Compartilhe

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta o córtex pré-frontal do cérebro – a área responsável pelas funções executivas, regulação emocional e controle de impulsos, entre outras coisas.

A maioria das crianças com TDAH se tornam adultos com TDAH porque, embora os sintomas mudem e mudem com a idade, eles raramente desaparecem juntos.

O TDAH em adultos aparece e age de forma diferente do que o TDAH em crianças, mas os critérios diagnósticos são os mesmos conforme descrito no DSM-5 e CID -11, mas diferenciam os sintomas do adulto versus da infância, o que poderá ter alterações na precisão das avaliações.

Faça este autoteste abaixo para saber mais sobre os sintomas de TDAH em adultos e, em seguida, leve o que aprender a um profissional de saúde mental (neurologista, neuropsicólogo, psicólogo) especializados em TDAH em adultos.

TESTE TDAH PARA ADULTOS

Este teste de TDAH foi adaptado do ASRS desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Grupo de Trabalho sobre TDAH em Adultos.

Este questionário foi desenvolvido para determinar se você apresenta apenas sintomas semelhantes aos de adultos com TDAH e destina-se a adultos com 18 anos ou mais. É um teste para ajudar você detectar sintomas e procurar ajuda especializada.

Se você responder sim a um número significativo dessas perguntas, consulte um profissional de saúde mental. Um diagnóstico preciso só pode ser feito por meio de avaliação clínica por um profissional de saúde mental treinado, como um neurologista, psicólogo ou neuropsicólogo especializado em TDAH em adultos.

TESTE ASRS ADULTOS

Com que frequência você tem dificuldade em se concentrar no que as pessoas lhe dizem, mesmo quando estão falando diretamente com você?

 Muitas vezes

 Muitas vezes

 As vezes

 Raramente

 Nunca

Com que frequência você sai do seu lugar em reuniões ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado?

 Muitas vezes

 Muitas vezes

 As vezes

 Raramente

 Nunca

Com que frequência você tem dificuldade em descontrair e relaxar quando tem tempo para si mesmo?

 Muitas vezes

 Muitas vezes

 As vezes

 Raramente

 Nunca

Quando você está em uma conversa, com que frequência você se pega terminando a frase das pessoas com quem está falando antes que elas mesmas possam terminá-la?

 Muitas vezes

 Muitas vezes

 As vezes

 Raramente

 Nunca

Com que frequência você deixa as coisas para o último minuto?

 Muitas vezes

 Muitas vezes

 As vezes

 Raramente

 Nunca

Com que frequência você depende dos outros para manter sua vida em ordem e cuidar dos detalhes?

 Muitas vezes

 Muitas vezes

 As vezes

 Raramente

 Nunca

Fontes:

https://addadult.com/test/online-adhd-screening-test-part-a/

https://addadult.com/test/online-adult-adhd-screening-test-part-b/

A Psicóloga Marina Almeida é especialista em Transtorno do Espectro Autista. Realizo psicoterapia online ou presencial para pessoas neurotípicas e neurodiversas.

Realizo avaliação neuropsicológica online para diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista em Adultos e TDAH.

Agende uma consulta no WhatsApp (13) 991773793.

Marina S. R. Almeida – CRP 06/41029

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada no E-Psi pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

WhatsApp (13) 991773793

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Rua Jacob Emmerich, 365 – sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

PENSANDO A GLOBALIZAÇÃO

O presente artigo tem como objetivo compartilhar algumas reflexões, sobre a conexão entre a globalização, o aumento da violência e o ser humano. Na realidade,

TRANSFORMANDO AS ESCOLAS EM INCLUSIVAS 2

Para transformarmos as escolas em inclusivas precisamos considerar os seguintes pontos: Número de alunos por turma Outro aspecto que sempre é debatido é referente ao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×