RECEBER O ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA SALA DE AULA NÃO SIGNIFICA INCLUSÃO

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Receber o aluno com deficiência na sala de aula não significa inclusão, há necessidade do preparo do docente para conhecer o tipo de deficiência e a historia de vida do aluno, sua relação com seus familiares e vice-versa; saber como trabalhar com outros alunos e com suas famílias, é este o contexto que chamamos inclusivo.

Não podemos exigir que o professor esteja preparado. Há ainda a necessidade do envolvimento de gestores, da iniciativa pública e privada, de políticas públicas, de investimento na formação dos envolvidos, trabalho que não se restringe apenas aos professores, mas a todos, sem exceção.

Quando a escola recebe, pela primeira vez, uma criança com discrepâncias significativas no processo de desenvolvimento e aprendizagem ou com algum tipo de deficiência em relação aos demais alunos da mesma faixa etária é natural que muitas dúvidas surjam.

O professor, geralmente, sente-se ansioso e temeroso diante de nova situação para a qual não se encontra preparado. Inicialmente, alguns professores pensam ser necessário se especializarem para poderem melhor atender o aluno com deficiência. Sem dúvida a capacitação, a pesquisa e o aprimoramentos são imprescindíveis a prática pedagógica de um profissional da educação. Contudo, a convivência, a experiência e ajuda de profissionais especializados e da família, o professor verifica que o processo de inclusão não é tão difícil como parecia, é um desafio porque implica em mudanças nas práticas pedagógicas muitas vezes cristalizadas.

Boa parte dos alunos com deficiência adaptam-se muito bem às escolas quando sentem-se de fato aceitos, compreendidos e conseguem aprender na escola. Porque, qualquer ser humano não fica bem aonde se sente excluído, incompreendido, não aprende e é rejeitado.

Essas crianças se sentem felizes por poderem participar da vida, conviver e brincar com outras crianças, aprenderem juntas com as demais. Isso é perfeitamente possível, desde que o professor seja orientado em sua tarefa pedagógica.

As situações devem ser cuidadosamente planejadas e as atividades ajustadas e adaptadas para que atendam às necessidades específicas desses alunos.

Portanto, não há uma regra específica, se deve falar para os demais alunos da sala de aula se tem ou não um ou alguns alunos com deficiência. Cada situação é única. Dependendo de como o grupo classe e o professor acolher estes alunos, haverá uma estratégia diferente. Caso o professor tenha como prática no inicio das aulas fazer dinâmicas de grupo com seus alunos para se conhecerem deve manter isso, aproveitando a situação para falar sobre o que o aluno com deficiência tem e como todos podem ajudá-lo e das qualidades e competências que esse aluno tem, do que gosta, dás coisas que ele sabe, sobre sua vida, qual a expectativa dele nesta classe e escola, etc. O manejo precisa ser ponderado.

Para que esses princípios inclusivos se concretizem, torna-se fundamental a elaboração, por toda comunidade escolar, de um projeto político pedagógico de inclusão contando com a participação efetiva dos pais, profissionais ou instituições especializadas que realizam o atendimento complementar, tendo em vista a avaliação das necessidades educacionais específicas desses educandos para as adaptações e complementações curriculares que se fizerem necessárias.

Não vejo sentido comunicar aos demais pais que há um aluno com deficiência na classe, para tanto será importante a participação coletiva humanística acolhedora.

Não atendemos síndromes, doenças ou patologias, mas sim uma criança, um aluno, um adolescente, adulto que tenha alguma diferença. Isso é cultural e por isso leva-se tempo para que a cultura da patologia e modelo médico se dissolva para vermos pessoas no lugar de doenças.

Defendo que o trabalho precisa ser coletivo, com tutorias, com todos juntos, por isso aprendizagem é cooperativa, um ajudando o outro, quer seja professor-professor, professor-especialista, professor-aluno, aluno-especialista, aluno-aluno, enfim quem sabe ensina.

A sala de aula deve ser um espaço coletivo, circular, não linear, o poder é de todos, todos tem algo para ensinar, fazer, compartilhar e aprender.

Enquanto a estrutura escolar manter o poder centrado no professor fica inviável qualquer inclusão.

Estudos e experiências realizados no Brasil e no mundo demonstram que a Educação Inclusiva é benéfica para todos os envolvidos.

