Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

PARÁBOLA DO BEIJA-FLOR

Em uma antiga e grande floresta, cheia de árvores e plantas, viviam muitas espécies de animais, cada um à sua própria maneira. O verão chegou na floresta e com ele veio a seca, o que começou a provocar incêndios no habitat natural. Como o fogo se espalhava rapidamente, os animais ficavam muito assustados e, tentando salvar as próprias vidas, começavam a fugir.

Todos os animais seguiam a mesma direção, que os levava o mais longe do fogo possível. No entanto, um pequeno beija-flor começou a chamar a atenção, pois voava na direção oposta a todos eles.

O jovem beija-flor voava convicto, cada vez mais para dentro da floresta, até que chegou a um lago que ficava escondido por lá. Então, encheu o seu bico com algumas gotas de água e começou a soltá-la sobre as chamas. Como cabia pouca água em seu bico, ele repetia o processo muitas e muitas vezes. Apesar de causar apenas um pequeno impacto no fogo, ele não desista.

Os outros animais, que também moravam na floresta, leões, girafas, elefantes, pássaros, entre outros, ficaram espantados com tamanha persistência. Para eles, tudo já estava perdido. A única solução era ir embora e recomeçar a vida em um outro lugar.

Depois de um tempo, um dos animais perguntou ao beija-flor:

– O que você está fazendo? Por que você não foge do fogo e tenta salvar sua vida?

O beija-flor, então, olhou para os seus companheiros abandonando o seu lar, respirou por um momento e falou:

– A minha vida está nesta floresta, meu ninho e tudo que eu construí, assim como todos vocês. Não quero que ela seja destruída, e partiria meu coração saber que não fiz nada para tentar salvá-la. Então, eu estou fazendo o que posso para tentar combater esse fogo e salvar o que é importante para mim.

Alguns animais, ainda descrentes do que viam, disseram:

– Mas tudo o que você pode fazer é derrubar algumas gotas de água em todo esse fogo. Isso não serve para nada, você nunca conseguirá apagar o fogo sozinho.

Depois disso, o beija-flor apenas respondeu:

– Pode ser que vocês estejam certos, mas ainda assim não deixarei de fazer a minha parte, e voltou ao lago novamente para buscar mais água.

A determinação do beija-flor em salvar o seu lar tocou cada vez outros animais e eles perceberam que o esforço de um poderia não ser suficiente, mas que se todos trabalhassem juntos, com certeza conseguiriam acabar com o incêndio e salvar a floresta.

Então, todos seguiram rumo ao lago e carregaram a água da forma que puderam. Depois de um longo tempo, combateram todo o fogo e recuperaram o seu lar.

Essa parábola nos ensina o quão importante é a determinação. Muitas vezes passamos por situações que parecem impossíveis de serem resolvidas, e achamos que a escolha mais fácil é fugir, mesmo que isso signifique perder tudo aquilo que temos.

No entanto, na maioria dos casos tudo o que precisamos é apenas uma mudança de perspectiva, um exemplo positivo, amoroso, fraterno que nos ensine a olhar tudo com mais determinação e esperança.

Devemos trabalhar para sermos mais como o beija-flor, dedicando-nos ao que importa e conscientizando outras pessoas a fazerem o mesmo. Se apenas desistirmos quando o caminho fica difícil, nunca conquistaremos nada, nossas vidas serão apenas uma sucessão de falhas.

Use essa parábola como motivação, sempre que se vir preso em uma situação difícil.

Escolha lutar e dedicar-se, dando exemplo para as pessoas ao seu redor. Essa é a atitude de quem consegue vencer os obstáculos na vida.

Este é o meu propósito de vida, tentar sempre, ter determinação, fraternidade, acreditar, manter a esperança amorosa em meu coração!

Alice perguntou: Gato Cheshire… pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?
Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.
Eu não sei para onde ir! – disse Alice.
Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.
(Alice no País das Maravilhas)

Sugiro o documentário: PROPÓSITO

FICHA TÉCNICA: Filme Propósito Título: Propósito Duração: 64 minutos

Canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=yNs5DnwxB7c

Agendamento para consulta presencial ou consulta de psicoterapia on-line:

WhatsApp (13) 991773793

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada no E-Psi pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

CRP 06/41029

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

(13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 – sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Escola Inclusiva

Coleção Escola Inclusiva

A Coleção Escola Inclusiva aborda vários temas da educação, elucidando as dúvidas mais frequentes dos professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

COMPREENDENDO A SEXUALIDADE INFANTIL

A maior parte das pessoas, ao pensar na palavra “sexualidade”, logo se remete ao ato sexual em si e aos aspectos da reprodução. Enquanto o sexo se restringe aos aspectos físicos e biológicos, a sexualidade vai muito além disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×