansiedade, até que sejam de novo realizados.

Geralmente começam por volta dos 6 anos de idade, muitas vezes de forma súbita e têm tendência a melhorar até ao final da adolescência.

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

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38 respostas

  1. Bom dia,
    No caso do seu filho deverá levá-lo ao Neuropediatra para uma avaliação.
    Att.
    Marina S. R. Almeida
    Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
    Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
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    1. Bom dia, Karina
      Você já poderá fazer uma avaliação diagnóstica do seu filho.
      Se quiser agendar comigo, entre em contato pelo whatsapp(13)991773793.
      Fico a disposição para ajudá-la.
      Att.

  2. Tenho dúvida em identificar se a estereotipia é patológica ou não. Meu filho tem 1 ano e 3 meses, e desde uns 11 meses quando começou a andar que ele faz um movimento com os braços quando está excitado ou muito feliz ou ansioso. E acho muito estranho. Meu esposo acha que é besteira, mas eu gostaria de saber quando que devo me preocupar.
    Meu filho é super carinhoso, gosto de estar no meio de crianças, quando eu chamo ele olha na terceira chamada, ele ainda não fala uma palavra clara, Mas tenta falar sabe, fica falando sílabas e etc e na hr do desespero ele chama Mãe, mas só se estiver mesmo aperreado. Enfim, gostaria de saber até que mês ou ano esse balançar dos braços e excitação/ansiedade frequente é natural.
    Obrigada
    Lidianne

    1. boa noite, Lidianne
      Você deve fazer um check list para verificar se seu filho está apresentando marcadores de autismo (TEA- transtorno do espectro autista).
      Utilize o formulário que está em meu blog no artigo INSTRUMENTOS DIAGNÓSTICOS PARA AUTISMO:
      Utilize a Escala MCHAT R/F
      https://institutoinclusaobrasil.com.br/instrumentos-diagnosticos-para-avaliar-o-autismo-tea/
      Fico a disposição para esclarecimentos,
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  3. Ol, minha fiz o teste mchat na minha filha de três anos ela tem muito interesse em criança a única característica que observei foi o movimento nos braços, quando está muito animada com alguma coisa venho observado isso a um tempo e acho estranho mas meu esposo disse que os sobrinhos eram do mesmo jeito até crescerem e mudou o que você me aconselha fazer. Como disse a única diferença foi essa mesmo, desde já obrigada.

    1. Boa tarde, Renata
      Se ela apresenta algum tipo de estereotipia seria importante investigar, ir ao Neuropediatra para fazer uma avaliação correta.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  4. Bom dia. Tenho uma filha d 1 ano e 7 meses e há algum tempo percebemos uns movimentos estranhos que ela faz com o corpo. Ela senta, estica as pernas, se tiver alguma coisa próxima,Ela coloca isso em cima das pernas e as vezes estica os braços, ou um braço ou coloca as mãos na cabeça e fica remexendo o troco e parece q fica ate fazendo força. Chega a suar as vezes e na imensa maioria as vezes ela acaba deitando e dormindo. Me ajudem por favor a entender o que é isso?

    1. Boa tarde, Leandro
      Você deverá fazer uma avaliação com Neuropediatra ou Neurologista Infantil em sua cidade.
      Att.
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  5. Boa tarde, Luciana
    Sim deve se preocupar, observe sue filho com os itens de diagnóstico precoce de autismo a partir de 1 ano e meio em diante.
    Vc poderá leva-lo a um neurologista infantil. Recomendo o psiquiatra infantil Dr. Francisco Assumpção em São Paulo ou marque uma consulta aqui comigo.
    Meu whatsapp (13) 991773793.
    Faça parte de nosso grupo no facebook, os links estão abaixo.
    Muito obrigada!!!
    Att.
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  6. Boa tarde, Bruna
    Sim deve investigar melhor. Autismo não é diagnóstico por imagem, por exames e ou com eletroencefalograma. O diagnóstico é clínico.
    Indico o Psiquiatra Dr. Francisco Assumpção em São Paulo, ou se quiser marcar consulta comigo o meu whatsapp é (13) 991773793.
    Faça parte de nosso grupo no facebook, os links estão abaixo.
    Muito obrigada!!!
    Att.
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  7. A partir de que idade pode ser feito o diagnóstico de autismo? Meu bebe tem 9 meses e apresenta estereotipias. Faz movimento de flapping com as mãos e os pés.