Os alunos com deficiência aprendem:

  • melhor e mais rapidamente, pois encontram modelos positivos nos colegas;
  • que podem contar com a ajuda e também podem ajudar os colegas;
  • a lidar com suas dificuldades e a conviver com as demais crianças.

Os alunos sem deficiência aprendem

  • a lidar com as diferenças individuais;
  • a respeitar os limites do outro;
  • a partilhar processos de aprendizagem.

Todos os alunos, independentemente da presença ou não de deficiência, aprendem:

  • a compreender e aceitar os outros;
  • a reconhecer as necessidades e competências dos colegas;
  • a respeitar todas as pessoas;
  • a construir uma sociedade mais solidária;
  • a desenvolver atitudes de apoio mútuo;
  • a criar e desenvolver laços de amizade;
  • a preparar uma comunidade que apóia todos os seus membros;
  • a diminuir a ansiedade diante das dificuldades.

A Escola Inclusiva respeita e valoriza todos os alunos, cada um com a sua característica individual e é à base da Sociedade para Todos, que acolhe todos os cidadãos e se modifica, para garantir que os direitos de todos sejam respeitados.

Essa é base da Educação Inclusiva: considerar a deficiência de uma criança ou de um jovem como mais uma das muitas características diferentes que os alunos podem ter.

E, sendo assim, respeitar essa diferença e encontrar formas adequadas para transmitir o conhecimento e avaliar o aproveitamento de cada aluno.

Vários estudos, no Brasil e no mundo, têm demonstrado que essa pedagogia centrada na relação com o aluno é benéfica para todos os estudantes com e sem deficiência porque:

  • Reduz a taxa de desistência e repetência escolar;
  • Aumenta a auto-estima dos alunos;
  • Impede o desperdício de recursos;
  • Ajuda a construir uma sociedade que respeita as diferenças.

Somente com o apoio dos professores, o Brasil poderá, de fato, oferecer uma Educação de Qualidade para Todos. E você, professor, pode começar a fazer isso agora. Não é preciso cursar uma faculdade. Basta você usar sua criatividade, seu bom senso, sua vontade de ensinar, sua experiência. E os professores especializados em alunos com deficiência e outros profissionais, como pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais estão aí para ajudar você. Além disso, uma das características mais interessantes da Educação Inclusiva é que ela deve envolver também as famílias e a comunidade. Isso significa que a Escola Inclusiva poderá beneficiar-se com parcerias com universidades, organizações não governamentais, escolas SENAI, APAEs, centros de reabilitação, entidades de pessoas com deficiência, associações de bairro, associações comerciais locais etc. Essa rede de parceiros, que inclui Essa rede de parceiros, que inclui a participação da família, será fundamental para a escola conseguir os recursos humanos e materiais de que precisa para oferecer a melhor educação para todos os seus alunos.

Como tudo isso funciona para a família?

Existe preconceito vindo de outros pais ou até mesmo dos colegas de classe?

Em todos os sentidos, primeiro em manter a exclusão das pessoas, manter mitos e informações errôneas, isso chamamos de acessibilidade atitutinal, é a mais difícil porque exige que resignifiquemos nossos valores, nossas relações, nossas crenças, enfim todos nós somos especiais e deficientes.

O preconceito faz parte da natureza humana, desde o início da humanidade. O homem desconfia e tem medo de tudo o que é diferente dele mesmo, do “outro”.

O “outro” inspira receio, temor, insegurança. Esses sentimentos eram importantes no tempo das cavernas, quando os homens eram poucos e lutavam bravamente para sobreviver em um ambiente hostil. Certamente, essa característica foi selecionada evolutivamente porque ajudava na sobrevivência da espécie.

E o homem moderno ainda é biologicamente o mesmo daqueles tempos. Diante do diferente, do desconhecido, é normal adotar atitudes defensivas ou de ataque, que se expressam pelo preconceito, pela discriminação, pelas palavras ofensivas ou por atos violentos, como vemos hoje os comportamentos de bullying nos jovens.

Como é para o educador atender crianças com deficiências?

Poderia definir isso como uma postura dentro de um processo na mudança das atitudes das relações professor-aluno. Urgimos que haja investimentos na valorização do papel e na construção da identidade do novo professor, visto que hoje ele é um facilitador ou mediador da aprendizagem; precisa sair do papel de “dar aulas”, “estimular criancinhas”, para ser o mediador da construção de conhecimentos este é o novo paradigma. Isso pouco se discute no Brasil e por isso o professor ainda fica reivindicando causas absurdas como querer reprovar os alunos. O professor ainda não “percebeu” que ele não é mais “o centro” da situação, hoje ele está “na relação” da aprendizagem com o aluno. As questões da aprendizagem são relacionais e afetivas.

