A INTERSECCIONALIDADE DO AUTISMO E GÊNERO – PARTE 1

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Influenciada pelas teorias de interseccionalidade, performatividade e hegemonia de gênero, esta revisão procurou explorar a interseção entre autismo e gênero na pesquisa qualitativa sobre identidade autista.

Doze artigos foram submetidos a uma metassíntese temática após uma busca sistemática. Os participantes do estudo eram predominantemente mulheres cisgênero ou com gêneros diversos: faltavam perspectivas de homens autistas cisgêneros.

Os três temas superiores desenvolvidos relacionam-se com: (1) as formas como os discursos do autismo restringem as identidades de gênero, através da influência do “cérebro masculino extremo” e das narrativas de “mascaramento” e do uso do autismo para explicar a inconformidade de gênero e a diversidade de gênero ;(2) as maneiras pelas quais as identidades autistas de gênero foram posicionadas dentro das hierarquias de poder social como “outras”, modos de ser subordinados e menos aceitáveis; e (3) possibilidades de encontrar espaços de pertencimento e resistência.

Embora o autismo como identidade possa oferecer comunidade e liberdade em relação às expectativas normativas, os discursos dominantes sobre o autismo atuam para restringir e policiar o gênero, reforçando as hierarquias de poder existentes.

Encorajamos os profissionais a refletirem sobre as implicações clínicas, éticas e políticas do seu posicionamento em relação aos construtos de “autismo” e “gênero”, e a explorar junto com as pessoas que procuram apoio os impactos pessoais e políticos dos discursos do autismo de gênero.

Tanto o autismo quanto o gênero são conceitos que moldam construções de identidade. Ambos os conceitos têm estado cada vez mais sob o olhar de “profissionais psi”, com aumentos drásticos nas taxas de diagnósticos de autismo nas últimas décadas (Russell, 2021) e números crescentes de encaminhamentos para indivíduos que vivenciam sofrimento em relação ao gênero (Fielding & Bass, 2018).). 

Considerando tanto o “autismo” como o “gênero” em termos construções sociais, estamos interessados na interseccionalidade das identidades autistas e de gênero a partir das perspectivas de indivíduos que se identificam como autistas.

Começamos por localizar o autismo no seu contexto sociocultural e discursivo e esboçamos alguns possíveis significados do autismo para a identidade.

Mapeamos a paisagem de gênero do autismo como uma construção antes de delinearmos teorias de interseccionalidade, performatividade e hegemonia de gênero que influenciaram nosso pensamento.

AUTISMO: UMA IDEIA PODEROSA

O autismo é um conceito rico em história, grandes teorias e investimento emocional. As teorias da “cegueira mental” ( Baron-Cohen, 1995 ) e do “cérebro masculino extremo” ( Baron-Cohen, 2002 ) capturaram a imaginação científica e pública.

O autismo tornou-se uma mercadoria procurada ( Mallett & Runswick-Cole, 2016 ), com a crescente demanda por diagnóstico comparada à “patologização de baixo para cima” (Brinkmann, 2016 , p. 2). Os parâmetros do autismo se expandiram ao longo do tempo (O’Reilly et al., 2017 ), e seus limites com a “normalidade” ficaram confusos e mutáveis ( Lester et al., 2014 ).

O autismo tem uma função biopolítica que promove reivindicações de verdade sobre a “normalidade” ( Goodley, 2016) e policiar a fronteira do “desvio” ( Vakirtzi & Bayliss, 2013 ).

Problematizando a “normalidade” dominante e não autista, os ativistas da neurodiversidade celebram as diferenças autistas e promovem o orgulho pela identidade autista ( Kapp et al., 2013 ; Runswick-Cole, 2014 ).

Embora a extensão em que o autismo é parte integrante do senso de identidade de uma pessoa varie, a pesquisa qualitativa indica que o autismo pode assumir um enorme significado na construção da identidade ( Rosqvist, 2012 ).

Nem sempre vivenciado como positivo, um diagnóstico de autismo pode desencadear vergonha e desesperança, aumento da vigilância de outras pessoas e diminuição da autonomia ( Johnson & Joshi, 2016 ; Powell & Acker, 2016 ). 

No entanto, para aqueles que adotam uma identidade autista, alguns dos quais podem se autodiagnosticar ( Lewis, 2016 ), o autismo oferece explicação e validação das dificuldades vivenciadas, e até mesmo uma sensação de isenção das normas sociais ( Powell & Acker, 2016 ), incluindo expectativas de gênero ( Russell, 2021 ).

