ESTILOS DE APRENDIZAGEM E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Compartilhe

Pelo paradigma da inclusão, oferecemos uma educação de qualidade sem excluir nenhum aluno, atendemos a diversidade humana presente no mesmo espaço escolar e, para isso, respondemos ao estilo de aprendizagem e às múltiplas inteligências de cada aluno.

É, portanto, imprescindível valorizarmos a nossa crença de que “Todos poderão aprender se acolhermos os diferentes estilos de aprendizagem e as inteligências múltiplas de cada aluno”.

Os estilos de aprendizagem são o modo como cada um de nós aprende melhor e as inteligências múltiplas constituem as habilidades que podemos utilizar para aprender qualquer coisa e realizar nossos objetivos. Há uma estreita relação entre estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas.

Segundo Gardner (1994), a teoria das inteligências múltiplas sugere abordagens de ensino que se adaptam às ‘potencialidades’ individuais de cada aluno, assim como à modalidade pela qual cada um pode aprender melhor (citado por Schaffner & Buswell in Stainback & Stainback, 1999, p. 81).

Na postura tradicional, diagnóstica, em que se busca saber quais são as dificuldades dos alunos, o professor fica na maioria das vezes sem saber quais estratégias de ensino utilizar diante de tantas limitações.

Já com a postura inclusiva, procurando saber quais são as habilidades e identificando o estilo de aprendizagem e as inteligências múltiplas de cada aluno, o professor encontra bastante espaço para garantir o sucesso dos alunos nas atividades escolares.

As modalidades pelas quais as pessoas aprendem melhor constituem os estilos de aprendizagem, que são os seguintes:

PELO ESTILO DE APRENDIZAGEM

A PESSOA APRENDE

1.Visual vendo, olhando, observando
2. Auditivo ouvindo
3. Cinestésico com estímulos táteis, movimentos corporais
4. Artístico desenhando, pintando, cantando, dramatizando
Visual-auditivo 1 + 2
Visual-cinestésico 1 + 3
Visual-artístico 1 + 4
Auditivo-cinestésico 2 + 3
Auditivo-artístico 2 + 4
cinestésico-artístico 3 + 4
Visual-auditivo-cinestésico 1 + 2 + 3
Visual-auditivo-artístico 1 + 2 + 4
Visual-cinestésico-artístico 1 + 3 + 4
Visual-auditivo-cinestésico-artístico 1 + 2 + 3 + 4

Como oferecer uma educação de qualidade?

Sabe-se que uma educação de qualidade é aquela que atende às necessidades de cada aluno, respeita o estilo de aprendizagem de cada aluno, propicia condições para atingir os objetivos individuais e utiliza as oito inteligências de cada aluno.

  • Como desenvolver e oferecer uma educação?
  • Devemos conhecer e promover os recursos pessoais do nosso aluno.
  • Como?

Antes de tudo, devemos abandonar certas posturas tradicionais, baseadas em valores, crenças e teorias que não mais correspondem às necessidades das pessoas que atendemos.

Significativas mudanças estão ocorrendo no mundo nos últimos 10 anos. No campo da atenção às pessoas com deficiência, essas mudanças estão desafiando dirigentes e profissionais de entidades, bem como pessoas deficientes e suas famílias a reexaminarem seus valores éticos, suas crenças e seus referenciais teóricos a fim de que a vida de todas as pessoas envolvidas possa ser de melhor qualidade.

Três tendências se evidenciam atualmente afetando a vida das pessoas em geral.

A sociedade está se tornando cada vez mais inclusiva, adaptando-se às necessidades especiais de seus cidadãos e descartando as atitudes discriminatórias frente às diferenças individuais (INCLUSÃO).

As pessoas estão ficando mais empoderadas em todos os setores de atividade, não aceitando imposições da parte de outras pessoas (EMPODERAMENTO).

Os governos, as empresas e as entidades estão procurando trabalhar em parceria (cooperação, alianças estratégicas) para solucionarem os problemas da escassez ou falta de recursos nas áreas de saúde, reabilitação biopsicossocial e/ou profissional, educação escolar, educação profissional, colocação em empregos competitivos, geração de empregos e trabalhos, geração de renda etc. (PARCERIAS e INTERFACES).