A prática da Educação Inclusiva pressupõe que o professor, a família e toda a comunidade escolar estejam convencidos de que:

  • O objetivo da Educação Inclusiva é garantir que todos os alunos com ou sem deficiência participem ativamente de todas as atividades na escola e na comunidade;
  • Cada aluno é diferente no que se refere ao estilo e ao ritmo da aprendizagem.

E essa diferença é respeitada numa classe inclusiva;

  • Os alunos com deficiência não são problemas. A Escola Inclusiva entende esses alunos como pessoas que apresentam desafios à capacidade dos professores e das escolas para oferecer uma educação para todos, respeitando a necessidade de cada um;

O fracasso escolar é um fracasso da escola, da comunidade e da família que não conseguem atender as necessidades dos alunos;

  • Todos os alunos se beneficiam de um ensino de qualidade e a Escola Inclusiva apresenta respostas adequadas às necessidades dos alunos que apresentam desafios específicos;
  • Os professores não precisam de receitas prontas. A Escola Inclusiva ajuda o professor a desenvolver habilidades e estratégias educativas adequadas às necessidades de cada aluno;
  • A Escola Inclusiva e os bons professores respeitam a potencialidade e dão respostas adequadas aos desafios apresentados pelos alunos;
  • É o aluno que produz o resultado educacional, ou seja, a aprendizagem. Os professores atuam como facilitadores da aprendizagem dos alunos, com a ajuda de outros profissionais, tais como professores especializados em alunos com deficiência, pedagogos, psicólogos e intérpretes da língua de sinais.

Como a educação inclusiva pode formar a postura do jovem cidadão?

  • Favorece e incentiva a criação de laços de amizade entre todos os alunos;
  • Incentiva a criatividade e a autonomia do aluno em busca do próprio conhecimento;
  • Aprende o valor da diferença e da convivência para os alunos a partir do exemplo dos professores e da comunidade escolar e pelo ensino ministrado nas salas de aula;
  • Promove o empoderamento, a autonomia, a independência e a cidadania;
  • Desenvolve a capacidade de vislumbrar um projeto de vida produtiva e independente.

Como fazer um Plano Individual de Ensino:

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Sugestões de Dinâmicas de Grupo ou Rodas de Conversa

Objetivos:

Avaliar os sentimentos e fantasias pessoais, identificar, nomear igualdades e diferenças, pontos fortes e oportunidades de melhoria, estimular a empatia.  Discriminar e diferenciar deficiência de doença. Trabalhar a construção conceitual / terminologia correta das deficiências (as crianças falavam várias palavras, menos “pessoa com deficiência”)

Estratégias:

Aquecimento: Cada criança escolhe uma bexiga. Ao som de música, com as bexigas cheias, vão brincar sob comandos, sozinhos, em duplas, em trios, todos.

Atividades:

I- Com todas as cadeiras de rodas, cadeirões, andadores, vamos fazer vivências de como deve ser uma pessoa com deficiência física. Em dois grupos, um guia o outro/ trocam. Discussão de como se sentiram, desenho na lousa para ajudar o raciocínio. Desenho livre sobre o tema.

II -Vivências sensoriais – Deficiência Visual – A escuridão. Com faixas pretas nos olhos (uma criança guia a outra / trocam). Discussão e desenho livre.

III – Deficiência Auditiva – O mundo do silêncio. Dois grupos ensaiam cenas, utilizando mímica. Um é platéia do outro. Ou o mediador finge falar sem utilizar a voz. Discussão sobre o tema e desenho livre.

IV – Deficiência Intelectual – Por que nosso colega as vezes  tem dificuldades para entender? Uma história contada em duas  versões, mais difícil e outra mais fácil. Discussão do tema e desenho livre.

Bem gostaria de terminar e definir Educação Inclusiva com uma frase: “Olhares e modos de ver”, pois só através do olhar que transformamos o outro ser humano em pessoa, com identidade própria e vida.

E completando:

“A questão fundamental é a atitude. Se é algo que você deseja fazer, você começa a procurar meios de consegui-lo. Se é algo que você não deseja fazer, você começa a procurar desculpas para não fazê-lo.” (Wayne Sailor, 1991).

