DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS COM SÍNDROME DE ASPERGER

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

A síndrome de Asperger  é um transtorno neurobiológico enquadrado dentro da categoria Transtornos do Neurodesenvolvimento ou seja no Transtorno do Espectro Autista-TEA de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V). Também chamado de autismo de alto funcionamento.

Infância

Os pais geralmente reconhecem os sinais da síndrome de Asperger quando as crianças começam a escola. Torna-se evidente que a criança tem dificuldade em interagir com colegas que vão além da maldade social ou da maldade social. A criança quer fazer amigos, mas não sabe como.

Em algum momento, outras características da síndrome de Asperger são evidentes quando a criança está desorientada sem uma rotina rígida e se conserta em atividades favoritas. Ela também pode demorar um pouco mais para dominar certas atividades envolvendo habilidades motoras finas e grosseiras como a caligrafia e andar de bicicleta.

Algumas crianças com Asperger não expressam muito suas emoções e muitas delas não gostam de nenhum contato físico. No entanto, os pais ainda podem encontrar maneiras de se relacionar emocionalmente com seus filhos e ajudá-los a se expressar com a ajuda da terapia.

A intervenção precoce ajuda uma criança afetada a aprender como melhorar a interação entre pares e lidar com áreas de dificuldade, como a resolução de problemas.

Adolescência

Durante a adolescência, a cegueira mental pode ser mais um problema. À medida que o adolescente se torna mais independente, ele tem mais oportunidades de interação social e criando relacionamentos separados de seus pais. A cegueira da mente, ou a incapacidade de entender reações emocionais, podem levá-lo a fazer observações insensíveis ou inapropriadas.

Ele também pode ter uma tendência para levar as coisas ao valor nominal e ter problemas para ver a sutileza. É também por isso que ele tem dificuldade em conversas bidirecionais e às vezes pode conversar com pessoas. Se ele começa a falar com alguém sobre seu assunto favorito, ele não entenderá uma reação negativa ou deixará outros compartilharem a discussão.

A Terapia pode ajudar adolescentes com Asperger a melhorar as habilidades sociais e tentar trabalhar além da cegueira mental.

Idade adulta

Adultos com síndrome de Asperger podem ter carreiras de sucesso e casamentos felizes. Terapia e tratamentos permanentes podem ser necessários para evitar que os sintomas de Asperger interfiram com a vida diária. No entanto, os adultos com Asperger que tiveram ou que estão em programas de tratamento eficazes, especialmente aqueles que receberam intervenção precoce, acham que a gestão dos sintomas fica mais fácil na idade adulta. É preciso trabalho, mas os sintomas podem ser gerenciados para permitir que uma pessoa funcione bem em um trabalho e em relacionamentos íntimos.

O maior desafio nas relações adulta Asperger é a incapacidade de entender as emoções de outras pessoas. Isso pode levar a muitos mal-entendidos. A terapia pode ajudar os casais a resolver esta questão.

A vida com pessoas Asperger tem desafios e recompensas. Alguns dias são difíceis, mas outros dias estão cheios de progresso e realização. Não perca a esperança nos dias difíceis. Muito mais bons dias seguirão. Pessoas com Asperger estão respondendo aos tratamentos de hoje, e muitos acham grande alegria ser quem eles são sem intervenções contínuas. Continue lutando pelos médicos certos, terapeutas, professores e planos de tratamento para seu filho. Encontrar o tratamento que atende às necessidades específicas do seu filho pode fazer um mundo de diferença.

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

 

Conheça os E-Books

Coleção Escola Inclusiva

Coleção Escola Inclusiva

A Coleção Escola Inclusiva aborda vários temas da educação, elucidando as dúvidas mais frequentes dos professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

DIAGNÓSTICO DE DEPENDÊNCIA A INTERNET

O diagnóstico de dependência a internet está ganhando força no campo da saúde mental – e recentemente adicionado ao Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×