Existem diversos estilos de aprendizagem. É importante para alunos e professores conheceram seus respectivos estilos de aprendizagem.

Ao preparar suas aulas, leve em consideração as seguintes características dos estilos de aprendizagem:

Estilo Auditivo

Alunos com este estilo serão capazes de se lembrar do que eles ouvem e preferem instruções orais. Eles aprendem ouvindo e falando. Estes alunos gostam de conversar e entrevistar. Eles são leitores fonéticos, que gostam de leitura oral, leitura em coro e de ouvir livros falados. Eles aprendem melhor quando o professor lhes oferece oportunidades para:

Entrevistar, debater

Participar em um painel de discussão

Apresentar relatórios oralmente

Participar em debates sobre material escrito

Estilo Visual

Alunos com este estilo serão capazes de se lembrar do que vêem e preferem instruções escritas. Estes alunos são leitores visuais, que gostam de ler em silêncio. Melhor ainda, gostam de receber informações por meios visuais como, por exemplo, fitas de vídeo, DVD. Eles aprendem melhor quando o professor lhes oferece oportunidades para trabalharem com:

Gráficos de computação

Mapas, gráficos, tabelas

Histórias em quadrinhos

Cartazes

Diagramas, desenhos

Recursos para organizar gráficos

Textos com muitas figuras

Estilo Tátil

Alunos com este estilo aprendem melhor tocando em coisas. Eles compreendem instruções que eles escrevam e aprenderão melhor através de manipulações. Eles aprendem melhor quando o professor lhes oferece oportunidades para eles:

Desenharem

Jogarem jogos de tabuleiro

Construírem dioramas

Construírem modelos (com vários materiais)

Seguirem instruções para fazer alguma coisa

Estilo Cinestésico

Alunos com este estilo também aprendem tocando e manipulando objetos. Eles têm a necessidade de envolver o corpo todo na aprendizagem. Eles se lembram melhor do conteúdo das aulas se eles o expressarem em ações. Eles aprendem melhor quando o professor lhes oferece oportunidades para:

Jogarem jogos que envolvam o corpo todo

Fazerem atividades de movimento

Construírem modelos

Seguirem instruções para fazer alguma coisa

Realizarem experimentos

Primeiro Exemplo

Nível: 2ª Série

Disciplina: Matemática

Objetivo dos alunos: Dominar o processo de multiplicação por 7; reforçar também o conceito do que significa “multiplicar”.  A turma fará uma destas atividades diariamente na aula de matemática:

Procedimentos de avaliação:

Contar até 70, ficando em pé e batendo palmas sempre no sétimo número. [Corporal-Cinestésica]

Cantar os números de 1 a 70, colocando ênfase especial sempre no sétimo número. [Musical]

Relacionar a multiplicação com a soma (7 x 2 = 14;  7 + 7 = 14), utilizando pedrinhas, peças de jogos, tampinhas etc. [Espacial, Corporal-Cinestésica, Interpessoal].

Criar combinações e possibilidades em tabelas de dupla entrada: quantas combinações são possíveis realizar com 3 calças (verde, lilás e branca) e 4 camisas (preta, vermelha, azul e amarela), utilizando papéis coloridos na quantidade necessária. [Espacial, Interpessoal, Corporal-Cinestésica].

Criar materialmente as noções de dobro, triplo e metade, utilizando elementos reais ou imitações da natureza. [Naturalista, Espacial, Corporal-Cinestésica]

Formar círculos de 10 alunos, cada aluno usando um número de 0 a 9. Começando com 0, os participantes contam conforme caminham em torno do círculo (da segunda vez em volta do círculo, o 0 se torna um 10, o 1 um 11, e assim por diante; da terceira vez, o 0 se torna um 20, o 1 um 21, e assim por diante). Conforme contam, os participantes passam um novelo de lã em torno do círculo, desenrolando-o na medida em que fazem isso. A primeira pessoa agarra a extremidade do fio, e a sétima pessoa depois dessa também agarra um pedaço antes de passar adiante o novelo. Ao chegar a 70, os alunos verão que o fio criou um desenho geométrico. [Espacial, Corporal-Cinestésica, Interpessoal]