Sugestão de Livros para Roda de Conversa

Sugestões de livros para trabalhar as deficiências em sala de aula, todos os livros são de Cláudia Wernek da Editora WVA.

Muito prazer, eu existo (5ª ed/1992) -Primeiro livro escrito no Brasil sobre síndrome de Down para leigos. Cláudia Wernek da Editora WVA.

Coleção Meu Amigo Down (9ª ed/1994) – As histórias – Meu amigo Down, em casa; Meu amigo Down, na rua; Meu amigo Down, na escola são narradas por um personagem que não entende por que seu amigo com síndrome de Down enfrenta situações delicadas. Cláudia Wernek da Editora WVA.

Um amigo diferente? (9ª ed/1996) – Conta a história de uma criança que diz ser diferente. O texto leva à reflexão sobre as diferenças individuais discorrendo sobre hemofilia, paralisia cerebral, ostomia, doença renal etc. Cláudia Wernek da Editora WVA.

Ninguém mais vai ser bonzinho, na sociedade inclusiva (3ª ed/1997) – Primeiro livro sobre sociedade inclusiva escrito no Brasil, explica o que é uma escola, mídia, literatura e sociedade inclusivas. Cláudia Wernek da Editora WVA.

Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS? (2ª ed/1999) – Discute o uso leviano da palavra TODOS na cultura, na mídia, nas universidades, no discurso dos governantes, no dia-a-dia de TODOS. Cláudia Wernek da Editora WVA.

Uma joaninha diferente (4ª. Ed/2012) Regina Célia Melo, Ed. Paulinas.

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Marina S. R. Almeida

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84 respostas

    1. Bom dia, Janete
      Muito obrigada, pelos comentários!!!!

      Att.
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      1. Muito feliz com o texto me sinto confortável em saber que com bom senso vontade capacidade para desenvolver criar atividades há possibilidades de desenvolver um bom trabalho.O texto vem de encontro com o que penso sobre as parcerias com a família entidades governamentais e não governamentais profissionais especializados podemos fazer a diferença na educação inclusiva.

        1. Bom dia, Deisimar Tobias!
          Muito obrigada, pelos comentários!!!
          Att.
          Marina S. R. Almeida
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  1. Um texto reflexivo que nos leva a refletir sobre o nosso trabalho como professor, metodologias e maneiras de ver o outro. Somos todos diferentes, não existe um igual ao outro todos temos limitações, uns mais outros menos, porem, no momento em paramos para refletir e ver no outro o ser humano que e,ou seja alem da deficiência, ai sim, haverá uma inclusão de verdade, pautada nos direitos, deveres, obrigações e humanismo.

    1. Bom dia Lúcia
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
      Att.
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  2. A abordagem foi muito pertinente, faço apenas uma ressalva para um envolvimento maior das famílias . Realmente falta uma capacitação aos profissionais de educação, mas se aliada aos da saúde tenho certeza ser de grande proveito. Concordo que o bom senso é a régua que irá direcionar e proporcionar uma estrutura de trabalho .

    1. Bom dia! Sonia
      Sim, com toda certeza é imprescindível a participação da família, escola, estudante e da equipe multidisciplinar!
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  3. Gostei! muito intéressante nos manter atualizados de como lidar com alunos com respectivas deficiências.
    Somente com capacitação e formação continuada conseguimos efetivar todo processo de aprendizagem para nossas crianças como um todo. Rosana Siqueira

    1. Bom dia! Rosana
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  4. Muito bom esse texto, está sendo ótimo participar desse curso, pois estou aprendendo muito. Se todos os educadores procurassem fazer esse tipo de curso trabalhar com a inclusão ficaria bem mais fácil.

    1. Bom dia! José Chagas
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
      Att.
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    1. Bom dia! Helena Maria
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
      Att.
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  5. Realmente um texto com informações muito esclarecedoras sobre o assunto. O mito e o medo de fracassar por falta de uma formação especializada na área sempre me assombraram. Tenho formação em Letras e, ao lecionar para crianças do ensino fundamental ciclo 1, senti-me inicialmente muito despreparada com relação aos alunos com deficiências. Com a prática e experiência docente e o trabalho em equipe, tenho consigo superar grandes desafios nessa questão de inclusão. É evidente que há muito a se fazer ainda. E é muito bom contar com estudos diretos com uma abordagem bem objetiva como nesse texto. parabéns á equipe.
    Obrigada.

