O QUE É PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA E PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA PSICODINÂMICA

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

A psicoterapia psicanalítica e psicoterapia psicanalítica psicodinâmica baseiam-se em teorias e práticas da psicologia analítica e da psicanálise.

É um processo terapêutico que ajuda os pacientes a entender e resolver seus problemas, aumentando a consciência de seu mundo interior e sua influência sobre os relacionamentos passados e presentes. Diferencia-se da maioria das outras terapias no sentido de uma mudança profundamente sentida na personalidade e no desenvolvimento emocional.

A psicoterapia psicanalítica e psicodinâmica visa ajudar as pessoas com transtornos psicológicos sérios a compreender e mudar problemas emocionais e de relacionamento complexos, profundos e, muitas vezes, inconscientemente, reduzindo os sintomas e aliviando o sofrimento. No entanto, o seu papel não se limita apenas àqueles com problemas de saúde mental. Muitas pessoas que experimentam uma perda de significado em suas vidas ou que buscam um maior senso de realização podem ser ajudadas pela psicoterapia psicanalítica ou psicodinâmica.

Às vezes, as pessoas procuram ajuda por motivos específicos, como distúrbios alimentares, condições psicossomáticas, comportamento obsessivo ou ansiedades fóbicas. Outras vezes, a ajuda é buscada por causa de sentimentos subjacentes mais gerais de depressão ou ansiedade, dificuldades de concentração, insatisfação no trabalho ou incapacidade de formar relacionamentos satisfatórios. Pode beneficiar adultos, crianças e adolescentes. Pode ajudar crianças que têm dificuldades emocionais e comportamentais evidentes em casa ou na escola.

Estes podem incluir problemas de personalidade, depressão, dificuldades de aprendizagem, fobias escolares, distúrbios alimentares ou do sono.

Psicoterapia psicanalítica ou psicodinâmica fornece um tratamento eficaz para uma série de distúrbios psicológicos, tanto como um tratamento em si e como um complemento para outras formas de tratamento.

Pode contribuir significativamente para a saúde física e mental do paciente, para sua sensação de bem-estar e para sua capacidade de gerenciar suas vidas com mais eficácia.

Se a psicoterapia psicanalítica ou psicodinâmica é o tratamento de escolha para um indivíduo em particular depende de uma variedade de fatores.

Muitas vezes é útil ter uma ou mais consultas preliminares com um psicoterapeuta experiente antes de decidir se a psicoterapia psicanalítica é um tratamento apropriado para a pessoa em questão.

Ocasionalmente, o tratamento pode ser de curta duração, mas, de um modo geral, a psicoterapia psicanalítica é considerada como um tratamento de longo prazo, envolvendo considerável comprometimento tanto do paciente quanto do terapeuta.

A relação com o terapeuta é um elemento crucial na terapia.

O terapeuta oferece um ambiente confidencial e privado que facilita um processo em que padrões inconscientes do mundo interior do paciente se refletem na relação do paciente com o terapeuta (transferência).

Esse processo ajuda os pacientes a identificar gradualmente esses padrões e, ao se tornarem conscientes deles, a desenvolver a capacidade de compreendê-los e modificá-los.

Entre em contato comigo e agende uma entrevista: 

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504  

Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Escola Inclusiva

Coleção Escola Inclusiva

A Coleção Escola Inclusiva aborda vários temas da educação, elucidando as dúvidas mais frequentes dos professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

TEORIAS SOBRE ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO

Artigo de Dóra Cortat Simonetti * ABAHSD – Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotados ALTAS HABILIDADES : REVENDO CONCEPÇÕES E CONCEITOS Resumo : Apesar de documentos

A METÁFORA DO ESPELHO DO ROSTO MATERNO

A metáfora do espelho do rosto materno reveste um papel de destaque e uma função decisiva no processo da constituição do self da criança. Refletir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×