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O Burnout Autista é a intensa exaustão física, mental ou emocional, muitas vezes acompanhada por uma perda de habilidades, que alguns adultos com autismo experimentam. Muitas pessoas autistas dizem que isso resulta principalmente do efeito cumulativo de ter que navegar em um mundo projetado para pessoas neurotípicas.

Burnout pode afetar especialmente adultos autistas que têm fortes habilidades cognitivas e de linguagem e estão trabalhando ou indo à escola com pessoas neurotípicas.

A primeira etapa é a pessoa autista reconhecer estar em estado de burnout. É um processo que requer autoconsciência e estar preparado e capaz de descrever a fadiga, o estresse e o desespero.

Quem conhece bem a pessoa autista pode perceber os sinais de burnout antes que o autista se conheça. Isso pode ser devido a problemas com interocepção (percepção de estados mentais internos) e negação.

Pode ser necessário orientar e apoiar a pessoa autista, explicar para as pessoas na escola ou no trabalho, os desafios diários vivenciados por uma pessoa autista e as acomodações e ajustes necessários para reduzir o estresse e se recuperar do Burnout Autista.

As expectativas atuais, estilo de vida e ambiente de apoio da pessoa autista precisam ser revistos com uma avaliação de estresse para determinar quais aspectos da vida da pessoa podem ser “reduzidos” para ajudar a restaurar os níveis de energia. Isso pode incluir mudança de empregador, carreira e estilo de vida.

Um psicólogo especializado em autismo pode ajudar a determinar o que esgota e o que restaura os níveis de energia. A restauração de energia pode ser alcançada por atividades como estar na natureza, adquirir conhecimento sobre um interesse especial, um hobby, viajar, sair com amigos, trabalho em tempo parcial, ou home office, mas que compreenda as necessidades reais da pessoa autista e não aceite camuflar o eu real.

Também é preciso encorajar a pessoa autista ser o eu autêntico e explicar ao invés de inibir características autistas.

Em algumas situações será necessário a retirada da pessoa autista da situação estressora e dar tempo de inatividade para recuperação da saúde emocional.

COMO ALIVIAR OU PREVENIR O ESGOTAMENTO AUTISTA E ORIENTAÇÕES DE APOIO:

  • Aceitação e apoio – interagindo com outras pessoas que poderiam aceitá-los como eram, sem necessidade de mascarar ou fingir. Isso pode ser um a um com familiares ou amigos; em um nível comunitário de grupos com culturas de aceitação; ou em nível de pares, especialmente encontrando outras pessoas autistas que poderiam validar suas experiências e oferecer informações e apoio emocional/social a partir da experiência vivida.
  • Ser autista – atender às necessidades autistas, como estimular e passar tempo com interesses intensos e itens de conforto, desmascarar, usar pontos fortes autistas ou fazer as coisas de maneira autista.
  • Apoios formais – receber ajustes razoáveis ​​na escola ou no trabalho, apoio físico como alguém para fornecer mantimentos e apoio à saúde mental.
  • Carga reduzida – tirar folgas, mais pausas, reduzir a atividade social ou outros tipos de atividades mais estressantes.
  • Autodefesa e saúde – aprender a estabelecer limites e expectativas saudáveis dos outros e o que fazer quando os outros não estão respeitando os limites. Aprender a pedir ajuda de uma maneira que os outros possam responder e levar um estilo de vida o mais saudável possível (por exemplo, se exercitar, dormir, comer bem e fazer coisas que os deixavam felizes os ajudaram a sair do esgotamento autista uma vez eles têm energia suficiente para fazê-los).
  • Autoconhecimento – aprender a reconhecer e agir sobre os primeiros sinais de esgotamento autista (por exemplo, cancelando planos sociais para ter mais descanso), ter um diagnóstico de autismo.
  • Buscar ajuda com profissionais de saúde psiquiatra, psicólogo especializados em autismo e compreender os próprios padrões de comportamento e sentimentos.
  • Processamento Sensorial: hiporresponsividade ou hiporresponsividade a certas entradas sensoriais significa que uma pessoa pode estar menos consciente ou mais incomodada por entradas sensoriais do que um indivíduo neurotípico. A terapia de integração sensorial pode melhorar a capacidade do cérebro de receber, filtrar e responder a informações sensoriais, ajudando os pacientes a lidar melhor com as diferenças de processamento sensorial.
  • Funcionamento Executivo: Indivíduos com autismo normalmente têm força em certas áreas do funcionamento executivo e precisam de ajuda em outras, incluindo atenção, memória de trabalho, sequenciamento, inibição, resolução de problemas, raciocínio e flexibilidade. Usando uma variedade de métodos, os terapeutas ocupacionais podem trabalhar para desenvolver essas habilidades ao longo do tempo.

Fontes:

Rose K. An autistic exhaustion. In: The Autistic Lawyer: Autistic People Have Voice. Vol. 2018. https://theautisticadvocate.com/2018/05/an-autistic-burnout/

Boren R. Autistic Burnout: The Cost of Face and Pass. In: Ryan Boren: Neurodivergent not according to Vol. 2018. 2017;  https://boren.blog/2017/01/26/autistic-burnout-the-cost-of-coping-and-passing/

Galam E, Vauloup Soupault C, Bunge L, Buffel du Vaure C, Boujut E, Jaury P. ‘Internal Life’: A longitudinal study of exhaustion, empathy and coping strategies used by French GPs in training. BJGP Open . 2017.

Jane Mantzalas, Amanda L. Richdale, Achini Adikari, Jennifer Lowe and Cheryl Dissanayake.What is Autistic Burnout? A Thematic Analysis of Posts on Two Online Platforms. Autism in Adulthood, March 2022.52-65. http://doi.org/10.1089/aut.2021.0021; Published in Volume: 4 Issue 1: March 9, 2022.

A Psicóloga Marina Almeida é especialista em Transtorno do Espectro Autista. Realizo psicoterapia online ou presencial para pessoas neurotípicas e neurodiversas.

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