MODELO JASPER – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Compartilhe

Modelo JASPER significa, The Joint Attention, Symbolic Play, Engagement e Regulation ou seja, Atenção Compartilhada, Brincar Simbólico, Engajamento e Regulação.

O modelo JASPER é uma abordagem terapêutica baseada em uma combinação de princípios de desenvolvimento e comunicação, desenvolvido pela Dra. Connie Kasari na UCLA.

Centra-se em os fundamentos da comunicação social (atenção conjunta, imitação e brincadeira) e usos estratégias naturalísticas para melhorar a frequência, fluência e complexidade da comunicação social.

Nesse método, os cuidadores treinavam ativamente as atividades cotidianas das crianças, como regar as plantas, cuidar da aparência e ajudar na lavanderia. A intervenção seguiu o tratamento do Programa JASPER (atenção conjunta, jogo simbólico, engajamento e regulação). 

Um estudo comparativo, randomizado e multisite baseado neste método foi realizado em 2014 em um número significativo de crianças com poucos recursos que têm TEA. 

Neste estudo, 112 famílias foram designadas aleatoriamente para intervenção e as crianças foram avaliadas quanto às habilidades de comunicação social pré e pós-tratamento e acompanhadas por até três meses.

Os resultados mostraram uma melhora significativa nos resultados de engajamento e atenção conjunta, jogo simbólico. A limitação para este tipo de intervenção é que sem suporte ativo aos cuidadores existe uma dificuldade para dar continuidade às intervenções. Dessa forma, Jasper é uma ação fundamentada e baseada em práticas de jogos e brincadeiras, estimulando-as a interagirem com o terapeuta e outras crianças também.

O objetivo desse tratamento é melhorar as habilidades sociais e de comunicação da pessoa com TEA. O método foi pensado para ser aplicado com facilidade por terapeutas e educadores treinados, tornando os tratamentos para o TEA
mais acessíveis principalmente para as famílias de baixa renda.

O foco em comunicação social e brincar simbólico são trabalhados a partir de uma abordagem naturalista e comportamental.

Não realizo capacitação e ou cursos online do Método Jasper.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Psicóloga Clínica, Escolar e Neuropsicóloga Marina Almeida, oferece supervisão clínica para profissionais psicólogos, neuropsicólogos e psicopedagogos, para avaliação de rastreio de transtorno do espectro autista em crianças, adolescentes e adultos.

Realizo avaliação neuropsicológica online ou presencial para transtorno do espectro autista em adultos.

Entre em contato pelo WhatsApp (13) 991773793.

Fonte: https://www.jetsstudy.org/jasper

Agendamento para consulta presencial ou consulta de psicoterapia on-line:

WhatsApp (13) 991773793

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada no E-Psi pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

CRP 06/41029

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

(13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 – sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

PARA QUE SERVE UMA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Você foi informado de que seu filho precisa de uma avaliação neuropsicológica ou de testes neuropsicológicos? Essa sugestão pode ter sido do neurologista, psiquiatra, professor,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×