Criar seus desenhos geométricos para o número 7 em um tabuleiro ou desenho, usando a estratégia descrita anteriormente, por exemplo, usar um círculo numerado de 0 a 9 e depois conectar com um cordão sempre no sétimo número até 70. [Espacial]

Encontrar formas naturais que vêm em sete (por exemplo, flores) e explorar a matemática usando os múltiplos da natureza (por exemplo, quantas pétalas têm seis flores de sete pétalas?). Faça isso com formas vivas num ambiente natural (não destrua flores trazendo-as para serem “dissecadas”). [Naturalista]

Segundo Exemplo

Nível: 3ª Série

Disciplina: Ciências

Objetivo dos alunos: Aprender o processo da fotossíntese através de oito inteligências.

Material disponível: cartazes ou gráficos do processo da fotossíntese, várias fitas de áudio (ou CDs) musicais, aparelho de som, aquarelas, livros de ciências e mudas de plantas.

Procedimentos de avaliação:

  1. Dar nota às oito atividades propostas. 2. Pedir aos alunos para avaliarem as representações e/ou canções uns dos outros.

Ler o texto do livro que descreve a fotossíntese e aprender oi vocabulário adequado. [Lingüística]

Pintar o processo da fotossíntese, utilizando aquarelas. [Espacial-Visual,]

Criar uma colagem musical com diferentes peças musicais que representem a seqüência dos passos envolvidos na fotossíntese. [Musical]

Escrever um tópico de diário que reflita uma experiência pessoalmente transformadora e compará-la à fotossíntese. [Intrapessoal]

Criar uma linha de tempo das etapas da fotossíntese. [Lógico-Matemática]

Representar, teatralmente, os “personagens” envolvidos no processo da fotossíntese. [Corporal-Cinestésica]

Discutir, em pequenos grupos, o papel transformativo dos cloroplastos na fotossíntese e traçar paralelos com a vida dos alunos. [Interpessoal]

Comparar mudas que crescem com luz suficiente com outras que crescem sem luz adequada. [Naturalista]

Terceiro Exemplo (Menus de Instrução)

Nível: Qualquer Série

Disciplina: Qualquer disciplina

Objetivo dos alunos: Aprender com sucesso os conteúdos do currículo escolar.

Procedimentos de avaliação:

Há uma variedade muito grande de procedimentos de avaliação que podem ser encontradas em livros de Armstrong e Campbell, entre outros (ver Bibliografia). O importante é nunca perder de vista a finalidade das avaliações: permitir aos alunos demonstrarem sua aprendizagem utilizando suas diversas habilidades, através de medidas autênticas (ipsativas e contextualizadas).

APLICANDO A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS 

MENU LINGUÍSTICO

Use histórias para demonstrar…

Realize um debate sobre…

Escreva um poema, um mito, uma lenda, uma peça curta ou um artigo de jornal sobre…

Faça uma apresentação sobre…

Narre um conto ou um romance para…

Faça uma apresentação sobre…

Conduza uma discussão em sala de aula sobre…

Crie um programa de entrevistas de rádio sobre…

Escreva uma comunicação, um folheto ou um dicionário sobre…

Invente slogans para…

Faça uma gravação em áudio de…

Conduza uma entrevista de… sobre…

Escreva uma carta para… sobre…

Use a tecnologia para escrever…

 

