SUPERVISÃO CLÍNICA ABORDAGEM PSICANALÍTICA PSICODINÂMICA

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

A supervisão clínica numa abordagem psicanalítica psicodinâmica é um encontro, uma possibilidade de oportunizar reflexões, ponderações das diferentes visões teóricas e experienciais que ampliem a compressão do ser humano, visando um crescimento pessoal, profissional a partir da exploração psicanalítica conjunta.

Considero que o processo de supervisão psicanalítica é um processo de investigação da mesma maneira que faço o próprio processo analítico, portanto é um relacionamento íntimo e intenso entre supervisor/supervisionando, conduzido dentro da segurança do sigilo ético do relacionamento, e seguindo seu próprio curso mutuamente determinado. 

Nessa relação, ambos os participantes trazem a plenitude de sua experiência do material clínico em questão – e do processo de considerá-lo juntos.   Cada um é desafiado a ser tão aberto a   sua experiência quanto for capaz; e cada um também é desafiado a trazer todas as suas habilidades em investigações detalhadas para examinar os aspectos dessa experiência, através dos diversos vértices teóricos da Psicanálise. No meu caso, minha formação de base é Freud, Melanie Klein, Winnicott, Lacan e psicanalistas contemporâneos.

A diferença fundamental entre análise e supervisão analítica está no escopo acordado do esforço conjunto. Na Psicanálise, o campo de pesquisa é ilimitado; enquanto na supervisão analítica, o campo de pesquisa acordado é essencialmente predeterminado como aquele relacionado ao trabalho analítico do supervisionado, como abordagem teórica a qual se propõe estudar, compreender e entender o contexto clínico do paciente atendido pelo supervisionando.

Portanto, supervisão, análise pessoal e grupo de estudo, fazem parte do tripé básico para a formação integral do psicoterapeuta que se dedica a investigação humana no referencial da Psicanálise.

Assim, na supervisão, haverá uma interação entre as fundamentações teóricas do supervisor e do supervisionado. 

Estas posições representam, a subjetividade, intersubjetividade das personalidades envolvidas tanto do supervisor como supervisionando dentro do processo investigativo e compreensivo do estudo de caso clínico.  Como com toda investigação psicanalítica, o nível mais importante da investigação estará relacionado à interação transferência-contratransferência, incorporada e expressa no sujeito supervisionado. 

A supervisão psicanalítica nunca deve ter como objetivo inculcar qualquer posição teórica particular, mas abrir possibilidades para outros vértices de compreensão humana, empática e reflexiva. 

Assim como a psicanálise não deve colocar nenhum valor ou julgamento  acima da busca mútua da experiência única do relacionamento, também a supervisão psicanalítica deve reconhecer e respeitar o potencial inerente da dupla supervisor/supervisionado.

INFORMAÇÕES PARA REALIZAR SUPERVISÃO PSICANALÍTICA

Caso tenha interesse, poderá entrar em contato comigo para acordarmos a entrevista inicial, que não tem custos.

A supervisão psicanalítica que ofereço é destinada aos profissionais formados e que tenham conhecimentos mínimos das teorias psicanalíticas: Psicólogos, Psicopedagogos, Neuropsicopedagogos e Neuropsicólogos.

As modalidades de supervisão podem ser: individual, em dupla ou em grupo.

A supervisão individual poderá ser presencial e posteriormente poderá ser realizada de forma híbrida presencial e ou on-line.

O tempo de supervisão é sempre de 1 hora e você deverá escrever o seu caso clínico em duas vias (uma cópia para o supervisor e outra do supervisionado), para apresentar no dia marcado.

A supervisão poderá ter encontros semanais, quinzenais ou mensais, irá depender da demanda do supervisionando.

Os valores e forma de pagamento são acordados na entrevista inicial.

Entre em contato comigo e agende uma entrevista.

Agendamento para consultas: presencial ou consulta on-line (psicoterapia on-line):

WhatsApp (13) 991773793

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

CRP 06/41029

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

(13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

 

Conheça o E-Book: Coleção Escola Inclusiva

Plano de Ensino Individualizado

Veja mais

APLICATIVOS DE SAÚDE MENTAL PARA SMARTPHONES

Nos últimos anos, houve uma proliferação de aplicativos de saúde mental disponíveis para usuários de smartphones. Esses aplicativos de saúde mental com preços razoáveis ​​ou,

× Conversar Agora
Skip to content