    1. Bom dia,
      Sim deve se preocupar, observe sue filho com os itens de diagnóstico precoce de autismo a partir de 1 ano e meio em diante.
      Vc poderá leva-lo a um neurologista infantil. Recomendo o psiquiatra infantil Dr. Francisco Assumpção em São Paulo ou marque uma consulta aqui comigo.
      Meu whatsapp (13) 991773793.
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      Muito obrigada!!!
      Att.
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  8. Bom dia,
    Sim deve se preocupar, observe sue filho com os itens de diagnóstico precoce de autismo a partir de 1 ano e meio em diante.
    Vc poderá leva-lo a um neurologista infantil. Recomendo o psiquiatra infantil Dr. Francisco Assumpção em São Paulo ou marque uma consulta aqui comigo.
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  9. Bom dia,
    Sim deve se preocupar, observe sue filho com os itens de diagnóstico precoce de autismo a partir de 1 ano e meio em diante.
    Vc poderá leva-lo a um neurologista infantil. Recomendo o psiquiatra infantil Dr. Francisco Assumpção em São Paulo ou marque uma consulta aqui comigo.
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  10. Bom dia,
    Sim deve se preocupar, observe sue filho com os itens de diagnóstico precoce de autismo a partir de 1 ano e meio em diante.
    Vc poderá leva-lo a um neurologista infantil. Recomendo o psiquiatra infantil Dr. Francisco Assumpção em São Paulo ou marque uma consulta aqui comigo.
    Meu whatsapp (13) 991773793.
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    Muito obrigada!!!
    Att.
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  11. Olá meu Filho tem 3 anos e ainda nao fala bem, a, ele é bem risonho, interage e com as crianças, fala poucas palavrinhas. Ultimamente noto que quando ele tá feliz balança as mãos. Ou quando vê alguém que ele gosta muito. Isso é esteriotipias? Ele não faz todos os dias, só em momentos que está feliz.olha nos olhos, olha quando chama, é carinhoso, presta atenção nas tarefas da escola.

    1. Boa noite, Ana
      Não dá para saber com estes pequenos detalhes.
      Oriento que leve seu filho para avaliação com neurologista infantil, o diagnóstico precoce é o melhor caminho.
      Fico a disposição!
      Att.
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    1. Bom dia!
      Muito Obrigada!
      Att.
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  12. Bom dia, Joana!
    Sim, recomendo que leve seu filho para avaliação com neurologista infantil, o diagnóstico precoce é o melhor caminho!!
    Muito Obrigada!
    Att.
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    1. Bom dia!
      Muito Obrigada!
      Att.
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  13. Olá! Tenho um priminho de 6 anos e comecei a notar que ele fica balançando a cabeça para o lado e para frente, e as vezes faz isso de um lado para o outro. Diante disso, devo orientar a mãe para procurar um profissional?

    1. Bom dia! Isabel
      Depende da frequência e intensidade que isso acontece. Se for muito frequente, seria melhor levá-lo a avaliação com neuropediatra.
      Recomendo que leia também o segundo artigo no blog: “Estereotipias ou Tiques e agora?”
      Att.
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  14. Minha filha tem tem 3 anos , e por volta dos quase 2 anos começou a balançar as mãozinhas em resposta a algo que estava gostando ou não gostando, levamos no neuropediatra e este falou que era ansiedade da fala e que diminuiria com o tempo e realmente isso vem acontecendo . O desenvolvimento normal na fala, na escola nenhum comportamento diferente, interage e adora brincar com outras crianças, tem contato visual, atende aos comandos. Será que devo procurar a avaliação de um outro profissional?
    Obrigada