MENU LÓGICO-MATEMÁTICO

Crie problemas narrados para…

Traduza… em uma fórmula matemática…

Crie uma linha de tempo do…

Planeje e conduza uma experiência sobre…

Faça um jogo estratégico que…

Crie silogismos para demonstrar…

Crie analogias para explicar…

Use… habilidades de pensamento para…

Crie um código para…

Categorize fatos sobre…

Descreva padrões ou simetria em…

Selecione e use tecnologia para…

MENU CINESTÉSICO

Represente ou simule…

Crie um movimento ou uma seqüência de movimentos para explicar…

Coreografe uma dança de…

Invente um jogo de tabuleiro ou de chão de…

Faca cartões de tarefa ou de quebra-cabeça para…

Crie ou construa um…

Planeje e faça uma pesquisa de campo que…

Use as qualidades de uma pessoa fisicamente treinada para demonstrar…

Crie uma “caça ao tesouro” para…

Faça um modelo de…

Use materiais práticos para…

Reúna e apresente canções sobre…

Escreva um novo final para uma canção ou composição musical para que ela explique…

Crie uma colagem musical para descrever…

Use a tecnologia musical para…

MENU INTERPESSOAL

Conduza uma reunião para tratar…

Com um parceiro, use “a resolução de problemas em voz alta” para…

Represente as perspectivas múltiplas sobre…

Organize ou participe de um grupo para…

Use intencionalmente as habilidades sociais para aprender sobre…

Participe de um projeto de serviço para…

Ensine a alguém mais sobre…

Com um pequeno grupo, planeje cooperativamente regras ou procedimentos para realizar…

Ajude a resolver um problema local ou global…

Pratique dar e receber ajuda sobre…

Usando uma de suas capacidades, assuma um papel em um grupo para realizar…

MENU  VISUAL- ESPACIAL

Faça uma tabela, um mapa, agrupamento ou um gráfico para…

Crie uma apresentação de slides, videoteipe ou álbum de fotos de…

Projete um cartaz, quadro de avisos ou mural de…

Use um sistema de memória para aprender…

Crie trabalhos artísticos que…

Desenvolva desenhos arquitetônicos que…

Faça anúncios para…

Varie o tamanho e a forma de…

Use código de cores para…

Invente um jogo de tabuleiro ou de cartas para demonstrar…

Ilustre, desenhe, pinte, esboce, esculpa ou construa…

Use o projetor para ensinar…

Use tecnologia para…

MENU MUSICAL

Faça uma apresentação com acompanhamento musical adequado sobre…

Escreva letra de música para…

Cante um rap ou canção que explique…

Indique os padrões rítmicos em…

Explique como a letra de uma canção se relaciona com…

Explique como a música de uma canção e semelhante a…

Apresente uma aula musical curta sobre…

Faça um instrumento e use-o para demonstrar…

Use a música para melhorar a aprendizagem de…

MENU INTRAPESSOAL

Descreva qualidades que você possui que irão ajudá-lo a realizar com sucesso…

Crie uma analogia pessoal para…

Estabeleça e persiga um objetivo para…

Descreva como se sente sobre…

Explique sua filosofia pessoal sobre…

Descreva um de seus valores pessoais sobre…

Use a aprendizagem autodirigida para…

Escreva um tópico de diário sobre…

Explique o propósito que você persegue em estudar…

Conduza um projeto de sua escolha sobre…

Receba ajuda de outra pessoa em seus esforços para…

Avalie seu trabalho em…

Use a tecnologia para…

MENU NATURALISTA

Colete e categorize dados…

Mantenha um registro de observações sobre…

Compare fenômenos climáticos com …

Invente categorias para…

Explique como uma espécie de planta ou animal se assemelha a…

Faça uma taxonomia de…

Use binóculos, microscópios, lentes, telescópios para…

Identifique os relacionamentos entre…

Cuide de plantas e animais para aprender sobre…

Descreva os ciclos ou padrões de…

Especifique as características de…

Participe de um passeio ao ar livre no(a)…

Use a tecnologia para…

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

Respostas de 44

    1. Bom dia!
      Obrigada!!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      (13) 34663504
      R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br

      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

  1. Boa noite,

    Esse trabalho nos dá um novo olhar para a inclusão.
    Como educadores esse material nos abre novos horizontes em nossas turmas.
    Parabéns pelo excelente material.

