CONSULTORA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA PSICÓLOGA MARINA S. R. ALMEIDA

Compartilhe

A Consultora em Educação Inclusiva Marina S. R. Almeida combate toda forma de discriminação a pessoa humana e fundamenta sua prática dentro do código de ética de sua profissão – Conselho Federal de Psicologia e Declaração Universal dos Direitos Humanos. Sua prática está balizada no modelo social da deficiência considerando a neurodiversidade das pessoas com deficiência e neurotípicas. Portanto, defende a importância de desenvolver nas pessoas com deficiência e neurotípicas suas forças, competências, habilidades, reconhecer suas fraquezas e vulnerabilidades individuais, para que possam ser adequadamente identificadas, criadas formas de acessibilidades e abordadas com manejos eficientes.

A Consultoria de Educação Inclusiva é uma prática profissional que se preocupa com o sucesso escolar, laboral e pessoal das pessoas com deficiência ou neurotípicas; visando a garantia dos direitos e seu melhor desenvolvimento individual.  Esclarecendo que pessoas neurotípicas são aquelas que apresentam algum tipo de deficiência ou podem apresentar Altas Habilidades e Superdotação, dupla Excepcionalidade como, por exemplo, TEA- Síndrome de Asperger e concomitante Altas Habilidades e Superdotação.

O propósito essencial da Consultoria em Educação Inclusiva realizada por Marina Almeida é garantir que os estudantes com deficiência  ou neurotípicos e suas famílias tenham acesso aos apoios e intervenções apropriados, a fim de facilitar a melhoria do desempenho escolar.

Além de facilitar o crescimento acadêmico e intelectual, a Consultoria em Educação Inclusiva realizada por Marina Almeida, está preocupada em melhorar a capacidade da pessoa com deficiência ou neurotípica, a desenvolver adequadamente suas capacidades e habilidade sociais, emocionais e comportamentais.

A Consultoria de Educação Inclusiva realizada por Marina Almeida é uma intervenção multimodal em que está bem versada ​​nestas áreas de atuação:

  • Palestras em vários temas em Educação Inclusiva e Psicologia
  • Cursos e ou Capacitação para Professores em Educação Inclusiva
  • Intervir com consultoria colaborativa e ou supervisão escolar ou institucional, como colaborar em estudos de casos de estudantes com deficiência ou neurotípicos
  • Teorias e técnicas de aconselhamento e continência afetiva
  • Conhecimentos em Psicologia Escolar e Clínica
  • Conhecimentos das áreas de Psicopedagogia e Neuropsicologia
  • Conhecimentos sobre a singularidade humana das pessoas com deficiência e neurotípicas ( TEA, síndrome de Down, TDAH, Dislexia, altas Habilidades e Superdotação, etc)
  • Conhecimentos de Acessibilidade: intervenções sobre tipos de acessibilidades necessárias para cada pessoa neurotípica ou com deficiência
  • Conhecimentos sobre Sexualidade das pessoas com deficiência e ou neurotípicas
  • Conhecimentos das ferramentas tecnológicas e aplicativos para pessoas neurotípicas ou com deficiência
  • Domínio de diversos tipos de materiais pedagógicos e formas diferentes de alfabetização
  • Domínio das Teorias de Educação e da Aprendizagem
  • Conhecimentos sobre Currículo Funcional Natural e Currículo Adaptado
  • Conhecimentos sobre Plano Individual de Ensino – PEI
  • Domínio sobre formas diferentes de avaliação do estudante
  • Conhecimentos de Teoria das Inteligências Múltiplas, Inteligência Emocional e Estilos de Aprendizagem
  • Conhecimentos da Legislação Educacional e de Direitos Jurídicos das pessoas com deficiência e ou neurotípicas
  • Conhecimentos das regulamentações do Ministério da Educação na área da Educação Inclusiva e Ensino Regular.
  • Enfoque no funcionamento de rede colaborativa entre escola e família como comunidade de aprendizagem
  • Estimular o processo de funcionamento de Rede de Apoio com: profissionais da saúde+escola+ família+ pessoa com deficiência ou neurotípica

A Consultora em Educação Inclusiva Marina Almeida trabalha com estudantes/clientes com deficiência ou neurotípicos, em escolas da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e universidade. O objetivo é sempre de garantir que os estudantes tenham os serviços de apoio necessários para alcançar seu maior potencial nas áreas: pedagógica ou acadêmica, emocional, sexual, social, saúde mental, física, desportiva, laboral  ou profissional e projeto pessoal de vida.

