Identificar que tipo de ansiedade você está enfrentando pode ser um pouco desafiador, porque a maneira como o corpo reage ao perigo percebido pode ser totalmente diferente em comparação com outra pessoa.
É provável que você tenha ouvido a ansiedade como um termo geral para esse sentimento geral de preocupação, nervosismo ou desconforto. Muitas vezes, é um sentimento que cresce em resposta a um evento que tem um resultado incerto.
Toda pessoa lida com isso uma vez ou outra, porque faz parte da resposta do nosso cérebro a um perigo percebido, mesmo que esse perigo não seja real.
Dito isto, há momentos em que a ansiedade pode se tornar grave e se transformar em ataques de ansiedade que inicialmente parecem administráveis e depois se acumulam gradualmente por algumas horas. Isso é diferente de um ataque de pânico.
A Psicóloga Marina Almeida pode ajudar você, entre em contato para uma consulta diagnóstica e tratamento presencial ou on-line em plataforma segura, abaixo do artigo você encontra as informações.
Estes são alguns dos sintomas mentais e físicos mais comuns da ansiedade
- Sentimentos de perigo, pânico ou pavor
- Nervosismo ou inquietação
- Ritmo cardíaco acelerado
- Suando
- Tremores ou calafrios
- Cansaço ou fraqueza
- Problemas gastrointestinais
- Dificuldade em focar
- Hiperventilação (respiração ofegante)
Também é possível experimentar um ataque de ansiedade e pânico simultaneamente. As estratégias de enfrentamento rápido mencionadas acima também podem ajudar com um ataque de pânico.
Sintomas de um ataque de pânico
- Medo de morrer
- Sentindo como se estivesse perdendo o controle
- Um sentimento de desapego
- Palpitações cardíacas
- Falta de ar
- Dores no peito ou aperto no tórax
- Náusea
- Sentindo tonturas
- Dormência ou formigamento nas extremidades
- Sentindo calor ou frio
O que causa ansiedade?
Se você perceber que as dicas rápidas não estão funcionando, convém consultar um profissional para obter ajuda. Especialmente se você acredita ter Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e interferir nas atividades de rotina e causar sintomas físicos.
Um profissional de saúde mental pode ajudar a simplificar o processo de identificação de seus gatilhos, mantendo estratégias de longo prazo por meio de terapia comportamental, medicamentos e muito mais.
Por exemplo, se sua ansiedade deriva de um trauma que você experimentou no passado, pode ser útil trabalhar com isso com um terapeuta licenciado. Por outro lado, se a química do cérebro predispõe você à ansiedade crônica, pode ser necessário tomar medicação para gerenciá-la.
A ansiedade pode sempre fazer parte da sua vida, mas não deve ultrapassar o seu dia-a-dia. Mesmo os transtornos de ansiedade mais extremos podem ser tratados para que os sintomas não sejam avassaladores.
Depois de descobrir qual tratamento funciona melhor para você, a vida deve ser muito mais agradável e muito menos assustadora.
O melhor caminho é o tratamento conjunto: psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico para acompanharem sua evolução, melhoras, recaídas e uso adequado dos medicamentos.
A Psicóloga Marina Almeida pode ajudar você, entre em contato para uma consulta diagnóstica e tratamento presencial ou on-line em plataforma segura, abaixo do artigo você encontra as informações.
Fonte: https://www.healthline.com/health/mental-health/how-to-cope-with-anxiety#when-to-see-a-professional
Marina S. R. Almeida
Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
Licenciada pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line
CRP 06/41029
Agendamento para consultas: presencial ou consulta on-line (psicoterapia on-line):
WhatsApp (13) 991773793
INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
(13) 34663504
Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
CEP 11310-071
marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
www.institutoinclusaobrasil.com.br
https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/