AVALIAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TESTES ADOS E ADIR-R

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Segundo o Professor Tony Attwood, o ADOS refere-se ao Cronograma Observacional de Diagnóstico do Autismo, Segunda Edição e é um instrumento diagnóstico para uso na avaliação diagnóstica do autismo – Transtorno do Espectro Autista – (TEA).

Há aproximadamente duas décadas, sugeriu-se que estes testes eram “padrão ouro” no diagnóstico do autismo fosse a combinação de dois instrumentos, a Entrevista Diagnóstica do Autismo – Revisada (ADI-R) e o ADOS.

O termo “padrão ouro” pegou. No entanto, muitos profissionais de saúde e membros da comunidade não estão cientes de que os dois testes foram criados para medir o autismo conforme definido nas edições anteriores dos manuais de diagnóstico, ou seja, antes do Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais (DSM-IV-TR, APA, 2000).

Nem o ADI-R nem o ADOS foram adaptados para a nossa compreensão evolutiva sobre o que é o autismo e como reconhecer as expressões e adaptações, como a camuflagem, que surgiram nos cerca de 20 anos seguintes e, portanto, estes instrumentos foram descobriu-se que faltam apresentações mais sutis de autismo, por exemplo, aqueles indivíduos autistas com transtornos de personalidade adicionais ou alta capacidade intelectual (Langmann et al, 2017).   

Além disso, o “padrão ouro” sugerido deveria ser aplicado se a pessoa que administra o ADOS fosse treinada para o padrão de pesquisa, onde muitos médicos e profissionais de saúde não são treinados para este padrão, mas sim para o padrão clínico.

Taylor e colegas (2017) examinaram a confiabilidade entre avaliadores de 27 profissionais de saúde australianos treinados de acordo com padrões clínicos que assistiram a nove avaliações ADOS gravadas em vídeo. Apenas 24% dos médicos alcançaram níveis de concordância “bom” ou “excelente” sobre o diagnóstico. A concordância entre avaliadores para o status diagnóstico foi baixa, 33%. 

As ferramentas de avaliação diagnóstica são avaliadas por meio de uma amostra de padronização, que é um grupo de pessoas escolhidas por representarem as pessoas que a ferramenta será utilizada para avaliar. O grupo precisa ser representativo e grande o suficiente para dar peso estatístico aos resultados.

No desenvolvimento do Módulo 4, a parte do ADOS que seria utilizada para avaliar um adulto falante com inteligência pelo menos média, a amostra foi de apenas trinta pessoas, e desta amostra apenas cinco eram do sexo feminino. Os algoritmos para determinar se a pessoa é autista baseiam-se em definições anteriores de autismo e a validade preditiva do ADOS foi de apenas aproximadamente 50%.  

Um estudo recente (Barberesi, Cacia & Friedman, 2022) examinou se o ADOS era necessário como parte da avaliação diagnóstica para 349 crianças com idades entre 18 meses e 5 anos e 11 meses. Os resultados do ADOS foram comparados com os resultados de pediatras experientes em desenvolvimento que não utilizaram o ADOS. Curiosamente, quase 80% da amostra era do sexo masculino

O diagnóstico do médico com e sem ADOS foi consistente em 90% dos casos. Os pesquisadores concluíram que o ADOS geralmente não é exigido no processo de diagnóstico por pediatras experientes em desenvolvimento. 

O QUE HÁ NO ATUAL “PADRÃO OURO” PARA DIAGNOSTICAR O AUTISMO? 

O atual “padrão ouro” para o diagnóstico do autismo é um diagnóstico clínico atribuído pelo médico e profissionais de saúde experientes em autismo.

Um clínico experiente mantém-se atualizado sobre o diagnóstico atual e outras ferramentas disponíveis e escolhe as melhores ferramentas, com base nas informações de encaminhamento, na idade, nos diagnósticos diferenciais e no sexo da pessoa a ser avaliada. Eles precisam saber quais dados coletar e as diversas formas que o autismo pode se apresentar.

Ao avaliar o autismo, também é importante avaliar condições concomitantes psiquiátrica e neurológicas, por exemplo, ansiedade, depressão e TDAH, bem como diagnósticos diferenciais, por exemplo, trauma e transtornos de apego, bem como transtornos de personalidade e aprendizagem.

A avaliação destas condições requer uma avaliação mais aprofundada do que a ADI-R ou ADOS podem fornecer. 

Encorajamos fortemente os médicos e profissionais de saúde que desejam aumentar o seu conhecimento, experiência e habilidade em métodos de avaliação diagnóstica do autismo a procurar formação especializada sobre quais dados recolher, o que procurar e os melhores métodos para recolher os dados.

Recomendamos que, além do treinamento especializado, o médico atenda muitos clientes que são ou não autistas. Uma vez treinado na avaliação diagnóstica do autismo, é altamente recomendável receber supervisão clínica durante os primeiros anos de prática. 

Leia neste site:

https://institutoinclusaobrasil.com.br/testes-adi-r-e-ados

https://institutoinclusaobrasil.com.br/instrumentos-diagnosticos-para-avaliar-o-autismo-tea

Fontes:

https://attwoodandgarnettevents.com/reviewing-the-ados-for-the-diagnosis-of-autism

Associação Americana de Psiquiatria (2000).  Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (4ª ed., Revisão de Texto). Washington, DC: Autor. 

Barbaresi W, Cacia J, Friedman S, et al. Certeza diagnóstica do médico e o papel do cronograma de observação diagnóstica do autismo no diagnóstico do transtorno do espectro do autismo em crianças pequenas.  JAMA Pediatr.  2022;176(12):1233–1241. doi:10.1001/jamapediatrics.2022.3605 

Langmann et al (2017).  Pesquisa em Transtornos do Espectro do Autismo 34 pp 34-43 

Taylor LJ, Eapen V, Maybery M, Midford S, Paynter J, Quarmby L, Smith T, Williams K, Whitehouse AJ. Breve Relatório: Um Estudo Exploratório da Confiabilidade do Diagnóstico para Transtorno do Espectro do Autismo. J Autismo Dev Transtorno. Maio de 2017;47(5):1551-1558. doi: 10.1007/s10803-017-3054-z. PMID: 28233080. 

A Psicóloga e Neuropsicóloga Marina da Silveira Rodrigues Almeida é especialista em Transtorno do Espectro Autista em homens e mulheres.

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