Segundo a Dra. Michelle Garnett e Prof. Tony Attwood, a lista de condições que podem ocorrer simultaneamente quando uma pessoa está no espectro do autismo, é extensa e pode inicialmente parecer assustadora.
Na nossa prática clínica, descobrimos que é raro encontrar uma pessoa autista que não tenha uma condição concomitante que necessite de tratamento, por exemplo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno de ansiedade e/ou humor, insônia, um distúrbio de aprendizagem ou de fala, um distúrbio alimentar ou de dependência de substâncias, etc.
Para ser claro, como psicólogos clínicos, não tratamos o autismo. No entanto, tratamos as sequelas psicológicas de viver numa comunidade que, em muitos casos, não compreende o autismo. Também tratamos condições que tendem a ocorrer com o autismo devido à genética ou epigenética, onde há uma propensão genética para a condição e gatilhos ambientais para o seu aparecimento.
JUSTIÇA
Um conceito que é muito importante para muitos indivíduos autistas, juntamente com a justiça social, é a justiça. A longa lista de condições que podem ocorrer com o autismo não tem absolutamente nada a ver com justiça. Se a questão fosse justa, quem quer que decidisse isto consideraria sem dúvida que o autismo por si só apresentaria desafios suficientes, por exemplo, ser diferente numa comunidade que em grande parte não compreende ou acomoda o autismo, desafios sensoriais que podem ser dolorosos e causar hipervigilância diariamente, lutas da função executiva para obter adaptação no mundo.
Embora a perspectiva de “não justo” seja precisa e seja uma reação inicial comum ao receber um ou dois diagnósticos ou vários além do autismo, não é aconselhável permanecer com esse pensamento, pois tende a levar a uma sensação de vitimização e desempoderamento, por mais verdadeiro que seja!
No nosso trabalho clínico, à medida que exploramos os pontos fortes e os desafios dos indivíduos autistas na sua compreensão do eu autêntico, acontece frequentemente que a lista de pontos fortes supera em muito a lista de desafios. Por outras palavras, ser autista traz potenciais, bem como desafios, e a coragem, a força interior, a tenacidade e a perseverança que tendem a fazer parte de ser autista podem equipá-los para enfrentar os seus desafios.
Ser autista e ter outros diagnósticos não tem nada a ver com justiça, mas tudo a ver com neurologia e genes. Por exemplo, sabemos que a ansiedade, o humor e os distúrbios autoimunes estão geneticamente ligados ao autismo. Sabemos também que existe uma subconectividade nas redes neurais dos lobos frontais nos cérebros de indivíduos autistas e daqueles com TDAH e transtorno de processamento sensorial. Os lobos frontais com funcionamento diferente são uma explicação provável para essas condições comuns de ocorrência concomitante.
SER AUTISTA E ENFRENTAR CONDIÇÕES CONCOMITANTES
Nosso próprio conselho sobre condições concomitantes é encarar o problema como se você fosse um cientista com curiosidade. Aceite que sua primeira resposta provavelmente será emocional, ou seja, pode haver uma sensação de indignação, estresse, ansiedade e/ou tristeza. Aceite e permita essa emoção. Ofereça-se compaixão pela sua situação. Busque o apoio de outras pessoas que se preocupam com você.
Se necessário, procure apoio profissional de um psicólogo ou psiquiatra especialista em autismo. Use a sabedoria disponível em muitas publicações excelentes, participe de grupos de autismo, para compartilhar suas emoções lidar com sua raiva, ansiedade e tristeza. Então permita-se ser cuidado por profissionais qualificados em autismo.
Considere cada coocorrente como uma indicação que aponta na direção de obter mais conhecimento e sabedoria sobre a mente e o corpo que você habita. Cuidado com o charlatanismo; é abundante no campo do autismo.
Use seu conhecimento e sabedoria arduamente conquistados para capacitá-lo a tratar sua mente e seu corpo de maneiras que lhe proporcionem a energia, a equanimidade e a boa saúde de que você precisa para cumprir seus objetivos de vida.
UMA IDENTIDADE BASEADA NA DESORDEM
Infelizmente, muitos adolescentes e adultos autistas coletaram muitos rótulos de saúde mental antes de serem diagnosticados com precisão como autistas. Esses rótulos podem ou não ser precisos e alguns podem precisar ser removidos ou de fato serem integrados na condição autista.