UM CONCEITO DE GÊNERO

O discurso do autismo está carregado de bagagem de gênero. Dos estudos de caso fundamentais de Kanner (1943), passando pela pesquisa epidemiológica seminal de Wing (1981), a teoria do “cérebro masculino extremo” (Baron-Cohen, 2002), e continuando na proporção diferencial homem-mulher no diagnóstico (Loomes et al., 2017 ), o autismo foi codificado como “masculino”.

No entanto, o autismo do século XXI procura novos mercados de gênero, anunciando um interesse crescente no “autismo feminino” (por exemplo, Hull et al., 2020) e na coocorrência relativamente elevada de autismo e identidades transgêneros ou não binárias (Stagg & Vincent, 2019 ).

INTERSECCIONALIDADE, PERFORMATIVIDADE E HEGEMONIA DE GÊNERO

A construção da identidade é um processo social e discursivo complexo (Taylor, 2014 ). Baseando-se no conceito baktiniano de “orquestrar vozes”, Bagatell (2007) apresentou a construção da identidade autista de um indivíduo como envolvendo a negociação de discursos concorrentes: de “deficiência” e “déficit”, inscritos através do diagnóstico; das vozes autoritárias do mundo neurotípico e capaz, com seus lembretes para “encaixar”; e daqueles do movimento da neurodiversidade, desafiando normas “neurotípicas” enquanto criam e celebram normas “autistas”.

No entanto, é necessária uma lente interseccional para compreender a negociação de identidades autistas de gênero( Saxe, 2017 ).

Desenvolvida pela primeira vez na teoria feminista negra, a interseccionalidade oferece uma estrutura analítica para explorar a “dinâmica da diferença e da mesmice” ( Cho et al., 2013 , p. 787) dentro da “matriz de dominação” ( Collins, 1990 ) conectando diferentes formas de poder (interpessoal, patriarcal, hegemônico, disciplinar, etc.).

Análises interseccionais destacaram a codificação de gênero da deficiência/deficiência ( Hirschmann, 2013 ) e a transformação de categorias de deficiência/deficiência em armas para deslegitimar identidades não cisgênero e não heterossexuais ( Toft et al., 2020 ). Existe, no entanto, o perigo de que, ao examinar a intersecção entre autismo e gênero, estas categorias de identidade se tornem reificadas e essencializadas.

No seminal Gender Trouble, (Butler (2006) problematizou suposições de que o gênero precede a encenação do comportamento de gênero – em vez disso, o gênero é “constituído performativamente” (p. 34) através da “repetição estilizada de atos” (p. 191), como gesto, movimento e roupas). Estas formas de ser passaram a ser reconhecidas como “femininas” ou “masculinas” e são produzidas discursivamente dentro de uma “matriz heterossexual” que suporta um binário hierárquico de dominação masculina. Embora sejam possíveis performances de gênero não normativas, elas podem não ser “culturalmente inteligíveis” (pp. 23-4).

Escolher o gênero “errado” corre o risco de ser punido (p. 190). Com base na estrutura da matriz cisheteronormatividade, Schippers (2007) estendeu a abordagem de Connell (1995) conceito de “masculinidade hegemônica” para descrever “feminilidade hegemônica” (quando as mulheres incorporam características que complementam e legitimam a dominação masculina, por exemplo, sendo delicadas ou passivas) e “feminilidade pária” (quando as mulheres se apropriam de características “masculinas” – por exemplo, destreza física, autoridade – perturbando a relação idealizada entre masculinidade e feminilidade).

Sobreposições interessantes conectam a teoria feminista e os estudos do autismo. A feminilidade pária informou a análise de Russell (2021) sobre as maneiras pelas quais a não conformidade com os padrões femininos tradicionais é construída como significando autismo em mulheres e meninas, o que significa que o diagnóstico de autismo impõe os limites do comportamento feminino normativo. 

No entanto, as acadêmicas feministas também se basearam em perspectivas autistas para desestabilizar o gênero: o gênero como múltiplas possibilidades retóricas que podem ser “inventadas e elaboradas em diferentes situações” (Jack, 2012, p. 15); o gênero como um “fantasma” a ser abandonado (Davidson & Tamas, 2016, p. 61).

Revisões anteriores relacionadas com a intersecção de identidades autistas e de gênero centraram-se num gênero (por exemplo, Taylor, 2019 ) ou subsumiram a identidade de gênero num foco LGBTQIA+ mais amplo, e o autismo numa categoria de deficiência mais ampla (por exemplo, Duke, 2011). Taylor’s (2019).

A síntese narrativa da pesquisa sobre identidade feminina e autismo argumentou que as representações estereotipadas do autismo e da feminilidade normativa apresentavam “ameaças de identidade” para mulheres e meninas autistas, que experimentaram incongruência com tais representações, resultando em confusão de identidade e autoestima negativa: claramente, isso tem uma relevância clínica.

