Blog
PROGRAMA STAR – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
O Programa STAR (Strategies for Teaching Based on Autism Research, Arick, Loos, Falco, Krug, 2015) ensina crianças com autismo as habilidades críticas identificadas pelo National
MODELO JASPER – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Modelo JASPER significa, The Joint Attention, Symbolic Play, Engagement e Regulation ou seja, Atenção Compartilhada, Brincar Simbólico, Engajamento e Regulação. O modelo JASPER é uma
ESCALAS PARA ELABORAR O PLANO DE ENSINO INDIVIDUAL – PEI
Um Programa de Educação Individualizado (PEI) é um plano que determina os serviços de educação especial, apoios e acomodações que um aluno com necessidades especiais
TESTES ADI-R, ADOS E ADOS-2
O diagnóstico do TEA é fundamentalmente clínico, baseado em observações das características comportamentais e a partir de informações dos pais e/ou cuidadores. Nesse sentido, os
ESCALAS PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: TRIAGEM, DIAGNÓSTICO E PLANO DE ENSINO INDIVIDUAL
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é marcado por desordens de origem neurobiológica, sendo os prejuízos referentes aos comportamentos restritivos e repetitivos e déficits na
PERFIL PSICOEDUCACIONAL REVISADO PEP-R E PEP-3
Os instrumentos PEP-R Perfil Psicoeducacional Revisado e PEP-3 são utilizados para medir a idade de desenvolvimento da criança com Autismo ou com algum déficit de comunicação. São