PERSONAGENS AUTISTAS NA TV, EM SÉREIS E FILMES

Compartilhe

Antes de Dustin Hoffman interpretar Raymond Babbitt em Rain Man de 1988, poucas pessoas fora da comunidade médica já ouviram falar de autismo. Hoje, com uma em cada sessenta e cinco crianças diagnosticadas, é raro encontrar alguém que nunca conheceu uma pessoa autista. Vários programas de TV e romances recentes, incluindo histórias de ficção científica, apresentam personagens autistas – alguns precisos, outros não. 

Deturpar o autismo é perigoso em dois níveis. Primeiro, o autismo tem um estigma histórico que está finalmente se desgastando. Retratar pessoas autistas de forma imprecisa pode perpetuar mal-entendidos, bem como criar obstáculos ao apoio e financiamento dos serviços.

Em segundo lugar, ao contrário de Raymond Babbitt, a maioria dos autistas são leitores ávidos, e muitos também são escritores. Fantasia e ficção científica costumam ser gêneros preferidos para leitores autistas, que precisam de representação e voz precisas nos livros tanto quanto qualquer outro grupo marginalizado.

Noções básicas de autismo

O termo “autismo” foi cunhado pela primeira vez por Leo Kanner em 1943 para descrever os comportamentos repetitivos e autodirigidos que ele observou em onze meninos que tinham habilidades de linguagem pobres. Um ano depois, Hans Asperger descreveu crianças que apresentavam comportamentos autistas, mas tinham QI não verbal alto e vocabulário avançado.

Durante décadas, o Transtorno Autista e o Transtorno de Asperger foram vistos como dois transtornos separados. Não seria até 2012 que os termos seriam eliminados, substituídos por um termo comum: Transtorno do Espectro Autista.

O espectro do autismo pode variar muito, desde indivíduos que não são verbais e indiferentes até aqueles que são geniais e engajados socialmente. No entanto, indivíduos autistas compartilham certas características, conforme descrito no DSM 5 – Manual de Estatísticas de Diagnóstico, 5ª Edição, e atualmente na CID-11 – Classificação Internacional de Doenças Mentais, 11ª. Edição, janeiro de 2022 e atualmente considerado Transtorno do Espectro Autista, com níveis de funcionamento e apoio.

Autistas lutam com a reciprocidade social. Isso não significa que todos eles evitem interações sociais. Muitos são bastante amigáveis. Mas eles têm problemas com a natureza do vai-e-vem da interação e da conversa. Tende a ser unilateral, muitas vezes fazendo com que pareçam egocêntricos. Eles têm dificuldade em manter contato visual, seguir convenções sociais e desenvolver relacionamentos.

Autistas podem ter problemas com a linguagem falada, especialmente a linguagem não literal, mas onde eles realmente lutam é a linguagem não falada – expressões faciais, gestos, dicas sociais. Suas próprias expressões podem parecer monótonas ou inadequadas, e podem ser animadas, mas não descritivas com as mãos. Eles podem parecer socialmente desajeitados.

Autistas exibem alguma forma de rigidez cognitiva e repetitividade. Isso pode significar problemas com mudanças e insistência na mesmice, perseverança em assuntos ou eventos específicos, fala ou movimentos repetitivos e resposta excessiva ou insuficiente às informações sensoriais. Embora esses comportamentos sejam os que a maioria das pessoas considera “autistas”, eles são, na verdade, os menos específicos do autismo, pois indivíduos altamente ansiosos geralmente têm comportamentos semelhantes.

Equívocos do autismo e como evitá-los

Quando as pessoas ouvem o termo “autista”, muitos pensam em Raymond Babbitt, o personagem homônimo de Rain Man. Raymond fazia parte de um grupo raro de indivíduos conhecidos como “savants”. 

Savants exibem habilidade extrema em uma ou duas áreas, como matemática ou habilidade musical, enquanto são deficientes intelectuais. Você deve se lembrar que Raymond podia contar cartas no blackjack, mas não sabia qual custava mais: um carro ou uma barra de chocolate.

O autismo é essencialmente uma aprendizagem desigual. As crianças autistas geralmente se destacam na memorização, mas lutam com a resolução de problemas e o raciocínio. Sua maneira de pensar é muitas vezes diferente. Eles podem abordar um problema conectando padrões em que uma pessoa típica tentaria raciocinar verbalmente. Eles podem se lembrar de todos os detalhes sobre a Guerra Civil, mas lutam para explicar por que a guerra ocorreu. Sem intervenção e apoio, essas diferenças podem se tornar mais pronunciadas ao longo do tempo.

Hoje, apenas 30% das pessoas autistas são deficientes intelectuais (QI inferior a 70), de acordo com o Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade de 2018 do CDC. Na verdade, muitos são altamente inteligentes. Além disso, ao contrário do que a ficção popular, como The Good Doctor, da ABC, quer fazer você acreditar, a maioria dos autistas não são sábios. Eles podem ser muito bons no que fazem e provavelmente são apaixonados por isso, mas não têm poderes mágicos. Eles querem ser aceitos por quem são, não pelo que podem fazer.

