Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

A Neuropsicologia tem como objetivo a investigação do papel de sistemas cerebrais individuais, em formas complexas de atividade cerebral. Seus novos métodos procuram facilitar o diagnóstico tópico, precoce e mais exato, das lesões e ou alterações cerebrais locais, procurando não apenas estabelecer um programa terapêutico e reeducativo, mas também trazer contribuições para compreensão sobre a atividade mental, bem como sobre sua psicodinâmica humana.

Os métodos neuropsicológicos visam o conhecimento da estrutura interna dos processos psicológicos e da conexão interna que os une, procuram realizar uma análise detalhada das alterações que surgem em casos de lesões cerebrais locais, após o que se faz uma tentativa de mostrar a maneira pela qual complexos sistemas de processos psicológicos são perturbados por essas lesões.

O campo da Neuropsicologia é muito complexo quando se observa em crianças, pois devido a progressiva maturação do sistema nervoso, há necessidade de uma consideração específica sobre a fase de desenvolvimento de cada faixa etária.

A Avaliação Neuropsicológica constitui-se numa idônea investigação dos distúrbios practo-gnósicos e da linguagem contribuindo para diagnósticos, prognóstico e intervenção terapêutica dos mesmos.

Difere da Avaliação Psicodiagnóstica Psicológica, uma vez que analisa as nuances qualitativamente antes que quantitativamente, o que envolve mudanças sensíveis na investigação quanto ao estabelecimento de um tempo mais flexível para obtenção da resposta do sujeito avaliado. Esta maneira de abordar a investigação Neuropsicológica das funções superiores, é mais complexa, visto que exige a pesquisa das organizações do sistema nervoso como um todo e do cérebro em particular, a fim de realizar um diagnóstico neurodinâmico, consciente, direcionado ao processo e não ao resultado.

O cérebro é separado em metades, os hemisférios cerebrais esquerdo e direito. Nas funções elementares, como a motora e a sensitiva, ocorre o chamado contralateral, isto é, o hemisfério esquerdo coordena o lado direito do corpo, e vice-versa. Os dois hemisférios, porém, não são exatamente iguais. Há certa dominância do hemisfério esquerdo sobre o direito. Os hemisférios são unidos por uma estrutura fibrosa que é o corpo caloso.

No cérebro estão localizados os centros nervosos superiores, de numerosas funções, que servem à integração do ser humano ao meio, entre as quais se encontram:

  • Função da memória
  • Função da inteligência
  • Função sexual
  • Função motilidade voluntária
  • Função da linguagem falada e escrita
  • Função do psiquismo
  • Função da visão
  • Função do olfato
  • Função da audição

Esses diversos centros nervosos cerebrais têm hoje a sua localização precisamente determinada dentro da massa cerebral.

A Avaliação Neuropsicológica ajuda a revelar o substrato neurológico ao qual se vincula uma atividade particular, revela as estruturas gerais que existem em processos psicológicos diferentes e desse modo a Neuropsicologia pode abrir mais uma via para a análise fatorial da atividade mental.

No Instituto Inclusão Brasil – Consultório de Psicologia, Psicopedagogia e Psicanálise realizamos Avaliação Neuropsicológica para crianças e adolescentes.

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

 

Conheça os E-Books

Coleção Escola Inclusiva

Coleção Escola Inclusiva

A Coleção Escola Inclusiva aborda vários temas da educação, elucidando as dúvidas mais frequentes dos professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

PARA QUE SERVE UMA ESCOLA PARA TODOS?

Uma escola que serve a todos os alunos tem que contemplar os seguintes objetivos: “Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação

O QUE SÃO UTOPIAS?

Pensando em nossas angústias, medos, dificuldades diversas, aos quais todos nós estamos passando neste momento de mudança, propomos este texto para pensarmos em nossas igualdades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×