A Neuropsicologia tem como objetivo a investigação do papel de sistemas cerebrais individuais, em formas complexas de atividade cerebral. Seus novos métodos procuram facilitar o diagnóstico tópico, precoce e mais exato, das lesões e ou alterações cerebrais locais, procurando não apenas estabelecer um programa terapêutico e reeducativo, mas também trazer contribuições para compreensão sobre a atividade mental, bem como sobre sua psicodinâmica humana.
Os métodos neuropsicológicos visam o conhecimento da estrutura interna dos processos psicológicos e da conexão interna que os une, procuram realizar uma análise detalhada das alterações que surgem em casos de lesões cerebrais locais, após o que se faz uma tentativa de mostrar a maneira pela qual complexos sistemas de processos psicológicos são perturbados por essas lesões.
O campo da Neuropsicologia é muito complexo quando se observa em crianças, pois devido a progressiva maturação do sistema nervoso, há necessidade de uma consideração específica sobre a fase de desenvolvimento de cada faixa etária.
A Avaliação Neuropsicológica constitui-se numa idônea investigação dos distúrbios practo-gnósicos e da linguagem contribuindo para diagnósticos, prognóstico e intervenção terapêutica dos mesmos.
Difere da Avaliação Psicodiagnóstica Psicológica, uma vez que analisa as nuances qualitativamente antes que quantitativamente, o que envolve mudanças sensíveis na investigação quanto ao estabelecimento de um tempo mais flexível para obtenção da resposta do sujeito avaliado. Esta maneira de abordar a investigação Neuropsicológica das funções superiores, é mais complexa, visto que exige a pesquisa das organizações do sistema nervoso como um todo e do cérebro em particular, a fim de realizar um diagnóstico neurodinâmico, consciente, direcionado ao processo e não ao resultado.
O cérebro é separado em metades, os hemisférios cerebrais esquerdo e direito. Nas funções elementares, como a motora e a sensitiva, ocorre o chamado contralateral, isto é, o hemisfério esquerdo coordena o lado direito do corpo, e vice-versa. Os dois hemisférios, porém, não são exatamente iguais. Há certa dominância do hemisfério esquerdo sobre o direito. Os hemisférios são unidos por uma estrutura fibrosa que é o corpo caloso.
No cérebro estão localizados os centros nervosos superiores, de numerosas funções, que servem à integração do ser humano ao meio, entre as quais se encontram:
- Função da memória
- Função da inteligência
- Função sexual
- Função motilidade voluntária
- Função da linguagem falada e escrita
- Função do psiquismo
- Função da visão
- Função do olfato
- Função da audição
Esses diversos centros nervosos cerebrais têm hoje a sua localização precisamente determinada dentro da massa cerebral.
A Avaliação Neuropsicológica ajuda a revelar o substrato neurológico ao qual se vincula uma atividade particular, revela as estruturas gerais que existem em processos psicológicos diferentes e desse modo a Neuropsicologia pode abrir mais uma via para a análise fatorial da atividade mental.
No Instituto Inclusão Brasil – Consultório de Psicologia, Psicopedagogia e Psicanálise realizamos Avaliação Neuropsicológica online somente para adultos maiores de 18 anos.
Entre em contato comigo por WhatsApp: (13) 991773793
Marina S. R. Almeida
Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
CRP 41029-6
INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
WhatsApp (13) 991773793 ou (13) 34663504
Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
CEP 11310-071
marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
www.institutoinclusaobrasil.com.br
https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
https://www.facebook.com/marina.almeida.9250