Os métodos instrucionais ABA (Applied Behavior Analysis) de treinamento experimental discreto, treinamento de resposta central e rotinas funcionais de ensino formam a base instrucional destes programas educacionais para crianças jovens e adultos com autismo.
The Links Curriculum (Linking Assessment and Instruction for Independence) é um currículo baseado em evidências, abrangente e baseado na web para ensinar alunos do ensino fundamental, médio e pós-secundário com autismo e outras deficiências de desenvolvimento a serem independentes na escola, comunidade e vocacional rotinas.
O Currículo dos Links inclui planos de aula detalhados, materiais de suporte visual, sistemas de dados e avaliação. Links também apresenta atividades acadêmicas, em pequenos grupos e independentes. Links é projetado para promover a independência do aluno em ambientes naturais.
O sistema online do Links utiliza uma avaliação de habilidades baseada no currículo e uma avaliação de rotina observada (ORA) para identificar as áreas-alvo para instrução. Rotinas de análise de tarefas de links podem ser individualizadas para atender às necessidades de cada aluno. Os planos de aulas de escola, comunidade e vocacionais do Links fornecem ao pessoal de ensino as ferramentas necessárias para ensinar habilidades individuais e independência nas rotinas diárias.
O Programa STAR (Strategies for Teaching Based on Autism Research, Arick, Loos, Falco, Krug, 2015) ensina crianças com autismo as habilidades críticas identificadas pelo National Research Council de 2001 e usa muitas das práticas baseadas em evidências identificadas no National Relatório de Padrões e Relatório Nacional de Desenvolvimento Profissional de 2014.
O Programa STAR é o único currículo que foi validado por vários testes independentes de controle aleatório (incluindo IES e NIH Grants) no mercado hoje.
O Programa STAR inclui planos de aula detalhados, materiais de ensino, sistemas de dados e uma avaliação baseada no currículo para o ensino nas seis áreas curriculares de linguagem receptiva, linguagem expressiva, linguagem espontânea, rotinas funcionais, acadêmicos e habilidades lúdicas e sociais.
Benefícios:
- Usa práticas instrucionais baseadas em evidências
- É validado por pesquisa
- É baseado em ABA
- Fornece uma avaliação abrangente baseada no currículo e documenta o progresso nos IEPs
- Está alinhado aos Padrões Estaduais de Núcleo Comum
- É comprovadamente eficaz em escolas públicas
- Atende às necessidades individuais dos alunos em vários níveis de desenvolvimento
- Os materiais abrangentes incluem o manual do programa, planos de aula e materiais manipuláveis prontos para usar, cartões com fotos e outras ferramentas de instrução
O Programa de Educação e Enriquecimento de Habilidades Relacionais (PEERS®) é mundialmente conhecido por fornecer tratamento de habilidades sociais baseado em evidências para pré-escolares, adolescentes e jovens adultos com transtorno do espectro do autismo (TEA), transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH), ansiedade, depressão e outros problemas socioemocionais.
Desenvolvido pela primeira vez na UCLA pelo diretor da clínica PEERS®, Dra. Elizabeth Laugeson, o programa se expandiu para locais nos Estados Unidos, foi traduzido para mais de uma dúzia de idiomas e é usado em mais de 80 países em todo o mundo.
Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Psicóloga Clínica, Escolar e Neuropsicóloga Marina Almeida, oferece supervisão clínica para profissionais psicólogos, neuropsicólogos e psicopedagogos, para avaliação de rastreio de transtorno do espectro autista em crianças, adolescentes e adultos.
Realizo avaliação neuropsicológica online ou presencial para transtorno do espectro autista em adultos.
Fontes:
https://starautismsupport.com/curriculum/links-curriculum
https://starautismsupport.com/curriculum/star-program
https://www.theseattleclinic.com/peers
Entre em contato pelo WhatsApp (13) 991773793.
Agendamento para consulta presencial ou consulta de psicoterapia on-line:
WhatsApp (13) 991773793
Marina S. R. Almeida
Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
Licenciada no E-Psi pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line
CRP 06/41029
INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
(13) 34663504
Rua Jacob Emmerich, 365 – sala 13 – Centro – São Vicente-SP
CEP 11310-071
marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
www.institutoinclusaobrasil.com.br
https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/