AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA ONLINE: TRANSTORNO DE DÉFICIT ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE TDAH – HOMENS E MULHERES

Compartilhe

Na avaliação neuropsicológica de adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), as funções cognitivas são frequentemente avaliadas para caracterizar problemas cognitivos individuais e orientar o planejamento do tratamento. No entanto, a composição de uma bateria de avaliação neuropsicológica adequada permanece difícil, dado o grande número de funções cognitivas que podem ser distinguidas, a variedade de ferramentas disponíveis para avaliar essas funções, bem como a heterogeneidade cognitiva que tem sido observada entre os indivíduos com TDAH, para tanto requer profissionais experientes e qualificados.

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma síndrome que se apresenta com mais frequência na infância. No entanto, a condição também é relativamente comum em adultos, com taxas de prevalência chegando a 5% na população em geral, com mais da metade das crianças afetadas por TDAH mantendo a condição durante a idade adulta. Embora o transtorno em crianças seja mais frequentemente descrito como um transtorno que envolve hiperatividade e impulsividade, o TDAH apresenta características muito diferentes na idade adulta, notavelmente com menos sintomas de externalização e com uma taxa mais alta de comorbidades psiquiátricas, incluindo transtorno depressivo maior, transtorno bipolar (TB), transtornos de ansiedade e abuso de substâncias.

A Psicóloga Marina Almeida é especialista em TDAH. Realizo psicoterapia online ou presencial para pessoas adultas com TEA Leve nível 1 de funcionamento.

Avaliação Neuropsicológica online e presencial para Transtorno do Espectro Autista TEA em Adultos e TDAH para Adultos.

Não atendo convênios somente particular.

Maiores informações da consulta e valores somente por WhatsApp (13) 991773793.

Muitos estudos clínicos relataram déficits nas funções cognitivas básicas e complexas em adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). No entanto, a extensão em que os déficits nas funções básicas (ou seja, velocidade de processamento e distração) contribuem para deficiências cognitivas complexas (ou seja, memória de trabalho, planejamento, flexibilidade cognitiva, funções de memória) em adultos com TDAH não é bem estudada.

Tipos de TDAH:

  • TDAH- TDA desatento
  • TDAH – hiperativo e impulsivo
  • TDAH – misto – desatento, impulsivo e hiperativo

O transtorno bipolar (TB) e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) costumam ocorrer simultaneamente na população adulta. Ambas as condições apresentam vários problemas neurocognitivos e comportamentais, somente um neuropsicólogo experiente poderá saber aplicar uma avaliação com mais precisão para o rastreio de um diagnóstico de exclusão de uma comorbidade psiquiatria e outra neurológica ou ambas concomitante. Uma ajuda de equipe profissional com neurologista, psiquiatra e discussão do caso será sempre útil nestes casos.

A terceira edição da Escala de Conners, por exemplo, recebeu um DSM-5 atualiza e fornece perspectivas de professores, pais e alunos com relação aos principais sintomas de TDAH e problemas associados. Contudo, existem outras escalas diagnósticas para TDAH validadas no Brasil. Em minha avaliação neuropsicológica utilizo escalas de testes para TDAH padrão ouro, reconhecidas por evidências cientificas e validadas no Brasil e internacionalmente.

Está bem estabelecido que pacientes com transtorno bipolar (TB) ou transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) apresentam comprometimento funcional mesmo quando em remissão. No entanto, pesquisas sobre comprometimento funcional em pacientes adultos com transtorno bipolar comórbidos para TDAH (TB + TDAH) são muito escassas.

A apresentação comórbida de pessoas que sofrem de TDAH e TB está associada a um curso mais grave da doença, sintomas de transtorno do humor mais graves e escores funcionais mais baixos. É importante ressaltar que a co-segregação dessas duas condições torna o diagnóstico de TDAH desafiador porque seus sintomas são frequentemente erroneamente considerados parte do TB. Como resultado, os pacientes com TDAH/TB comórbidos são subdiagnosticados e subtratados. O diagnóstico ideal, é a compreensão e o tratamento da condição comórbida são importantes, pois o TDAH/TB tem sido associado a um comprometimento funcional significativo e respostas subótimas ao tratamento quando comparados às populações de TDAH ou TB isoladamente. sintomas de transtorno de humor mais graves e escores funcionais mais baixos.

A avaliação neuropsicológica permite uma análise profunda do funcionamento das pessoas com TDAH, a compreensibilidade diagnóstica implica que os estímulos internos e externos sejam percebidos como ordenados, consistentes, estruturados e claros, tornando os eventos futuros previsíveis ou pelo menos explicáveis. Gerenciabilidade refere-se à medida em que as pessoas percebem que têm recursos apropriados para dominar demandas e requisitos complexos. Significância significa que os desafios são considerados valiosos, especialmente no sentido emocional. Portanto, a avaliação neuropsicológica deve enfatizar esses pontos fortes de maneira ponderada e humanística.

Referências bibliográficas:

Merrill BM, Molina BS, Coxe S, Gnagy EM Altszuler. AR, Macphee FL, et al. Resultados funcionais de adultos jovens com TDAH na infância: uma análise de perfil latente. J. Clin. Child Adolesc. Psychol. 2020; 49 (2): 215–228. doi: 10.1080 / 15374416.2018.1547968 – DOI – PMC – PubMed

Ramos-Olazagasti MA, Castellanos FX, Mannuzza S, Klein RG. Predizendo os resultados funcionais de adultos de meninos com TDAH 33 anos depois. Geléia. Acad. Filho. Adolesc. Psiquiatria. 2018; 57 (8): 571–582. doi: 10.1016 / j.jaac.2018.04.015 – DOI – PMC – PubMed

Buitelaar JK, Kan CC, Asherson P, editores. TDAH em adultos: caracterização, diagnóstico e tratamento. Cambridge University Press; 2020.

Agendamento para consulta presencial ou consulta de psicoterapia on-line:

WhatsApp (13) 991773793

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada no E-Psi pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

CRP 06/41029

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

(13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 – sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

PSICÓLOGA CLÍNICA MARINA S. R. ALMEIDA

A psicologia clínica é um campo de carreira que se concentra na identificação e tratamento de várias questões de saúde mental, emocional, social e comportamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×