MÉTODOS INSTRUCIONAIS ABA – ALUNOS COM AUTISMO

Compartilhe

Os métodos instrucionais ABA (Applied Behavior Analysis) de treinamento experimental discreto, treinamento de resposta central e rotinas funcionais de ensino formam a base instrucional destes programas educacionais para crianças jovens e adultos com autismo.

The Links Curriculum (Linking Assessment and Instruction for Independence) é um currículo baseado em evidências, abrangente e baseado na web para ensinar alunos do ensino fundamental, médio e pós-secundário com autismo e outras deficiências de desenvolvimento a serem independentes na escola, comunidade e vocacional rotinas.

O Currículo dos Links inclui planos de aula detalhados, materiais de suporte visual, sistemas de dados e avaliação. Links também apresenta atividades acadêmicas, em pequenos grupos e independentes. Links é projetado para promover a independência do aluno em ambientes naturais. 

O sistema online do Links utiliza uma avaliação de habilidades baseada no currículo e uma avaliação de rotina observada (ORA) para identificar as áreas-alvo para instrução. Rotinas de análise de tarefas de links podem ser individualizadas para atender às necessidades de cada aluno. Os planos de aulas de escola, comunidade e vocacionais do Links fornecem ao pessoal de ensino as ferramentas necessárias para ensinar habilidades individuais e independência nas rotinas diárias.

O Programa STAR (Strategies for Teaching Based on Autism Research, Arick, Loos, Falco, Krug, 2015) ensina crianças com autismo as habilidades críticas identificadas pelo National Research Council de 2001 e usa muitas das práticas baseadas em evidências identificadas no   National Relatório de Padrões  e Relatório Nacional de Desenvolvimento Profissional de 2014.

O Programa STAR é o único currículo que foi validado por vários testes independentes de controle aleatório (incluindo IES e NIH Grants) no mercado hoje.

O Programa STAR inclui planos de aula detalhados, materiais de ensino, sistemas de dados e uma avaliação baseada no currículo para o ensino nas seis áreas curriculares de linguagem receptiva, linguagem expressiva, linguagem espontânea, rotinas funcionais, acadêmicos e habilidades lúdicas e sociais.

Benefícios:

  • Usa práticas instrucionais baseadas em evidências
  • É validado por pesquisa
  • É baseado em ABA
  • Fornece uma avaliação abrangente baseada no currículo e documenta o progresso nos IEPs
  • Está alinhado aos Padrões Estaduais de Núcleo Comum
  • É comprovadamente eficaz em escolas públicas
  • Atende às necessidades individuais dos alunos em vários níveis de desenvolvimento
  • Os materiais abrangentes incluem o manual do programa, planos de aula e materiais manipuláveis ​​prontos para usar, cartões com fotos e outras ferramentas de instrução

O Programa de Educação e Enriquecimento de Habilidades Relacionais (PEERS®) é mundialmente conhecido por fornecer tratamento de habilidades sociais baseado em evidências para pré-escolares, adolescentes e jovens adultos com transtorno do espectro do autismo (TEA), transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH), ansiedade, depressão e outros problemas socioemocionais.

Desenvolvido pela primeira vez na UCLA pelo diretor da clínica PEERS®, Dra. Elizabeth Laugeson, o programa se expandiu para locais nos Estados Unidos, foi traduzido para mais de uma dúzia de idiomas e é usado em mais de 80 países em todo o mundo.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Psicóloga Clínica, Escolar e Neuropsicóloga Marina Almeida, oferece supervisão clínica para profissionais psicólogos, neuropsicólogos e psicopedagogos, para avaliação de rastreio de transtorno do espectro autista em crianças, adolescentes e adultos.

Realizo avaliação neuropsicológica online ou presencial para transtorno do espectro autista em adultos.

Fontes:

https://starautismsupport.com/curriculum/links-curriculum

https://starautismsupport.com/curriculum/star-program

https://www.theseattleclinic.com/peers

Entre em contato pelo WhatsApp (13) 991773793.

Agendamento para consulta presencial ou consulta de psicoterapia on-line:

WhatsApp (13) 991773793

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada no E-Psi pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

CRP 06/41029

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

(13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 – sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

PARA QUE SERVE UMA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Você foi informado de que seu filho precisa de uma avaliação neuropsicológica ou de testes neuropsicológicos? Essa sugestão pode ter sido do neurologista, psiquiatra, professor,

ESTEREOTIPIAS OU TIQUES E AGORA?

As estereotipias estão incluídas nos distúrbios hipercinéticos do movimento, ou seja, devido ao excesso de movimento, que incluem: tiques, tremor, mioclonia, atetose, coreia, distonia e

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×