Este trabalho de Consultoria em Educação Inclusiva realizado por Marina Almeida também é realizado com a família, com a pessoa com deficiência e ou neurotípica, com a equipe escolar (direção, coordenadores, professores, etc), ou seja, todos aqueles que estejam diretamente vinculados com a pessoa.

O enfoque deste trabalho como Consultora em Educação Inclusiva realizado por Marina Almeida intervém no atendimento da pessoa com deficiência ou neurotípica em suas necessidades sociais, emocionais, comportamentais e físicas em diversos contextos, incluindo aconselhamento individual, aconselhamento em grupo, em sala de aula, no atendimento educacional especializado – AEE, em Sala de Recursos ou Multifuncional, bem como em seu cotidiano.

A Consultora em Educação Inclusiva Marina Almeida trabalha com a equipe de profissionais de educação e ou da saúde, podendo ser numa escola ou ser numa instituição, ONG, OSCIP, desenvolvendo a atividade de Consultora Colaborativa ou Supervisora de suporte para Projetos em Educação Inclusiva.

Este trabalho institucional, em ONG, OSCIP ou na escola envolve todos os professores e membros da equipe de educação escolar ou institucional; a proposta é sempre para discutirmos artigos de bases acadêmicas para fundamentar a prática clinica ou educacional, novos métodos, novos manejos e discussão de estudos de casos com o intuito de garantir que as necessidades de cada estudante com deficiência ou neurotípico sejam eficientes.

A prática da Consultora em Educação Inclusiva Marina Almeida é sempre como uma representante e porta voz em nome da pessoa com deficiência ou neurotípica, colaborando com os professores, com profissionais da área da saúde como fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, para desenvolverem serviços de apoio mais eficazes para o estudante/cliente. Intervém ajudando os professores e funcionários para desenvolver uma melhor compreensão das intervenções educacionais, aprender manejos diferentes em sala de aula, usar materiais pedagógicos adequados, etc. O enfoque é dar suporte a pessoa com deficiência ou neurotípica a ser atendida com qualidade e assertividade na escola ou instituição, levando a todos os envolvidos a obterem sucesso e bom desenvolvimento da pessoa atendida dentro de suas capacidades e habilidades possíveis.

A Consultora em Educação Inclusiva Marina Almeida pode trabalhar extensivamente com as famílias, sobre tema do desenvolvimento da sexualidade dos filhos, orientações jurídicas, manejos, alimentação, treino do banheiro, etc. Nesse contexto, o foco será ser a mediadora entre escola e família, ajudando as famílias a entender as políticas e procedimentos da escola, ou ajudando a informar as famílias sobre seus direitos em relação aos serviços de educação e saúde de seu país, estado e cidade.

A Consultora em Educação Inclusiva Marina Almeida auxilia as famílias a melhorarem suas capacidades de melhorarem suas relações vinculares, em seu cotidiano com seus filhos em casa. Isso pode envolver oferecer aos pais e responsáveis ​​informações sobre estratégias eficazes para melhorar o funcionamento de seus filhos, apoio quando necessário para encaminhamentos externos, como psicoterapia familiar, encaminhamentos para outros profissionais, atividades desportivas, recreativas, treinamento vocacional, dentre outras possibilidades.

Uma das funções da Consultora em Educação Inclusiva Marina Almeida numa escola ou instituição é ajudar na criação de um Programa Educativo Individualizado – PEI em todos os níveis de escolarização.

Sabemos que em uma idade precoce pode fazer toda a diferença o PEI, não apenas no aprendizado acadêmico dessas crianças, mas em sua saúde emocional e ajuste social.

A maior meta da Consultora em Educação Inclusiva Marina Almeida é desenvolver a capacidade das pessoas com deficiência e ou neurotípicas serem cada vez mais cidadãos, serem porta vozes de si próprios, desenvolverem sua autonomia e independência, serem membros produtivos/ativos na sociedade e terem seu projeto de vida pessoal.

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 06/41029

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

TRANSTORNOS ALIMENTARES E AUTISMO

A Seletividade Alimentar é considerada um Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE). O comportamento de evitação alimentar é usado para descrever crianças, jovens e adultos com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×