O QUE É TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

Compartilhe

O Transtorno Obsessivo Compulsivo também chamado de TOC é um transtorno de ansiedade comum no qual uma pessoa tem pensamentos obsessivos e sente que precisa se engajar em atividades compulsivas para controlar esses pensamentos e neutralizar sua ansiedade, mesmo que eles achem as compulsões perturbadoras.

Uma obsessão é um pensamento persistente e indesejado, imagem ou desejo que é muito difícil ou impossível de bloquear, causando sentimentos de ansiedade, desgosto ou desconforto.

Uma compulsão é um comportamento repetitivo (que também pode ser mental) que alguém sente que precisa fazer para acalmar os pensamentos obsessivos, por exemplo, verificações de portas se estão fechadas, lavar as mãos várias vezes, contar azulejos ou pisos, arrumar quadros e objetos em simetria, organização de armários simetricamente, rituais como bater três vezes na madeira, só sair com um objeto que dê sorte ou dê proteção, etc.

O ciclo típico do Transtorno Obsessivo Compulsivo é o seguinte:

  • Obsessões: onde um pensamento indesejado, imagem ou desejo repetidamente entra em sua mente.
  • Ansiedade: a obsessão provoca intensa ansiedade e angústia.
  • Compulsão: comportamentos repetitivos ou mentais são realizados para trazer alívio ao sofrimento ou ansiedade.
  • Alívio temporário: o comportamento compulsivo só traz alívio temporário, mas a ansiedade e a obsessão logo retornam.

As obsessões e compulsões variam entre os indivíduos, mas algumas obsessões comuns incluem medo de contaminação, manias de limpeza, ferir a si mesmo ou aos outros, pensamentos de que alguém irá morrer, pensamentos com temas sexuais como, por exemplo, que vai ter relações sexuais com um animal, com uma criança, com um homem desconhecido, ou obsessões de perfeição.

Às vezes as obsessões e as compulsões estão relacionadas, então alguém com medo de contaminação pode ser obrigado a lavar as mãos repetidamente, mas as compulsões também podem ser totalmente não relacionadas, como bater um pé repetidamente no chão sem ter o controle disto.

A gravidade dos sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo pode variar muito. Para algumas pessoas, os sintomas podem ir e vir, enquanto outros pacientes são incapazes de realizar atividades cotidianas porque suas compulsões são tão demoradas, ou por medo de serem acionadas criando um comportamento de esquiva ou isolamento social.

Se você acha que o que foi dito acima se aplica a você, a terapia pode melhorar muito o seu dia-a-dia e a qualidade de vida, ajudando-o a entender sua condição e ensinando estratégias eficazes de enfrentamento destes sofrimentos.

Quais terapias podem ajudar?

  • Terapia Comportamental Cognitiva
  • Psicanálise Psicodinâmica

Agende uma consulta no WhatsApp +55 (13) 991773793. 

Marina da Silveira Rodrigues Almeida – CRP 06/41029

WhatsApp (13) 991773793 

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Rua Jacob Emmerich, 365 – sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Instagram:

@institutoinclusaobrasil

@psicologamarinaalmeida

@autismoemadultos_br

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

INCLUINDO ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA

Folheto produzido por Sandy Alton, da Down´s Syndrome Association, e distribuído pelo Ministério da Educação Britânico. Tradução Patricia Almeida OBJETIVO DESTE FOLHETO: Muito mais crianças com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×