Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

Ter relacionamentos saudáveis com os outros sejam amigos, familiares, colegas ou outras pessoas importantes nos proporciona tantos benefícios e é tão importante para nossa saúde mental e bem-estar.

Como somos todos únicos, é impossível para nós concordarmos com todos em tudo, e assim, naturalmente, dificuldades e tensões de relacionamentos podem às vezes ocorrer.

No entanto, experimentar conflitos frequentes ou intensos em seus relacionamentos com os outros é uma questão real e séria, mas comum, que pode afetar muitos aspectos de sua vida diária, sem que você perceba isso.

Se você está achando difícil se comunicar com seu parceiro, está enfrentando desafios com seu chefe ou dentro de relações de trabalho, ou lutando para se relacionar com sua família, a terapia pode ser um espaço seguro para você discutir seus conflitos, chegar à raiz do problema.

Embora a lista abaixo não seja uma regra única, alguns sinais de que você está tendo dificuldades em seus relacionamentos incluem:

  • Dar e receber afeto de forma desigual, sentindo como se você estivesse sempre tendo que sustentar a outra pessoa sem reciprocidade, ou você é excessivamente dependente da outra pessoa se submetendo a qualquer coisa.
  • Sente-se como se estivesse andando em cascas de ovos, e certos tópicos não podem ser discutidos porque o outro a pessoa reagirá negativamente humilhando você ou atacando qualquer posição sua e ou desproporcionalmente, ou não desejará que a outra pessoa mencione certos tópicos à sua volta.
  • Questões de controle, onde você acha que sempre precisa fazer o que a outra pessoa diz ou deseja que a outra pessoa siga tudo o que você faz.
  • Sentir-se incompreendido ou como se você não estivesse sendo ouvido adequadamente, ou você mesmo não prestando atenção suficiente à outra pessoa e não se envolver com seus sentimentos.
  • Assédios morais, assédios sexuais, alienação parental também são formas de conflitos nos relacionamentos.
  • Abuso emocional ou psicológico, verbal ou físico.
  • Você se sente como se fosse muitas vezes reprimido ou ignorado, ou que argumentos recorrem à violência. Ou você tem um temperamento impulsivo que pode acabar em danos físicos, ou se encontra constantemente criticando a outra pessoa.

Se você acha que qualquer uma das situações acima se aplica a você, ou gostaria apenas de obter mais informações sobre como resolver conflitos de maneira saudável, a terapia pode ajudá-lo a chegar à raiz de suas dificuldades e lhe ensinar maneiras mais claras de se comunicar com outras pessoas. .

Quais terapias podem ajudar?

Conheça os E-Books

Coleção Escola Inclusiva

Coleção Escola Inclusiva

A Coleção Escola Inclusiva aborda vários temas da educação, elucidando as dúvidas mais frequentes dos professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

2 respostas

    1. Bom dia! Antônio
      Muito Obrigada, pelos seus cometários e elogios.
      Fico muito contente que o artigo contribuiu com bons esclarecimentos e tenha ajudado você.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×