Blog
DICAS PARA PAIS COM FILHOS COM SÍNDROME DE DOWN
Devemos oferecer-lhe um maior número de experiências variadas para que aprenda o que o ensinamos.
CURRÍCULO ADAPTADO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
O currículo adaptado para alunos com necessidades educativas especiais, ao contrário de um currículo funcional, é aquele que visa adaptar o currículo acadêmico para os alunos que, por suas condições cognitivas, físicas e sensoriais, não demonstram condições de acompanhar o currículo regular.
COMPREENDENDO A SEXUALIDADE INFANTIL
A maior parte das pessoas, ao pensar na palavra “sexualidade”, logo se remete ao ato sexual em si e aos aspectos da reprodução. Enquanto o sexo se restringe aos aspectos físicos e biológicos, a sexualidade vai muito além disso.
TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: TDAH E COMORBIDADES
Comorbidades são outros distúrbios associados a um quadro diagnóstico que acabam e gerando comportamentos menos convencionais
ANOREXIA
Recusar-se a manter o peso que é considerado normal ou aceitável para sua idade e altura (geralmente, pessoas com anorexia estão no mínimo 15% abaixo do peso normal)
Ter uma imagem corporal muito distorcida, ser muito focada no peso ou na forma corporal e se recusar a admitir a gravidade da perda de peso.
Não menstruar por três ou mais ciclos.
SEXUALIDADE DA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN
A ideia fundamental do artigo é afirmar que uma pessoa com deficiência intelectual tem direito a uma educação que englobe todos os vértices de sua personalidade, incluindo sua vida afetiva e sexual desde sua infância até senilidade.
Defendemos a visão sócio antropológica da pessoa com síndrome de Down, aquela que precisa ser acolhida ao nascer, tenha um papel na família e na sociedade, tenha um projeto de vida e tenha uma educação de apoio.