Compartilhe

O Transtorno de Déficit Atenção e Hiperatividade – TDAH é um transtorno neuropsiquiátrico com forte influência genética. A inteligência é uma questão à parte. Muitas vezes, as pessoas com TDAH são criativas e altamente inteligentes. O TDAH ocorre em uma ampla gama de níveis intelectuais.

O TDAH é classificado em três tipos distintos: TDAH tipo desatento, TDAH tipo impulsivo/ hiperativo e TDAH tipo combinado. Conforme os critérios diagnósticos do DSM-5 e CID-11.

“Todo mundo tem alguns desses sintomas”

Sim, todo mundo tem alguns desses sintomas e os sintomas vêm e vão durante a vida ou o dia. Pessoas com TDAH têm a maioria dos sintomas e os têm cronicamente desde a infância.

“Meu médico, psicólogo, amigos e familiares me disseram que eu ia superar isso.”

Embora o TDAH já tenha sido pensado para ser limitado à infância e adolescência, agora sabemos que o TDAH persiste na idade adulta. Até 50% das crianças com TDAH serão afetadas como adolescentes e adultos.

“Acho que tenho TDAH, mas talvez seja outra coisa?”

Essa pergunta é muito importante e precisa ser respondida por um profissional experiente que fará uma avaliação inicial abrangente. A avaliação se concentra em uma ampla gama de transtornos psiquiátricos, além da presença de TDAH. Sabemos atualmente que o TDAH tem presença de coocorrentes como, por exemplo, o Transtorno de Ansiedade Generalizada é um dos sofrimentos emocionais mais comuns.

“Se não é TDAH, então o que há de errado comigo?”

Muitas vezes, TDAH em adultos ocorre simultaneamente com outros comorbidades ou coocorrentes psiquiátricos. Por exemplo, ansiedade, depressão e transtorno afetivo bipolar podem ocorrer em até 30%, abuso de álcool e substâncias em 50%, transtorno do pânico em 25%, adição a jogos eletrônicos/internet em 55% e dificuldades de personalidade são comuns.

Para conhecer mais sobre TDAH, leia o e-book da Psicóloga Marina Almeida que está à venda no site: E-book –Transtorno de Déficit Atenção e Hiperatividade”.

A Psicóloga Marina Almeida é especialista em Transtorno do Espectro Autista. Realizo psicoterapia online ou presencial para pessoas neurotípicas e neurodiversas.

Realizo avaliação neuropsicológica online para diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista em Adultos e TDAH.

Agende uma consulta no WhatsApp (13) 991773793.

Marina S. R. Almeida – CRP 06/41029

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada no E-Psi pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

WhatsApp (13) 991773793

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Rua Jacob Emmerich, 365 – sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

CAMINHOS PARA INCLUSÃO HUMANA

Caminhos para inclusão humana depende da reflexão de nós como pais, educadores e demais profissionais estão se deparando, com um dilema: Como educar nossos filhos para

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×