GUIA – ELE É AUTISTA: COMO POSSO AJUDAR NA INTERVENÇÃO

Compartilhe

Ele é autista: como posso ajudar na intervenção?

É um guia para profissionais e pais com crianças com TEA sob intervenção analítico comportamental ao autismo.

A cartilha foi criada pela  Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2018.

Para facilitar a compreensão do público alvo deste material, os princípios abordados serão direcionados, através de exemplos, para o manejo do comportamento de crianças, em especial crianças com diagnóstico de autismo(TEA).

Entretanto esses conceitos podem ser aplicados a qualquer pessoa, independente de faixa etária ou diagnóstico.

Os textos didáticos que você vai encontrar nesta obra terão o objetivo de apresentar informações que possam complementar o atendimento não apenas aquele realizado de forma estruturada, mas também, tornar as diversas situações do dia-dia uma fonte de aprendizado de forma a tornar o comportamento da criança autista mais funcional e independente.

Em outras palavras, você está iniciando agora um conjunto de atividades que têm como objetivo preparar pais e profissionais para lidar melhor com o autismo. Sabemos que os desafios de cuidar e educar uma criança diagnosticada com autismo podem ser muito grandes.

Acreditamos que você gostaria de saber mais a respeito de como lidar melhor com essas crianças. De fato, o autismo ainda não é totalmente compreendido nem pelos cientistas nem por qualquer outro profissional. Por isso, nem sempre há uma resposta clara e precisa, como uma receita, sobre como proceder.

Cuidar de uma criança diagnosticada com autismo requer um aprendizado constante e uma enorme capacidade de comemorar pequenos progressos.

Download do Guia:

BORBA, M. M. C.; BARROS, R. S. Ele é autista: como posso ajudar na intervenção? Um guia para profissionais e pais com crianças sob intervenção analíticocomportamental ao autismo. Cartilha da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2018.

http://abpmc.org.br/arquivos/publicacoes/1521132529400bef4bf.pdf

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

CAUSAS DO BURNOUT AUTISTA

As causas do Burnout Autista podem ser devidas de: Falta de conscientização e acomodações do autismo na escola, no trabalho, na família, nas agências governamentais

O QUE É BULLYING E CIBERBULLYING?

Esse termo bullying não tem um correspondente em português. Em inglês refere-se à atitude de um bully (valentão). Objeto de estudo pela primeira vez na

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×