    1. Bom dia! Isabel
      Se a frequência e intensidade dos movimentos estereotipados diminuíram então não há necessidade de levar a outro neurologista.
      Como disse no artigo, as estereotipias costumam passar, só se aumentarem que é preocupante, então há necessidade de avaliação com neuropediatra.
      Continue observando sua filha, se notar algo a mais então consulte uma segunda opinião.
      Recomendo que leia também o segundo artigo no blog: “Estereotipias ou Tiques e agora?”
      Att.
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  15. Meu filho desde muito bebe, me lembro com uns 3 meses faz um barulho de como se estivesse bravo “Humm , é uma esteriotipia vocal ou um toque? Faz até hoje com 1 ano e 2 meses, até hoje só fala “dada” mas so quando quer, não é frequente, já esse grunido ele faz o tempo todo , levei na neuro ela disse que deve ser uma característica dele, que todas as crianças possuem esteriotipias autisticas na infância, que passam com o tempo, pediu pra eu retornar com 1 ano e meio, o que vc acha ?

    1. Bom dia!
      Estes barulhos são grunidos infantis.
      Sim, deve esperar mais tempo para seu filho ser avaliado novamente, daqui há 8 meses quando completar 2 anos, pois a linguagem já deverá aparecer. Caso negativo, se persistirem apenas grunidos, você precisará levá-lo para avaliação com fonoaudióloga e neurologista infantil especialistas em autismo.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
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  16. Boa tarde, meu filho de dois anos e meio está saltitando frequentemente e aos gritos nos últimos 2 meses. Que conselho me dá e o que deve ser isso?

    1. Bom dia!
      Recomendo avaliação com neurologista infantil.
      Pode ser muitas hipóteses, somente com avaliação presencial com o médico poderá chegar a uma conclusão diagnóstica e encaminhar aos tratamentos adequados.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  17. Boa tarde! Tenho uma filha de 8 anos, ela é comunicativa, extrovertida, conversa normalmente com as pessoas, adora dançar, não gosta muito de brincar sozinha, está sempre procurando companhia para as brincadeiras. Não teve atraso no engatinhar, no andar, nem no falar. Olhava nos olhos ao mamar, imitava, respondia aos comandos e quando era chamada pelo nome. Com 2 anos já falava tudo, cantava músicas e se adaptou muito bem quando começou a ir à escola. Porém tem, desde uns 11 meses, estereotipias motoras com os braços quando fica eufórica com alguma coisa que à deixa feliz. É ansiosa e um pouco impaciente. Quando ansiosa tem muita agitação motora.Tenho que me preocupar com autismo ou pode ser apenas transtorno de movimento estereotipado?

    1. Bom dia!
      Recomendo avaliação com neurologista infantil.
      Pode ser muitas hipóteses, somente com avaliação presencial com o médico poderá chegar a uma conclusão diagnóstica e encaminhar aos tratamentos adequados.
      Att.
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    2. Olá , passo pela mesma quastão com minha filha de 5 anos.
      Já levei no neuro com 2 anos…. avaliou, fizemos eletro… tudo ok….
      disse para ir pra escola e que passaria com o tempo….
      como não passou , estou preocupada…. fazemos um tratamento com pediatra homeopata que ajuda bastante…mas gostaria de ter um diagnóstico fechado para poder saber como ajudar, que terapias seriam eficazes…..
      Estou em SP capital, Dra Marina teria alguma indicação de neuro, ou a Dra atende on line?

      1. Boa noite, Romilde
        Recomendo avaliação com Terapeuta Ocupacional e outro Neurologista Infatil.
        Indico em São paulo a Clínica Neuroclin, do Neurologista Dr. Mauro Muskat.
        Att.
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  18. Oiii, minha bebê de 9 meses fica fazendo uns movimentos de abre a fecha com a mão, às vezes balanças os braços como se quisesse alguma coisa. Devo me preocupar????

    1. Boa tarde, Mayara
      Continue observando sua bebê se isso continuar com frequencia e intensidade, aparecer outros comportamentos recomendo que procure um neurolgosta infantil. Oriento que entre aqui no meu site e rocure o artigo Instrumento Diagnóstico para Autismo e faça o check list M-Chat-R que são os marcadores precoces para autismo.
      Fico a disposção!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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