MODELO JASPER – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

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Modelo JASPER significa, The Joint Attention, Symbolic Play, Engagement e Regulation ou seja, Atenção Compartilhada, Brincar Simbólico, Engajamento e Regulação.

O modelo JASPER é uma abordagem terapêutica baseada em uma combinação de princípios de desenvolvimento e comunicação, desenvolvido pela Dra. Connie Kasari na UCLA.

Centra-se em os fundamentos da comunicação social (atenção conjunta, imitação e brincadeira) e usos estratégias naturalísticas para melhorar a frequência, fluência e complexidade da comunicação social.

Nesse método, os cuidadores treinavam ativamente as atividades cotidianas das crianças, como regar as plantas, cuidar da aparência e ajudar na lavanderia. A intervenção seguiu o tratamento do Programa JASPER (atenção conjunta, jogo simbólico, engajamento e regulação). 

Um estudo comparativo, randomizado e multisite baseado neste método foi realizado em 2014 em um número significativo de crianças com poucos recursos que têm TEA. 

Neste estudo, 112 famílias foram designadas aleatoriamente para intervenção e as crianças foram avaliadas quanto às habilidades de comunicação social pré e pós-tratamento e acompanhadas por até três meses.

Os resultados mostraram uma melhora significativa nos resultados de engajamento e atenção conjunta, jogo simbólico. A limitação para este tipo de intervenção é que sem suporte ativo aos cuidadores existe uma dificuldade para dar continuidade às intervenções. Dessa forma, Jasper é uma ação fundamentada e baseada em práticas de jogos e brincadeiras, estimulando-as a interagirem com o terapeuta e outras crianças também.

O objetivo desse tratamento é melhorar as habilidades sociais e de comunicação da pessoa com TEA. O método foi pensado para ser aplicado com facilidade por terapeutas e educadores treinados, tornando os tratamentos para o TEA
mais acessíveis principalmente para as famílias de baixa renda.

O foco em comunicação social e brincar simbólico são trabalhados a partir de uma abordagem naturalista e comportamental.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Psicóloga Clínica, Escolar e Neuropsicóloga Marina Almeida, oferece supervisão clínica para profissionais psicólogos, neuropsicólogos e psicopedagogos, para avaliação de rastreio de transtorno do espectro autista em crianças, adolescentes e adultos.

Realizo avaliação neuropsicológica online ou presencial para transtorno do espectro autista em adultos.

Entre em contato pelo WhatsApp (13) 991773793.

Fonte: https://www.jetsstudy.org/jasper

Agendamento para consulta presencial ou consulta de psicoterapia on-line:

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Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada no E-Psi pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

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