Compartilhe

Velocidade da leitura

Muitos disléxicos aprenderam a ler de maneira ortográfica – letra por letra – e isso os torna leitores lentos. Na leitura de velocidade, percebemos que a criança é lenta, se esforça para ler e a leitura é de maneira ortográfica.

O medo do fracasso é muitas vezes uma consequência direta da dislexia

O que muitas pessoas não sabem é que o medo da falha bloqueia o cérebro em sua operação e, portanto, piora consideravelmente a dislexia. Às vezes, é assim que 50% a 75% dos problemas que têm disléxicos com a linguagem são causados pelo medo do fracasso. Isso tem a ver com a maneira diferente de pensar deles. Uma vez que os disléxicos estão sob estresse ou ansiedade severa durante um exame, apresentação ou entrevista de emprego, ao seguir um novo treinamento ou ter que escrever um relatório ou tarefa, a linguagem em seu cérebro é desligada.

O medo do fracasso leva a uma redução da autoconfiança e é, muitas vezes, a causa de os disléxicos se saírem pior do que realmente podem e, frequentemente, muito abaixo do nível de inteligência no trabalho ou no estudo.

Você pode aprender a lidar com o medo do fracasso, você pode reduzi-lo. Ao fazê-lo, a consequência imediata é que os sintomas da dislexia são reduzidos. A dislexia não desaparece, mas torna-se mais administrável. Quando o medo do fracasso é reduzido, é mais fácil desenvolver o seu próprio modo de trabalhar e, como resultado, o fardo da dislexia diminuirá ainda mais.

O medo do fracasso pode se expressar de muitas maneiras diferentes:

  • Sofrendo de pensamentos e sentimentos negativos e negativos;
  • Uma forte tendência ao perfeccionismo;
  • Um grande desejo de se provar ou de se preparar cinco vezes melhor do que o requerido;
  • Estar completamente estressado antes de um exame, avaliação ou teste;
  • Levando o trabalho em casa para verificá-lo mais uma vez por erros;
  • Atrasar ou evitar completamente certas atividades;
  • Estar tenso, temendo coisas, ficando todo quente e suado;
  • Esquecendo, portanto, o que você fez, o que foi pedido a você ou o que você mesmo disse;
  • Não falando em reuniões por medo de cometer um erro;
  • Medo de ser exposto como incompetente, que seus colegas percebam que você não pode fazê-lo;
  • Ter um apagão quando você se deparar com uma tarefa difícil para você;
  • Rejeitando uma promoção porque você tem medo de não viver de acordo com ela.

Causas do medo do fracasso

O medo do fracasso é inevitável se você tiver dislexia. Mesmo nos disléxicos da escola primária, percebem que são diferentes do resto dos colegas. Eles são piores na linguagem e no processamento de informações do que outras crianças. Isso, então, geralmente leva a uma autoconfiança ruim.

Isso se agrava quando os disléxicos passam por experiências explicitamente negativas na escola: professores que fizeram de idiota a criança disléxica, ou os rotularam de preguiçosos ou estúpidos, negando assim todas as outras qualidades da criança disléxica. Assim, sempre que você for confrontado com situações semelhantes como um adulto, essa dor inconsciente é acionada novamente. Isso é experimentado como medo, tensão no corpo e um alto grau de estresse.

O resultado é que você não consegue encontrar palavras para o que você quer dizer, ou você não pode ler o que há mais ou você fica bloqueado quando você tem que escrever.

Também é comum que a origem do medo do fracasso não tenha nada a ver com a dislexia, mas tenha surgido de uma experiência traumática quando criança em sua família. O estresse e a tensão resultantes disso também podem significar que o processamento da linguagem fica bloqueado e a dislexia se agrava.

Os disléxicos processam informações em seus cérebros de maneira diferente da maioria das pessoas. Isso resulta no tipo de pensamento e aprendizado que chamamos de “pensamento conceitual” (também conhecido como pensamento imagético).

Essa maneira diferente de pensar também é familiar para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e Discalculia.

Os pensadores conceituais têm muitas qualidades e talentos que são uma consequência direta de seu modo de pensar:

  • Tenho muitas ideias e são inovadoras;
  • São capazes de olhar para frente e fazer previsões;
  • Tenha uma boa visão geral;
  • São capazes de pensar criticamente;
  • Capaz de ver causa e efeito;
  • Tenha um bom nariz por oportunidades;
  • Veja soluções para problemas complexos rapidamente;
  • São bons em redes;
  • São muito criativos;
  • São capazes de fazer muitas tarefas ao mesmo tempo;
  • Tenha uma boa percepção espacial;
  • São sensíveis a cores, atmosfera e beleza;
  • São bons em improvisar;
  • Tem uma forte intuição;
  • São capazes de olhar para problemas ou situações de diferentes ângulos;
  • Ter uma forte imaginação e capacidade de ver imagens;
  • São altamente sensíveis: sentir o que vai acontecer ou o que está afetando as coisas sob o radar.

Além disso, o pensador conceitual é muitas vezes um trabalhador esforçado, mas geralmente é o resultado do medo do fracasso que os leva a se apresentar e a se mostrar. Isso pode levá-lo muito longe e dar-lhe uma grande força. Só você tem que ter cuidado para não ficar exausto.

Não há ninguém que avalie seu legado à luz de sua dislexia, seu chamado defeito ou desordem. Muitos deles tiveram problemas na escola porque seus pontos fortes não foram devidamente reconhecidos, mas provaram seu valor como pensadores conceituais no trabalho e na vida, enquanto se concentravam em seus pontos fortes.

Fonte:https://www.moveforwardwithdyslexia.com/dyslexia/the-operation-of-the-dyslexic-brain.html

Agendamento para consultas: presencial ou consulta on-line (psicoterapia on-line):

WhatsApp (13) 991773793

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

CRP 06/41029

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

(13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

 

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

 

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

DIAGNÓSTICO ON-LINE DE AUTISTAS ADULTOS

A Psicóloga Marina Almeida fornece um serviço diferenciado de diagnóstico clínico – o reconhecimento diagnóstico dos atributos únicos e específicos das condições do Transtorno do

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×