LIVRO EDUCAÇÃO, NEURODIVERSIDADE & SAÚDE – Volumes 1 e 2 – PDF gratuito

Compartilhe

É com grande entusiasmo que apresentamos o segundo volume da série “Educação, Neurodiversidade e Saúde: Políticas, Contextos e Práticas Inclusivas”. Este volume se concentra nos eixos temáticos “Neurodiversidade: Contextos e Práticas Inclusivas” e “Educação, Contextos e Práticas”, proporcionando uma exploração aprofundada das práticas inclusivas e das dinâmicas educacionais que envolvem a neurodiversidade.

O livro está organizado em dois eixos, contendo sete de capítulos que abordam questões cruciais para a promoção de uma educação inclusiva e equitativa. A primeira parte, dedicada à “Neurodiversidade: Contextos e Práticas Inclusivas”, destaca a importância de práticas inclusivas em diversos contextos educacionais e sociais. Os textos exploram desde a inclusão de alunos com necessidades especiais em salas de recursos multifuncionais até a inserção de indivíduos neurodivergentes no mercado de trabalho. Reflexões sobre a educação inclusiva na contemporaneidade e análises de discursos sobre representatividade étnico-racial enriquecem a discussão sobre a neurodiversidade. Esta parte também abrange a importância de práticas inclusivas em educação física, marketing inclusivo, e o papel da psicanálise na compreensão da diversidade de gênero.

A segunda parte do volume aborda “Educação, Contextos e Práticas”, examinando a educação em diversos contextos e oferecendo análises e estudos de caso que destacam práticas educativas inovadoras e desafios contemporâneos. Desde a importância da consciência fonológica na alfabetização até a gestão de qualidade em bibliotecas universitárias, os textos oferecem uma visão ampla das práticas educacionais.

Este volume, através de suas análises técnicas e reflexões críticas, oferece uma contribuição significativa para a compreensão e implementação de práticas inclusivas na educação. Esperamos que este trabalho inspire educadores, pesquisadores e profissionais a promover uma educação que respeite e valorize a diversidade neurocognitiva. Convidamos os leitores a mergulharem nesta leitura rica e transformadora, que certamente contribuirá para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.

Boa leitura!

Eunice Nóbrega Portela

Doutora em Educação

Universidade Federal de Brasília

ÍNDICE

NEURODIVERSIDADE: CONTEXTOS E PRÁTICAS INCLUSIVAS

TRABALHO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA:

MARCOS HISTÓRICOS………………………………………………………………….10

Carolina Votto Silva

Antonio Reis de Sá Junior

A INCLUSÃO ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA………..24

Bruna Beatriz da Rocha

Rebeca Freitas Ivanicska

UMA ANÁLISE DO PAPEL DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA

EM CONTEXTO RONDONIENSE……………………………………………………30

Josué Pereira dos Santos

Jacqueline Lidiane de Souza Prais

INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO:

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DA

PESSOA AUTISTA…………………………………………………………………………43

Larissa Argenta Ferreira de Melo

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CONTEMPORANEIDADE:

NOTAS E REFLEXÕES A PARTIR DA VIVÊNCIA DE

COTIDIANOS ESCOLARES……………………………………………………………54

Ailton Batista de Albuquerque Junior (Roinuj Tamborindeguy)

Gabriel Silveira Pereira

NEURODIVERSIDADE E MARKETING INCLUSIVO:

PROMOVENDO A INCLUSÃO E A VALORIZAÇÃO DA NEURODIVERSIDADE………………………………………………………………….63

Samara Maria Michelim

TUDO BEM, SER DIFERENTE:

ABRAÇANDO A DIVERSIDADE E PROMOVENDO A INCLUSÃO……74

Débora Jesus de Queiroz

DISCURSOS SOBRE REPRESENTATIVIDADES ÉTNICO-RACIAIS

EM UM LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE

DIÁLOGOS COM O PENSAMENTO DECOLONIAL…………………………90

Joice Darlene de Melo

Francisco Fernandes Ladeira

Vicente de Paula Leão

ESTUDOS E PESQUISAS EM GÊNERO E SEXUALIDADE:

REFLEXÕES SOBRE INTERSECCIONALIDADE, GÊNERO,

SEXUALIDADE E IDENTIDADE…………………………………………………..100

Marina da Silveira Rodrigues Almeida

PSICANÁLISE CONTEMPORÂNEA E A COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE DE GÊNERO…………………………………………………………117

Marina da Silveira Rodrigues Almeida

CONCEPÇÕES SOBRE OS ASPECTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL……130

Aline Steiner Sutil Cenci

TECNOLOGIAS: EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNDO VIRTUAL (PARTE 1) ……………………..144

Ana Paula Mesquita

Erick Miranda Mesquita

Manuela Tenorio

Márcia Amanda da Silva Pereira

Simone Helen Drumond Ischkanian

TECNOLOGIAS: EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNDO VIRTUAL (PARTE 2)……………………..159

Ana Paula Mesquita

Erick Miranda Mesquita

Manuela Tenorio

Márcia Amanda da Silva Pereira

Simone Helen Drumond Ischkanian

Baixar PDF do volume 2:

https://www.editoraschreiben.com/livros/educa%C3%A7%C3%A3o%2C-neurodiversidade-e-sa%C3%BAde%3A-pol%C3%ADticas%2C-contextos-e-pr%C3%A1ticas-inclusivas—volume-ii

Baixar PDF do volume 1:

https://www.editoraschreiben.com/livros/educa%C3%A7%C3%A3o%2C-neurodiversidade-e-sa%C3%BAde%3A-pol%C3%ADticas%2C-contextos-e-pr%C3%A1ticas-inclusivas—volume-i

A Psicóloga e Neuropsicóloga Marina da Silveira Rodrigues Almeida é especialista em Transtorno do Espectro Autista em homens e mulheres.

Realizo psicoterapia online ou presencial para pessoas neurotípicas e neurodiversas.

Realizo avaliação neuropsicológica online para diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista em Adultos e TDAH.

Agende uma consulta no WhatsApp +55 (13) 991773793.

Marina da Silveira Rodrigues Almeida – CRP 06/41029

WhatsApp (13) 991773793

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Rua Jacob Emmerich, 365 – sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

Instagram:

@institutoinclusaobrasil

@psicologamarinaalmeida

@autismoemadultos_br

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

DICAS ÚTEIS PARA DETECTAR DISLEXIA

Velocidade da leitura Muitos disléxicos aprenderam a ler de maneira ortográfica – letra por letra – e isso os torna leitores lentos. Na leitura de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×