Os rótulos comuns que vemos incluem, mas não estão limitados ao transtorno depressivo maior, transtorno bipolar, transtorno de personalidade limítrofe, transtorno narcisista, transtorno dissociativo, transtorno esquizotípico, ansiedade social, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo, etc. esta experiência pode ter consistido em alinhar-se com a psicopatologia do passado e interpretar-se apenas no contexto de deficiência, distúrbio e disfunção.
Quando encontramos uma pessoa que recebeu uma longa lista de rótulos psiquiátricos, pode ser um “sinal de alerta” para confusão e falta de compreensão do autismo por parte dos profissionais de saúde, e não de disfunção e psicopatologia na pessoa. Alinhar-se com a psicopatologia pode parecer atraente para um adolescente que está confuso sobre quem é.
Pessoas autistas podem sofrer de ansiedade paralisante e uma sensação de opressão quando se envolvem com o mundo, muitas vezes levando a longos períodos de evitação de envolvimento, incluindo contato escolar e social. A evitação é reforçada pelo consequente alívio da ansiedade e da tensão negativa no curto prazo, mas leva ao aumento da ansiedade e, muitas vezes, ao surgimento de um transtorno depressivo maior no longo prazo. Portanto, o isolamento social extremo só piora a saúde emocional e física.
Quando há presença de ansiedade e/ou depressão debilitantes, recomendamos sessões psicológicas para tratar essas condições e, uma vez tratadas, para explorar o senso de identidade da pessoa em termos de suas qualidades, habilidades, valores e interesses. O objetivo geral da terapia é a autoaceitação para permitir que a pessoa projete uma vida que se adapte ao seu autêntico senso de identidade.
UM MODELO AUTISTA DE SAÚDE MENTAL E INTEGRIDADE
É preciso muita coragem para ser diferente, incluindo a aceitação de ser diferente. É improvável que o caminho para uma pessoa autista seja convencional, especialmente quando essa pessoa tem outros diagnósticos.
É muito provável que o modelo de felicidade autista seja um modelo de felicidade diferente daquele de uma pessoa não autista. Por exemplo, a felicidade de estar com animais pode superar em muito a felicidade de uma pessoa estar com outras pessoas, mas essa felicidade é igualmente válida e necessita de realização.
Molly, uma adolescente autista que frequentou um dos nossos programas de grupo para depressão, descreveu que o momento de maior felicidade na sua vida foi quando ficou cara a cara com um lagarto extinto muito venerado no Museu Australiano. Ela falou com total júbilo sobre sua experiência.
Referências:
Spectrum Women: Walking to the Beat of Autism editado por Barb Cook e Michelle Garnett, publicado por Jessica Kingsley Publishers, Web: www.jkp.com
Esteve lá. Fiz isso. Experimente isso! Um Guia Aspie para a Vida na Terra, editado por Tony Attwood, Craig Evans e Anita Lesko, publicado por Jessica Kingsley Publishers, Web: www.jkp.com
Superando a ansiedade e a depressão no espectro do autismo: um guia de autoajuda usando a TCC por Lee A. Wilkinson, publicado por Jessica Kingsley Publishers, Web: www.jkp.com
Síndrome de Asperger e ansiedade: um guia para o gerenciamento bem-sucedido do estresse, por Nick Dubin, publicado pela Jessica Kingsley Publishers, Web: www.jkp.com
The Autism Spectrum and Depression por Nick Dubin, publicado por Jessica Kingsley Publishers, Web: www.jkp.com
Explorando a depressão e vencendo a tristeza: um guia de autoajuda em TCC para compreender e lidar com a depressão na síndrome de Asperger [ASD-Nível 1] por Tony Attwood e Michelle Garnett, publicado por Jessica Kingsley Publishers, Web: www.jkp.com
Um Guia para Problemas de Saúde Mental em Meninas e Mulheres Jovens no Espectro do Autismo, da Dra. Judy Eaton, publicado pela Jessica Kingsley Publishers, Web: www.jkp.com
60 situações sociais e iniciadores de discussão para ajudar adolescentes no espectro do autismo a lidar com amizades, sentimentos, conflitos e muito mais: vendo o panorama geral por Lisa A. Timms, publicado por Jessica Kingsley Publishers, Web: www.jkp.com
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Marina da Silveira Rodrigues Almeida – CRP 06/41029
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