    1. Bom dia! Valdenice
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
      Att.
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  6. Cara Marina,
    Muito do que você pontuou no texto, eu estava lendo e tentando visualizar em minha prática pedagógica – não é algo de outro mundo. É completamente possível – basta, como você mesma pontuou, se desprender de práticas muitas vezes “cristalizadas”.
    Quero compartilhar um momento que fiz esses dias em minha turma de sexto ano. Possuo um aluno com paralisia cerebral, o qual chamarei de João, bem como um aluno autista, o qual chamarei de Pedro. Passei como tarefa de casa que, todos os alunos, escolhessem qualquer colega para fazer um desenho numa folha, que seria para a aula seguinte. Fiquei surpreso com o resultado: três alunos desenharam o Pedro e o João fez o desenho de outro menino da sala, que ficou surpreso por ter sido escolhido.
    Creio muito em transferir o “spotlight” para os alunos e ser um mediador no processo de ensino-aprendizagem deles.

    1. Bom dia!
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
      Att.
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  7. Excelente texto! Retratada muito bem a realidade da maioria das nossas escolas, com clareza nos mostra tantos sentimentos e contradiçoes dos seres humanos que compõem nosso Sistema Educacional ,ao mesmo tempo nos mostra o quanto mudanças positivas na nossa postura pessoal e profissional podem de fato oferecer uma Educação acessível a todos.

    1. Bom dia!
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
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  8. Parabéns!!! Obrigada pela chamada de atenção na escrita do brilhante texto que nos faz refletir sobre a real necessidade da pessoa com necessidades especiais neste mundo tão egoísta e individualista.

    1. Bom dia!
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
      Att.
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      1. FICO IMAGINANDO COMO SERIA BOM QUE TODOS NÓS PROFESSORES SEGUISSE A LINHA DE PENSAMENTO .EU SONHO QUE OLHAR PARA A INCLUSÃO FOI OUTRA VISÃO ,NESSA SOCIEDADE ONDE SÓ SE SABE APONTAR O DEDO.

        1. Bom dia, Eliani!
          Muito obrigada pelos comentários!
          Vamos continuar lutando por uma sociedade mais inclusiva!!
          Sucesso!!
          Att.
          Marina S. R. Almeida
          Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
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    1. Bom dia!
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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    1. Bom dia!
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
      Att.
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    2. Bom dia!
      Muito obrigada!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  9. Pois, o Livro “Ninguém mais vai ser bonzinho”, tem um título que chega a ser uma lição, um alerta. O deficiente não é um coitadinho, Não se ancore nele para ser melhor. Ele por si só será capaz de, na necessidade, apenas te pedir apoio e só. Marina, Parabéns! Um achado:)

    1. Bom dia!
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  10. Excelente texto! Ao mesmo tempo que mostra a situação atual, aponta caminhos,convida a reflexão e faz com que nós apaixonados pelo trabalho com pessoas, tenham elas deficiências expressivas ou não, mantenhamos acessa a esperança numa Sociedade justa e humana.

    1. Bom dia!
      Muito obrigada, Ana Lucia pelos comentários!!!
      Att.
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  11. Boa noite!

    Acho que o tempero mais mais delicioso é o bom senso. Apesar das deficiências encontradas em nosso ensino, tais como participação das famílias e demais instituições, dificuldades na arquitetura para maior acessibilidade e falta de especialistas de apoio, como tradutores, o educador pode minimizar tudo com essa forte ferramenta chamada empatia, no caso bom senso.

    1. Bom dia!
      Muito obrigada, Maria do Socorro pelos comentários!!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  12. Boa noite!
    Excelente texto! Realmente esta questão de rotular as pessoas pelo que demonstram de diferente, infelizmente, é Cultural. No entanto, na Era do “ser”, e não do “Ter”, este texto nos fala do vasto leque de possibilidades quando decidimos apreender a nos relacionar com pessoas e não com laudos, e que o respeito as diferenças, se tornou inquestionável para o avanço no desenvolvimento da Humanidade.

    1. Bom dia!
      Muito obrigada, Ana Lucia pelos comentários!!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  13. Gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho, pela colocação de cada ponto estratégico que de fato nos possibilita o entendimento maior sobre inclusão!