Muitas vezes na ficção, os personagens autistas são retratados como algo digno de pena, em vez de alguém. Eles são os primeiros a morrer quando a tragédia acontece. Eles são os fardos que pesam sobre o protagonista. Eles são alvos involuntários de piadas (“Ah, ele fez algo autista de novo!”). Ou eles são considerados inestimáveis, a menos que tenham algum talento único.

Escrevendo personagens autistas realistas

Indivíduos autistas são pessoas reais, com pensamentos, sentimentos e desejos como todos os outros. Cada um é um indivíduo único. Eles têm valor além de algum talento ou superpoder extraordinário. Embora muitos tenham dificuldade em lidar com a mudança, eles têm a capacidade de crescer e se desenvolver como todos os outros. O que significa que eles podem ter arcos de personagens bastante interessantes, especialmente quando confrontados com algo novo que perturba seu mundo.

Os autistas são frequentemente retratados como desconectados do “mundo real”, desligados e isolados. Como resultado, os leitores perdem a compreensão de seus pensamentos e motivos internos. Mas o oposto é realmente verdade. As pessoas autistas são muitas vezes superconscientes e sobrecarregadas pelas informações sensoriais implacáveis ​​do mundo, mas suas respostas variam muito. Alguns podem se incomodar com barulhos altos, enquanto outros não se importam com eles. Alguns podem não querer ser tocados, enquanto outros anseiam por afeto. Como escritor, é importante pensar sobre o que torna seu personagem único e como essas qualidades influenciam a história.

Uma das melhores maneiras de mostrar o mundo interior do seu personagem autista é através da perspectiva em primeira pessoa. O exemplo, mais conhecido é The Curious Incident of the Dog in the Night-Time, de Mark Haddon, que conta a história através dos olhos de Christopher Boone, até os números dos capítulos usando apenas números primos. Christopher não é um narrador confiável, pois sua ênfase em detalhes tangíveis faz com que ele perca as pistas socioemocionais sobre o papel de seus pais no mistério que ele está tentando resolver. Isso adiciona um elemento intrigante à história enquanto permite que Christopher cresça emocionalmente.

Um exemplo mais recente é The Speed of Dark, de Elizabeth Moone, em que Lou Arrendale descreve como e por que ele se comporta de determinada maneira. Ele reconhece como as pessoas neurotípicas o veem e seus sentimentos sobre isso: “O que quero dizer é que eu sei o que eu gosto e quero, e ela não, e eu não quero gostar ou querer o que ela quer que eu goste ou queira”. O leitor entende e aprecia como Lou pensa e sente e, portanto, se preocupa o suficiente com ele para querer que ele tenha sucesso.

A maioria dos personagens autistas na ficção são homens brancos. Embora o autismo seja mais comum em meninos, há muitas meninas autistas. O autismo é comum em todo o mundo e afeta todas as raças, etnias e níveis socioeconômicos  Um ator que deseja romper com o bando deve procurar a diversidade de uma maneira que se encaixe na história. Que tal um autista LGBTQ+? Sim, eles existem. Não, não há muitas histórias sobre eles, e eles precisam desesperadamente se ver representados na ficção.

Por fim, é importante que o autor considere cuidadosamente o objetivo do personagem autista. Muitas vezes, na ficção, é para ser “curado”, ou pelo menos para se tornar menos autista. Outra opção, um pai é o personagem principal, procurando desesperadamente por uma cura para seu filho autista, que serve como pouco mais do que um veículo para a jornada dos pais para a autorrealização.

Os autistas veem o autismo como parte de seu ser. Em vez de serem chamados de “pessoas com autismo”, o que implica que eles têm uma doença que precisa ser corrigida, eles preferem ser chamados de “pessoas autistas” ou “autistas”. Temple Grandin, um conhecido autor autista e tema do filme homônimo da HBO, disse uma vez: “Se eu pudesse estalar os dedos e não ser autista, eu não seria. O autismo é parte do que eu sou.”

Os autistas querem ser aceitos. Eles querem ter sucesso. Eles querem aprender. Ou talvez eles só queiram lutar contra um dragão ou explorar um novo planeta.

Fonte: http://dankoboldt.com/autism-misconceptions-fiction/

A Psicóloga Marina Almeida é especialista em Transtorno do Espectro Autista. Realizo psicoterapia online ou presencial para pessoas neurotípicas e neurodiversas.

Realizo avaliação neuropsicológica online e presencial para diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista em Adultos e TDAH.

Agende uma consulta no WhatsApp (13) 991773793.

Marina S. R. Almeida – CRP 06/41029

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada no E-Psi pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

WhatsApp (13) 991773793

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Rua Jacob Emmerich, 365 – sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Instagram:

@institutoinclusaobrasil

@psicologamarinaalmeida

@autismoemadultos_br

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×