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Segundo o psicólogo Tony Attwood, uma tarefa importante da adolescência é desenvolver um sentido de identidade, ou um conceito de si mesmo, mas como disse um adolescente autista: “Não sei quem sou, não consigo comunicar o meu eu interior com quem quero. Não consigo me comunicar em um nível realmente mais profundo.” 

Quando pedimos ao Danny, outro adolescente autista, que descrevesse a sua personalidade e as personalidades das pessoas que conhecia, ele respondeu: “Não sei quais são os nomes das personalidades”. Essas citações ilustram uma das diferentes maneiras como a mente dos autistas funciona, especificamente, apesar da inteligência muitas vezes elevada e da fala fluente, há uma luta para compreender e descrever quem eles são para outras pessoas, incluindo eles próprios.  

 ALEXIPERSONA 

Um termo que criamos para descrever essa característica do autismo é alexipersona, ou falta de palavras para descrever características de personalidade. 

Uma característica comum associada ao autismo é uma notável escassez ou falta de palavras para descrever as características de personalidade de outra pessoa ou de si mesmo, a menos que o eu e a personalidade tenham se tornado uma paixão e, portanto, seriamente pesquisados. 

Um adolescente autista geralmente consegue categorizar objetos e fatos, especialmente no que diz respeito aos seus interesses, de acordo com uma estrutura lógica, mas tem dificuldade considerável em desenvolver uma estrutura para as pessoas.  

A dificuldade é muito específica e tende a representar um atraso no desenvolvimento da habilidade, ao invés de uma ausência total. Crianças neurotípicas muito pequenas primeiro dividem as pessoas em um de apenas dois grupos ou dimensões de caráter, ‘legais’ e ‘não legais’. 

A próxima etapa é aceitar que alguém pode ter diversas características de personalidade. A criança típica pode descrever sua professora como ‘Ela pode ser gentil, mas às vezes pode ser má’. Uma pessoa pode ser percebida como tendo mais de um atributo de personalidade. Na escola primária, as crianças típicas começam a compreender quais dos seus pares são os “bons” e os “maus”, a quem abordar e a quem evitar. Eles também aprendem a adaptar seu comportamento de acordo com a personalidade ou caráter da pessoa com quem estão. 

À medida que a maioria das crianças se torna adolescente, eles aumentam seu vocabulário para descrever diferentes atributos de personalidade e ampliam seu conceito de personalidade. Por exemplo, na adolescência, a amizade não se baseia na proximidade, nas posses ou nas capacidades físicas, mas em aspectos da personalidade, como ser engraçado, atencioso e confiável. 

A criança amadureceu além do uso de características visíveis para descrever pessoas, chegando a uma compreensão inata da mente de outra pessoa e a uma capacidade inata de descrever essa mente. A habilidade que permite esses desenvolvimentos é a “teoria da mente”. A criança amadureceu além do uso de características visíveis para descrever pessoas, chegando a uma compreensão inata da mente de outra pessoa e a uma capacidade inata de descrever essa mente. 

A habilidade que permite esses desenvolvimentos é a “teoria da mente”. A criança amadureceu além do uso de características visíveis para descrever pessoas, chegando a uma compreensão inata da mente de outra pessoa e a uma capacidade inata de descrever essa mente. A habilidade que permite esses desenvolvimentos é a “teoria da mente”. 

HABILIDADE DA TEORIA DA MENTE  

“Teoria da mente” é a capacidade de inatamente, sem esforço consciente, inferir os pensamentos, expectativas, crenças e intenções de outra pessoa. Estas dificuldades também têm sido referidas como “cegueira mental”. Sabemos que a dificuldade com a “teoria da mente” é uma das principais razões para as dificuldades de comunicação social inerentes ao ser autista. 

