PSICANÁLISE E SOFRIMENTO PSÍQUICO

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

A Psicanálise é uma forma de psicoterapia baseada na compreensão dos processos mentais inconscientes que determinam os pensamentos, as ações e os sentimentos de uma pessoa.

A terapia ajuda a identificar e relacionar esses processos inconscientes com uma pessoa e com quaisquer problemas psicológicos ou físicos que possam estar experimentando.

Através de uma observação cuidadosa de padrões particulares, você e seu psicanalista podem traçar a origem de um comportamento ou se sentir de volta ao momento da origem e fornecer uma perspectiva sobre sua situação atual.

Como funciona

Um psicanalista treinado trabalha com a ideia de que os seres humanos ignoram em grande parte os fatores que os levam a um comportamento ou sentimento particular. O psicanalista usa terapia de conversa para explorar padrões de pensamento, reações e sentimentos. Uma vez que o material mental inconsciente seja antecipado na discussão, você terá um melhor controle sobre suas emoções e comportamentos.

A Psicanálise é uma das formas mais intensas de tratamento em termos de tempo e compromisso financeiro. Geralmente, exige que você e seu analista cheguem a um ponto onde os padrões podem ser identificados, observados e resolvidos.

Na Psicanálise tradicional, uma pessoa se encontra com um psicanalista três a cinco vezes por semana durante uma média de 45 minutos por visita.

Distúrbios tratados pela psicanálise

A psicanálise pode ser usada para tratar muitas condições, incluindo:

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Tendências obsessivas compulsivas
  • Borderline
  • Fobias

Outras questões que a psicanálise podem ajudar a tratar incluem:

  • Sentimentos de isolamento
  • Mudanças severas de humor ou auto-estima
  • Dificuldades sexuais
  • Infelicidade no trabalho, em casa ou na vida amorosa
  • Problemas de relacionamento interpessoal
  • Uma sensação esmagadora de desamparo
  • Dificuldade em concentrar-se em tarefas ou atividades do dia-a-dia
  • Preocupação excessiva
  • Comportamentos autodestrutivos

Métodos de psicanálise

Na maioria dos tratamentos tradicionais de psicanálise, você vai se deitar num sofá ou divã enquanto o seu terapeuta fica atrás do sofá, onde ambos não podem fazer contato visual.

Para alcançar um nível mais íntimo de discussão e descoberta, seu terapeuta pode usar uma ou mais das seguintes técnicas psicanalíticas:

Associação livre

Você conversará livremente sobre tudo o que entrar em sua mente sem censurar ou editar o fluxo de pensamentos e sentimentos. Este método permite regredir ou retornar a um estado emocional mais infantil, para que tanto você quanto seu analista possam identificar a origem de um problema e forjar uma melhor relação terapêutica.

Interpretação

Seu psicanalista pode se inserir na sessão, comentando em uma memória que você compartilha ou para incentivar a exploração e informações mais aprofundadas.

Neutralidade do terapeuta

Nesta técnica, seu terapeuta permanece neutro, para mantê-lo focado. Seu analista evitará se inserir na discussão para evitar distrair você com suas reações ou sentimentos.

Transferência

Se a relação entre você e seu analista estiver bem estabelecida, você pode começar a transferir pensamentos ou sentimentos relacionados com outra pessoa, muitas vezes seu irmão, esposa ou outra figura significativa em sua vida, para o seu terapeuta. A transferência permite que você e seu terapeuta discutam percepções e interpretações que você possa ter de outras pessoas.

Resolvendo

Ao longo do tempo, esta técnica permite que você faça mudanças em sua vida para obter controle, compreensão e insight sobre suas reações, sofrimentos, repetições e conflitos.

A psicanálise é usada para identificar e tratar muitas questões e condições, e usa muitas técnicas diferentes.

Embora possa ser um processo longo, a psicoterapia irá ajudá-lo a identificar e entender seus processos mentais inconscientes para ajudar a tratar uma questão ou condição específica.

Isso irá ajudá-lo a entender a si mesmo e seus padrões de pensamento, sentimentos e emoções melhor, para que você possa viver uma vida saudável e gratificante.

Aqui no Instituto Inclusão Brasil, realizamos atendimentos psicoterápicos de base Psicanalítica.

Fonte: https://www.healthline.com/health

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

 

Conheça o E-Book: Coleção Escola Inclusiva

Plano de Ensino Individualizado

Veja mais

AUTISMO E PROJETO A FADA DO DENTE – USP

O Projeto a Fada do Dente é um importante projeto científico que visa a compreender os mecanismos biológicos existentes por trás do autismo. Conhecê-los é

A QUESTÃO DO DIAGNÓSTICO NA VIDA ATUAL

“Tenho ideias, mas que fazer com elas… partilhar…. pensar alto…. prosear…. como fui inventando meu modo de vida?  Parece que o fazer, às vezes é

× Conversar Agora
Skip to content