Uma escola que serve a todos os alunos tem que contemplar os seguintes objetivos:
“Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens funda mentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e, finalmente, aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes”.
(DELORS, 2006).
Alguns dos trabalhos mais recentes realizados por Edgar Morin (2002) para a Unesco tentam responder a interrogações que nos esperam a cada dia quando entramos na sala de aula:
O que a escola tem para ensinar?
- Ensinar as cegueiras do conhecimento: dar a oportunidade de aprender sobre a ilusão e os “erros da mente”.
- Ensinar os princípios do conhecimento pertinente: ensinar a interpretar o contexto e a resolver problemas.
- Ensinar a condição humana: ensinando que o ser humano é ao mesmo tempo físico biológico, psíquico, cultural, social e histórico.
- Ensinar a identidade terrena e a história da terra: para que se compreenda desde idades tenras que o destino do homem está intimamente ligado ao destino da terra e da natureza.
Nestas perspectivas escolares as crianças constroem suas aprendizagens. Necessita-se com frequência adequar, atualizar os conteúdos curriculares e as atividades de ensino.
Promover a busca de temas e propostas que se orientem para aprendizagens socialmente significativas, relevantes e dar apoio aos professores, estimulando-os permanentemente para que suas metodologias procurem o melhor desempenho possível de cada criança no plano cognitivo, afetivo, produtivo e social.
A oportunidade real e efetiva de participação e compromisso para toda a comunidade educativa. São os professores, em consulta com as crianças, suas famílias, que realizam uma análise da situação geral da escola interpretando suas fortalezas x debilidades e desentranhando os elementos menos visíveis que condicionam a vida e o trabalho de todos na escola.
Está é uma escola que serve à Todos!
Entre em contato comigo e agende uma entrevista:
Marina S. R. Almeida
Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
CRP 41029-6
INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
CEP 11310-071
marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
www.institutoinclusaobrasil.com.br
https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/
Uma resposta
Oi! Adorei a postagem e achei demais o seu blog!
Muito obrigada pela dica.
Mariana