É agora também reconhecido que, para as pessoas autistas, a ‘cegueira mental’ também se aplica às suas próprias mentes, bem como às mentes dos outros. Ou seja, é mais difícil para um adolescente autista refletir sobre si mesmo e chegar a conclusões para compreender sua própria experiência em termos de características de personalidade, personalidade social e habilidades. 

Há pesquisas consideráveis ​​mostrando que muitos adolescentes autistas também lutam com sua identidade de gênero. Essa dificuldade com autoconsciência.

Felizmente, muitas pessoas autistas podem desenvolver habilidades de “teoria da mente”. Muitas das atividades e informações contidas em programas de habilidades sociais para crianças autistas concentram-se no aumento das habilidades de “teoria da mente”. 

Outros adolescentes e adultos autistas reconhecem que não possuem habilidades inatas nesta área e trabalham duro para adquiri-las. Agora entendemos que uma pessoa autista tende a ter um atraso na “teoria da mente”, em vez de um déficit. O desenvolvimento de habilidades de “teoria da mente” provavelmente ajudará o desenvolvimento do senso de identidade da pessoa. 

Para explorar e desenvolver um senso de identidade própria, também é importante ampliar o vocabulário de diferentes tipos de personalidade de uma pessoa autista e desenvolver uma estrutura para a compreensão de diferentes personalidades. 

EXPERIÊNCIAS DE PARES 

Para muitas crianças e adolescentes autistas, os comentários e julgamentos dos colegas têm sido muitas vezes depreciativos, rejeitadores e humilhantes. Existe o risco de que esses comentários críticos, em vez de elogiosos, se tornem a base do conceito de si mesmo e da crença de ser defeituoso. 

Descobrimos que o conceito de si mesmo para adolescentes e adultos autistas tende a ser muito negativo e fragmentado e uma causa significativa de sentimentos de baixa autoestima e depressão. 

O bullying e a humilhação constantes por parte dos colegas podem levar os autistas a acreditar que realmente são deficientes nas formas descritas pelos predadores da escola. Como disse Faye, uma mulher autista e oradora: ‘Se seus colegas, seus professores e sua família lhe dizem todos os dias que você é estúpido, você aprende muito rapidamente que é estúpido. Isso pode levar a crenças sobre o eu que são julgadoras e críticas, como ‘Devo ser estúpido’, ‘Sou defeituoso’ e ‘Há algo inegavelmente errado comigo’, o que pode tanto deixar a pessoa deprimida quanto mantê-la depressivo. 

Em contraste, os adolescentes típicos, quando criticados pelos pares, são mais propensos a ter vários amigos próximos que podem rápida e facilmente reparar as suas emoções e crenças emergentes e fornecer garantias e provas de que as sugestões negativas não são verdadeiras. 

Os adolescentes autistas tendem a ser filósofos naturais e, ao explorarem o seu sentido de identidade, podem envolver-se numa autoanálise subjetiva e solitária e na exploração do existencialismo a um nível mais profundo e mais amplo do que os seus pares. Isso pode incluir reconhecer que você é diferente de seus colegas e se perguntar por quê. 

Uma explicação potencial pode ser considerar se você tem as características e interesses convencionais do seu género e explorar possíveis resultados para a mudança de género. Mais informações sobre identidade de gênero podem ser obtidas na Internet e em grupos de apoio à identidade de gênero. 

CAMUFLAGEM 

Em algum momento da infância, uma criança autista reconhece que é diferente das outras crianças. Pode haver quatro reações psicológicas a essa constatação, nomeadamente depressão, fuga para a imaginação, negação e sobrevivência por imitação ou camuflagem. 

Quando a reação ao autismo é alcançar a aceitação social agindo, usando um roteiro pré-determinado e um papel designado, as pessoas autistas podem camuflar as suas dificuldades sociais, mas não serem fiéis ao seu verdadeiro eu ou compreenderem quem realmente são. 