    1. Bom dia!
      Muito obrigada, Assis Santos pelos comentários!!!
      Att.
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  14. É sempre bom discutirmos e refletirmos sobre nossas práticas diárias. O atendimento escolarizado às pessoas especiais tem mudado muito em nosso país. Entretanto muito tem-se a fazer. O texto é bastante esclarecedor quanto às necessidades das crianças “Essas crianças se sentem felizes por poderem participar da vida, conviver e brincar com outras crianças, aprenderem juntas com as demais” e quanto à prática necessária a ser desenvolvida pelo professor, em sala de aula, para que haja, de fato, a inclusão.
    Parabenizo as elaboradoras pelo acervo de informações que, embora trata-se de um texto curto, traz boa reflexão.

    1. Bom dia!
      Muito obrigada, Elizabeth Colaço pelos comentários!!!
      Att.
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  15. Realmente, receber o aluno com deficiência não significa inclusão. O artigo é um verdadeiro ensinamento e caminhos a todo professor que se ver diante desse desafio, recebendo alunos especiais, tornando um choque e ficando ansioso…com tamanha responsabilidade.
    Tudo isso é viável de acontecer, mesmo que o professor precise de um aperfeiçoamento para a nova empreitada que se apresenta diante dele.
    Conforme o artigo,tudo deve ser preparado com antecedência para a inclusão do aluno.
    Tudo vai gerar novos conhecimentos, nas questões de aprendizagem, havendo um relacionamento mais constante com os demais ditos normais e um afetividade permanente, humanizadora.
    Gostaria de aqui ressaltar uma experiência viviada nos anos 70 e 80, como não vejo espaço para isso, ressalto que que essa inclusão sempre houve., já trabalhei nesses anos com alunos deficientes físico, múltiplas deficiência, baixa visão, etc…
    Todo os alunos interagiam, me ajudavam , levavam os colegas para as quadra nas aulas de educação física, fazendo de seus próprios braços,cadeirinhas para carregarem os alunos….
    Assim todos seram felizes, se ajudavam e haviam um relacionamento efetivo entre eles. Hoje alguns são advogados, Bancários se acadêmicos em Serviço social..

    1. Bom dia!
      Muito obrigada, Maria Conceição pelos comentários!!!
      Att.
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  16. Sou professor de educação física do estado da PB e da prefeitura de João Pessoa. Tenho deficiência a 48 anos, passei por parte do grande processo que se encontra em andamento “Inclusão”. Muito interessante o material, mas discordo, da colocação que a inclusão não depende do professor. A inclusão, resulta das ações do professor, como mediador desse processo. Não é um desenvolvimento unilateral, realmente necessita-se dos outros atores. Me incluo no discurso de que, quando conseguirmos ser realmente professores inclusivos teremos melhores resultados num todo. Pois essa linha horizontal de avaliação esta extremamente equivocada ao meu ver, devemos modificar isso, o mais rápido possível para não irmos mais fundo na direção errada que estamos seguindo.

    1. Bom dia!
      Muito obrigada, Romero Ramos pelos comentários!!!
      Att.
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  17. Sou professora de educação especial. Receber um aluno com deficiência na escola regular exige o empreendimento de uma série de ações, que vão desde a adequação física do espaço escolar até a preparação e adaptação de materiais pedagógicos, e a sensibilização da receptividade do corpo discente, a capacitação do corpo docente, o envolvimento da família, o engajamento dos gestores em desdobrar efetivamente o que é previsto nas políticas públicas, entre outras práticas receber aluno com deficiência na sala de aula não significa inclusão, há necessidade do preparo do docente para conhecer o tipo de deficiência e a historia de vida do aluno, sua relação com seus familiares e vice-versa; saber como trabalhar com outros alunos e com suas famílias, é este o contexto que chamamos inclusivo.

    1. Bom dia!
      Muito obrigada, Luiza Abeldt Rodrigues pelos comentários!!!
      Att.
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  18. Foi ótimo poder conhecer e refletir textos sobre educação inclusiva,pois assim poderemos nos aprofundar mais nos conhecimentos e aprendizagens.,

    1. Bom dia, Queciane!
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
      Att.
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  19. Texto simples e de fácil compreensão, além de abordar essa temática de maneira clara e objetiva, colocando todos os agentes envolvidos como responsáveis pela inclusão.

