EPILEPSIA DO LOBO TEMPORAL E AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

A epilepsia do lobo temporal tem sido de especial interesse por uma perspectiva neuropsicológica, pois é uma síndrome comum, frequentemente com início na infância ou adolescência e um curso prolongado e intratável.

A função cognitiva entre esses pacientes é tipicamente caracterizada por comprometimento significativo da memória, embora agora seja conhecido que também podem ser observadas deficiências neuropsicológicas mais difusas.

Especificamente, descreveu-se um padrão médio de disfunção cognitiva generalizada, com menor desempenho em comparação com controles em todos os domínios cognitivos testados, incluindo a memória.

Embora informativo, a caracterização desse perfil neuropsicológico médio ou típico de pacientes com epilepsia do lobo temporal crônico não fornece informações sobre possíveis agrupamentos distintos ou tipologias cognitivas que possam existir dentro do grupo geral.

O declínio cognitivo progressivo ocorre em uma proporção de pacientes e parece estar associado a marcadores de um curso difícil de epilepsia (por exemplo, número de convulsões tônico-clônicas generalizadas ao longo da vida).

Em resumo, o estado neurocomportamental de pessoas com epilepsia é afetado por fatores não associados a convulsões ou seu tratamento, dado que há evidências de anormalidades antes do início da desordem, fatores associados ao curso ou consequências do transtorno e seu tratamento, bem como fatores neurobiológicos gerais que afetam a cognição em todos nós.

Aqui no Instituto Inclusão Brasil, fazemos avaliação neuropsicológica para pessoas com epilepsia.

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

(13) 34663504

Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

Conheça os E-Books

Coleção Escola Inclusiva

Coleção Escola Inclusiva

A Coleção Escola Inclusiva aborda vários temas da educação, elucidando as dúvidas mais frequentes dos professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

FREUD E A TEORIA DA SEXUALIDADE

A Teoria da Sexualidade foi o grande passo inovador em Freud: a sexualidade em todas as idades, inclusive na infância. Sua teoria da sexualidade infantil

A METÁFORA DO ESPELHO DO ROSTO MATERNO

A metáfora do espelho do rosto materno reveste um papel de destaque e uma função decisiva no processo da constituição do self da criança. Refletir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Conversar Agora