Sua personalidade é determinada por seu papel em uma situação particular e pela imitação de pessoas socialmente bem-sucedidas. Um adulto autista que é ator profissional aposentado disse que: “Foi somente na idade adulta que desenvolvi minha identidade”. Desde a infância até a juventude, ele não sabia quem era além de um repertório de papéis. 

Um adolescente autista pode criar uma falsa persona após a outra, conforme explicado por um adolescente autista: “Não tenho personalidade; Eu imito as pessoas”. Eles se tornam um camaleão, como na citação “Minha personalidade muda muito perto de pessoas diferentes”. O senso de identidade é contextual. 

A construção da personalidade se dá a partir dos fragmentos das pessoas com quem se deseja criar conexão e aceitação. 

O EU AUTÊNTICO 

Quando a pergunta a um adolescente ou adulto neurotípico é: “Quem é você?” A sua resposta tende a descrever os seus papéis sociais, por exemplo, sou uma filha, e/ou aspectos da sua personalidade, por exemplo, sou gentil e conscienciosa. É mais provável que uma pessoa autista se defina pelo que sabe e faz, geralmente valorizando as habilidades intelectuais em vez das sociais. 

Durante uma gravação recente dos vídeos ‘Ask Dr Tony’ do YouTube, a pergunta a seguir descreveu a questão de remover a máscara e revelar o verdadeiro eu.

“Olá, sou uma mulher de 35 anos que foi diagnosticada como autista há dois anos, após o diagnóstico do meu filho mais velho. Por mais que o diagnóstico tenha sido uma revelação para mim, quanto mais aprendo sobre a máscara social que uso há anos e como ela me afetou negativamente, mais quero descartá-la. Meu problema é que não sei o que está por baixo, por assim dizer. Como faço para descobrir minha verdadeira identidade?” 

Sugerimos remover lentamente a máscara, inicialmente com aqueles que provavelmente o apoiarão e confiarão. Pode haver a criação de uma explicação para as características do autismo que outras pessoas podem achar confusas. Por exemplo: “Sou o tipo de pessoa que fala e fala sobre cavalos. Fico muito animado. No entanto, não sou muito bom em ler sinais de tédio em alguém. Se estou entediando você, por favor, me pare. Não quero que você se sinta desconfortável”. 

Encorajamos fortemente a remoção gradual da máscara para revelar e explicar o eu autêntico, porque a alternativa é o risco de depressão devido ao esgotamento da energia mental devido à manutenção de um falso eu e à ansiedade em relação ao desempenho social.  

Um estudo realizado por Cooper, Smith e Russell (2017) descobriu que, embora os participantes autistas do estudo relatassem pior saúde mental, ter uma identidade social autista positiva parecia oferecer um mecanismo de proteção. 

Precisamos de facilitar identidades positivas para o autismo, e isto pode ser conseguido através do acesso a grupos de defesa do autismo que se concentram nos traços positivos associados ao autismo e nos pontos fortes da sua identidade. 

Nita Jackson, uma jovem autista, aconselha outras pessoas autistas: 

  • Você tem que se aceitar como você é – por mais difícil que isso seja. Estar em negação só irá atrapalhar você. 
  • Reconheça sua condição de pessoa autista, pesquise-a e lembre-se de que qualquer pessoa que seja cruel com você por causa de sua diferença não vale a pena. É mais fácil falar do que fazer, eu sei – ainda não cheguei completamente lá! 
  • Aceitar-se, portanto, é a chave para o sucesso pessoal… E, o mais importante, seja verdadeiro consigo mesmo porque, em última análise, você só pode confiar em si mesmo. (Jackson 2002). 

Referências:

Cooper, Smith e Russell (2017) Jornal Europeu de Psicologia Social 47 

Jackson 2002, Standing Down Falling Up Lucky Duck Publishing pp.16-17

A Psicóloga Marina da Silveira Rodrigues Almeida é especialista em Transtorno do Espectro Autista e TDAH em homens e mulheres. Realizo psicoterapia online ou presencial para pessoas neurotípicas e neurodiversas.

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