Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

Muita gente faz essa pergunta. Na verdade, mais de 3.000 pessoas em todo o mundo fazem está pergunta ao Google todo mês. É um fato que a maioria das pessoas pode se relacionar, se vincular a alguém, mudar suas atitudes embora, infelizmente, o consenso geral parece ser que as pessoas não mudam. Isso não é verdade.

Nós geralmente perguntamos isso quando há alguém em nosso ambiente que desejamos nos comportar de uma maneira melhor, para que nosso relacionamento com eles possa melhorar, mas parece que esperamos que eles mudem primeiro sem que tenhamos que fazer algo para transformar isso, portanto o inferno são sempre os outros?

No entanto, são necessárias duas pessoas para criar uma relação dinâmica, de modo que o pensamento deveria ser: “se eu quiser que o outro mude, terei que fazer algumas mudanças primeiro em mim”. Isso, então, leva à seguinte reflexão:

Eu quem preciso mudar para estabelecer outro vinculo afetivo com as pessoas. Portanto, somos nós que deveremos mudar, para nós aceitar primeiro e não acreditar que os outros irão mudar para me aceitar ou minimizar meus conflitos.

Posso mudar?

As pessoas tendem a pensar que, por terem vivido por tanto tempo de uma maneira particular, é impossível mudar. As pessoas podem mudar e elas mudam; se eles querem e se eles veem o benefício em fazê-lo. As pessoas que fazem essa pergunta geralmente já estão empenhadas em mudar para melhor. Mas, simplesmente não sabem como fazer isso. Isso pode levá-los à psicoterapia, como é seu caso caso esteja lendo este artigo, já iniciou uma reflexão.

Com a psicoterapia, você começa a ver claramente vários padrões em suas percepções, sentimentos e comportamentos, para entender suas origens e por que e como estão afetando sua vida no presente. É esse entendimento que é o começo da mudança. Adquirir esse entendimento significa que você tem a capacidade de mudar as coisas que você entende agora. Então a questão então se torna como.

Como se muda?

A psicoterapia pode ajudar muito. No entanto, é verdade que, seja por meio de psicoterapia on-line ou de trabalho presencial, a terapia não oferece uma cura, como acontece com um ciclo de antibióticos. O que a psicoterapia pode fazer é ajudá-lo a fazer um grande progresso na construção de sua vida até um nível em que você ficará mais satisfeito, mais consciente do que acontece dentro de você (seu mundo interno de afetos, lembranças, dores, potenciais) e mais capaz de compreender os outros no processo, o que o ajudará a sentir-se mais seguro e confiante em relação a outras pessoas e, portanto, mais capaz de desfrutar de seus relacionamentos tanto para si mesmo quanto para os outros.

Entre em contato comigo e agende uma entrevista: 

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504  

Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Escola Inclusiva

Coleção Escola Inclusiva

A Coleção Escola Inclusiva aborda vários temas da educação, elucidando as dúvidas mais frequentes dos professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

O QUE SÃO FOBIAS OU MEDOS INTENSOS

A fobia é um medo incapacitante de um objeto, lugar, situação ou animal que envolve uma percepção irrealista de perigo ou ameaça. Às vezes, as

PENSAMENTOS CONTEMPORÂNEOS

Terapia on-line, clones, facebook, nick-names, redes sociais, transgêneros, a psicologia, os direitos humanos, essa é nossa atual velocidade contemporânea… Não são os contrários que causam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×