    1. Bom dia, Rayka!
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
      Att.
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    1. Bom dia, Enedir!
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  20. Sou professora da educação infantil, tenho um aluno com autismo, é fato que precisamos nos unir, escola, familia, professor, gestores, e preciso que conheçamos a realidade desse aluno, para que a educação seja de fato uma educação inclusiva de qualidade.

    1. Bom dia!
      Muito Obrigada!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  21. A capacitação dos profissionais da educação em parceria com a família, comunidade e outros profissionais da saúde faz-se necessário para rompermos muralhas que a tanto tempo vem separando o direito de ser simplesmente, humano.

    1. Bom dia!
      Sim, imprescindível a capacitação dos educadores, gestores, parceria com a familia e comunidade.
      Formar uma comunidade de aprendizagem está é a saída coletiva, solidária!! 🙂
      Muito Obrigada!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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    1. Bom dia! Maria Conceição
      Muito Obrigada, pelos seus elogios.
      Fico muito contente que apreciou meu site!!!
      Volte sempre!!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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    1. Boa tarde, Elica
      Fico muito feliz em tê-la ajudado.
      Muito obrigada pelos comentários gentis!!!
      Att.
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  22. Gostei muito do texto, me esclareceu muito, fácil de ler. Com certeza mudou meu olhar ao receber uma criança com deficiência. Conhecer e refletir textos sobre educação inclusiva melhora minha pratica em sala.

    1. Boa tarde, Gildeane
      Fico muito feliz em tê-la ajudado.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  23. Heverardo dos Santos Sousa. Maracanaú, Estado do Ceará. Emeief Governador César Cals de Oliveira Filho. Excelente Texto de Estudo Sobre Como Trabalhar Com Os Alunos Especiais. Sou Professor Também deles e Tenho Ou Tive Em Anos Anteriores, Alunos Com Autismo, Deficiência Intelectual, TDHA, Esquizofrenia, Cadeirantes, Tetraplégicos Variados. Sempre Procurei Estudar e Me Preparar Para Receber Bem e Trabalhar em Conjunto Com Escola e Sociedade.

    1. Boa tarde, Heverardo
      Fico muito feliz por seus comentários.
      Muito obrigada!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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    1. Boa noite! Elisângela!
      Muito obrigada pelos seus comentários!!!
      Att.
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    1. Bom Dia! Shirley
      Fico feliz em tê-la ajudado.
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
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    1. Boa Noite! Denise
      Muito obrigada pelos seus gentis comentários.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
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  24. Maravilhoso o conteúdo do artigo, ninguém é igual e quando falamos de inclusão, falamos de algo necessário que necessita ser feito de forma concreta, com especialização dos profissionais e estruturas físicas adaptadas adequadamente.

    1. Boa tarde! Magna
      Muito obrigada pelos seus gentis comentários.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
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  25. Gostei muito do texto, me esclareceu muito, fácil de ler. É .imprescindível a capacitação dos educadores, gestores, parceria com a família e comunidade.
    Há necessidade do preparo do docente para conhecer o tipo de deficiência e a historia de vida do aluno, sua relação com seus familiares e vice-versa; saber como trabalhar com outros alunos e com suas famílias. Formar uma comunidade de aprendizagem coletiva, solidária. Conhecer e refletir textos sobre educação inclusiva melhora minha pratica em sala.

    1. Boa tarde! Márcia
      Muito obrigada pelos seus gentis comentários.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
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  26. Parabenizo o site pela leitura elucidativa que tive oportunidade acesso, na qualidade de docente estou sempre procurando a melhor forma de atender meus alunos, assim pude me apropriar de conceitos já sabido e outros aprendidos.

    1. Boa noite! Nilma
      Muito obrigada pelos seus gentis comentários.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
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    2. Boa noite! Nilma
      Muito obrigada pelos seus gentis comentários.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
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  27. Nossa!!!!! Por mais que sabemos, sempre há o que saber mais, observei que tem comentários de 2019, e só agora eu fiquei sabendo que precisamos nos atentar para tais situações que muitas vezes até passa desapercebido por mim, anorexia é mental, uma situação muito seria e deve ser observada sempre.

    1. Boa tarde! Nilma
      Muito obrigada pelos seus gentis comentários.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
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    1. Bom dia! Marleide
      Muito obrigada pelo gentil comentário.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
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    1. Boa tarde! Andreza
      Agradecemos muito os elogios!!
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
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