Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

Identificar que tipo de ansiedade você está enfrentando pode ser um pouco desafiador, porque a maneira como o corpo reage ao perigo percebido pode ser totalmente diferente em comparação com outra pessoa.

É provável que você tenha ouvido a ansiedade como um termo geral para esse sentimento geral de preocupação, nervosismo ou desconforto. Muitas vezes, é um sentimento que cresce em resposta a um evento que tem um resultado incerto.

Toda pessoa lida com isso uma vez ou outra, porque faz parte da resposta do nosso cérebro a um perigo percebido, mesmo que esse perigo não seja real.

Dito isto, há momentos em que a ansiedade pode se tornar grave e se transformar em ataques de ansiedade que inicialmente parecem administráveis ​​e depois se acumulam gradualmente por algumas horas. Isso é diferente de um ataque de pânico.

A Psicóloga Marina Almeida pode ajudar você, entre em contato para uma consulta diagnóstica e tratamento presencial ou on-line em plataforma segura, abaixo do artigo você encontra as informações.

Estes são alguns dos sintomas mentais e físicos mais comuns da ansiedade

  • Sentimentos de perigo, pânico ou pavor
  • Nervosismo ou inquietação
  • Ritmo cardíaco acelerado
  • Suando
  • Tremores ou calafrios
  • Cansaço ou fraqueza
  • Problemas gastrointestinais
  • Dificuldade em focar
  • Hiperventilação (respiração ofegante)

Também é possível experimentar um ataque de ansiedade e pânico simultaneamente. As estratégias de enfrentamento rápido mencionadas acima também podem ajudar com um ataque de pânico.

Sintomas de um ataque de pânico

  • Medo de morrer
  • Sentindo como se estivesse perdendo o controle
  • Um sentimento de desapego
  • Palpitações cardíacas
  • Falta de ar
  • Dores no peito ou aperto no tórax
  • Náusea
  • Sentindo tonturas
  • Dormência ou formigamento nas extremidades
  • Sentindo calor ou frio

O que causa ansiedade?

Se você perceber que as dicas rápidas não estão funcionando, convém consultar um profissional para obter ajuda. Especialmente se você acredita ter Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e interferir nas atividades de rotina e causar sintomas físicos.

Um profissional de saúde mental pode ajudar a simplificar o processo de identificação de seus gatilhos, mantendo estratégias de longo prazo por meio de terapia comportamental, medicamentos e muito mais.

Por exemplo, se sua ansiedade deriva de um trauma que você experimentou no passado, pode ser útil trabalhar com isso com um terapeuta licenciado. Por outro lado, se a química do cérebro predispõe você à ansiedade crônica, pode ser necessário tomar medicação para gerenciá-la.

A ansiedade pode sempre fazer parte da sua vida, mas não deve ultrapassar o seu dia-a-dia. Mesmo os transtornos de ansiedade mais extremos podem ser tratados para que os sintomas não sejam avassaladores.

Depois de descobrir qual tratamento funciona melhor para você, a vida deve ser muito mais agradável e muito menos assustadora.

O melhor caminho é o tratamento conjunto: psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico para acompanharem sua evolução, melhoras, recaídas e uso adequado dos medicamentos.

A Psicóloga Marina Almeida pode ajudar você, entre em contato para uma consulta diagnóstica e tratamento presencial ou on-line em plataforma segura, abaixo do artigo você encontra as informações.

Fonte: https://www.healthline.com/health/mental-health/how-to-cope-with-anxiety#when-to-see-a-professional

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

CRP 06/41029

Agendamento para consultas: presencial ou consulta on-line (psicoterapia on-line):

WhatsApp (13) 991773793

 INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

(13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

 

Conheça os E-Books

Coleção Escola Inclusiva

Coleção Escola Inclusiva

A Coleção Escola Inclusiva aborda vários temas da educação, elucidando as dúvidas mais frequentes dos professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

ESCOLA DA PONTE

Prof. José Pacheco 1 – Por que a Escola da Ponte existe tal qual ela é? Não será por mero capricho. Foi sendo construída ao

TRANSGÊNEROS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS

Muito se tem falado sobre crianças, adolescentes e adultos transgêneros, na mídia, em vídeos do youtube, facebook, na televisão, em documentários apresentando vários depoimentos de pais e crianças, adolescentes, adultos relatando suas dificuldades, medos, desafios, preconceitos em relação aos conflitos da imagem corporal porque não se identificam com seu corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Conversar Agora