    1. Bom dia!
      Muito obrigada!
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      (13) 34663504
      R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br

      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

  2. Bom dia, Monica
    Muito obrigada!
    Att.
    Marina S. R. Almeida
    Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
    Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
    CRP 41029-6
    INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
    (13) 34663504
    R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
    CEP 11310-071
    marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
    http://www.institutoinclusaobrasil.com.br

    https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
    https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
    https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

    1. Boa tarde, Juseli
      Muito obrigada!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      (13) 34663504
      R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br

      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  3. M material muito completo e esclarecedor. É muito importante que o professor já inicie o ano aplicando atividades com metodologias variadas para que todos os alunos tenham possibilidade de aprendizado. O professor precisa de tempo para conhecer as potencialidades individuais do grupo, daí a necessidade de partir de um planejamento que contemple diferentes abordagens didaticas

    1. Boa tarde, Márcia
      Muito obrigada!!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      (13) 34663504
      R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br

      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

    1. Bom dia, Marcia!
      Muito Obrigada!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

    1. Bom dia, Ana!
      Muito Obrigada!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

  4. O professor precisa de tempo para conhecer as potencialidades individuais do grupo, daí a necessidade de partir de um planejamento que contemple diferentes abordagens didaticas. Aos poucos pegando o ritimos de aprendizagem individual do aluno . Se constrói uma estratégia para fácil aprendizagem para todos da turma.

    1. Bom dia, Jarisete!
      Isso mesmo, parabéns pela contribuição!
      Muito Obrigada!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

  5. Muito interessante o material disposto no site, com certeza irá contribuir para meu aprendizado e todos aqueles em que eu tiver a oportunidade de compartilhar.

    1. Bom dia!
      Muito Obrigada!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  6. Que trabalho encantador! Estou maravilhada. Motivador e nos faz querer mudar nossa prática pedagógica tradicional imediatamente sem olhar pra traz. Será que irei conseguir? Deus quanta coisa boa é só seguir em frente e colocar a mão na massa.

    1. Bom dia! Valdete
      Muito Obrigada, pelos seus cometários e elogios.
      Fico muito contente que o artigo possa tê-la ajudado!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  7. boa noite o material é legal de fácil aplicação para obtemos um resultado positivo no alcance dos nossos objetivos , que é desenvolver o aprendizado.

    1. Bom Dia,Nadja
      Fico muito feliz por seu comentário.
      Desejo sucesso para você!
      Muito obrigada!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  8. O material é ótimo e esclarecedor.Temos muito que aprender devemos apenas mergulhar no conhecimento, mudando assim nossa prática pedagógica.

    1. Bom dia, Lúcia
      Muito obrigada pelos seus comentários!!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

    1. Boa noite! Andréa
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

  9. Bom dia, material muito produtivo e esclarecedor para que possamos nos desenvolver as nossas habilidades em sala de aula.

    1. Boa noite! Andréa
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Um abraço carinhoso!!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

    1. Bom dia, Alba
      Muito Obrigada pelo seu comentário.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

    1. Bom dia, Iolanda
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

  10. Bom dia, material excelente e esclarecedor. Importante para que possamos nos desenvolver as nossas habilidades em sala de aula.

    1. Bom Dia! Leandro
      Fico feliz em tê-lo ajudado.
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

  11. Material ótimo de fácil compreensão facilitando o entendimento. Muito bom para elaboração de projetos, bem como, o planejamento e/ou planos das atividades para serem aplicadas em todas as Áreas, séries e/ou turmas. Amei! Muito obrigada.

    1. Bom Dia! Guiomar
      Fico feliz em tê-la ajudado.
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

  12. Com esse matérial podemos ir além incentivando todos os tipos de inteligência,pois o material é ótimo e devemos ampliar nossos conhecimentos.

    1. Bom dia! Marcia
      Muito obrigada pelos gentis comentários.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

  13. Excelente material. A maneira simples com que foi abordada as múltiplas inteligências e formas de aprendizagem, tornam a leitura/estudo do material ainda mais prazeroso.

    1. Bom dia! Samily
      Muito obrigada pelos gentis comentários.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

    1. Boa tarde, Sandra
      Muito obrigada pelos elogios!!!
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×