No entanto, centrar-se demasiado estreitamente numa identidade de gênero corre o risco de reproduzir descrições essencialistas do gênero, impedindo oportunidades de traçar o funcionamento do género como uma construção.

Portanto, formulamos a seguinte questão para esta revisão: Como o autismo e o gênero se cruzam nas explicações da negociação da identidade?

DESCOBERTAS

1. O impacto restritivo dos discursos sobre o autismo nas identidades de gênero.

Este tema é sobre como os discursos do autismo de gênero moldaram a forma como os indivíduos davam sentido às identidades de gênero. O autismo serviu para reforçar o essencialismo de gênero através dos discursos do “cérebro masculino extremo” (Subtema 1.1) e da hipótese do “mascaramento autista feminino” (Subtema 1.2). A compreensão do autismo também moldou as explicações do desempenho não normativo de gênero (Subtema 1.3).

1.1. O cérebro extremamente masculino. O discurso de gênero do “cérebro masculino extremo” ( Baron-Cohen, 2002 ) parecia influenciar as construções individuais de identidade de gênero e as reações que encontravam nos outros. Participantes do sexo feminino cisgênero e com diversidade de gênero negociaram suposições de que o autismo equivalia à masculinidade e a masculinidade à falta de emotividade. “Você diz a alguém que é autista e eles dizem que você não é um homem cis branco. De jeito nenhum – você não é autista! Mas você demonstra emoção, mas não é Leonard Nimoy” ( Strang et al., 2018, pág. 4048). Para os participantes que afirmam uma identidade de gênero feminina, esta equação pode ser uma fonte de angústia: “os ‘estereótipos carregados de gênero’ que cercam o autismo, por exemplo, a teoria do ‘cérebro masculino extremo’ aumentaram a sua disforia (implicando que ela tinha um cérebro masculino)” ( Coleman-Smith et al., 2020 , p. 2649). Uma participante cisgênero rejeitou a narrativa do cérebro extremamente masculino como incompatível com sua identidade como mulher: “Eu definitivamente não tenho o cérebro extremamente masculino… muitas outras mulheres que conheço e eu mesma são a prova viva de que definitivamente não somos extremos homens” ( Kanfiszer et al., 2017, pág. 665). Houve sinais entre outros participantes, no entanto, do conceito de autismo como um cérebro masculino extremo moldando seu senso de identidade e como eles se relacionavam com o binário masculino-feminino: “Acho que possivelmente há algum tipo de identidade de gênero acontecendo associada ao autismo porque sempre me senti mais próximo do meu pai” ( Kanfiszer et al., 2017 , p. 665).

1.2. Mascaramento e performatividade. Uma segunda teoria de género do autismo, a da hipótese do “autismo feminino” e o conceito associado de “mascaramento” (ocultar diferenças ou dificuldades relacionadas com o autismo) moldaram relatos da identidade autista feminina cisgênero de formas que reproduziram compreensões essencialistas do autismo e do gênero.

Em contraste com a proposição de Butler de que o género é um guião executado por todos, os relatos de “mascarar” outras mulheres e raparigas autistas são únicos na representação da feminilidade. A aprendizagem social do desempenho de género, tal como modelada pela televisão, revistas ou “livros sobre linguagem corporal”, foi enquadrada como “aprender ativamente a ‘mascarar’” ( Bargiela et al., 2016 , p. 3287) e, portanto, sintomática da deficiências sociais características do autismo – implicando que o desempenho de gênero deve ser intuitivo. Embora nem todas as participantes do sexo feminino se identificassem com isso, o “mascaramento” foi considerado um diferencial da apresentação feminina autista: “essa é a principal diferença: as meninas são melhores em esconder seu autismo e […] com os meninos é mais óbvio” (Milner et . al., 2019, pág. 2395).

É questionável até que ponto esta conceptualização de “mascaramento” deixou espaço para compreensões de género para além do binário: poderiam indivíduos não-binários ou transexuais usar a linguagem de “mascaramento”? Curiosamente, em estudos que incluíram participantes com diversidade de género, a prática de ocultar características autistas foi, em vez disso, expressa num discurso alternativo em torno de “passar” como neurotípico e cisgênero (Coleman-Smith et al., 2020; Miller et al., 2020) .

A associação do autismo com a masculinidade no discurso do “cérebro masculino extremo” foi apoiada por associações culturais entre ser homem e não ter emoções. Da mesma forma, a construção da feminilidade autista camuflada sob uma máscara “superficialmente adaptativa” ( Bargiela et al., 2016 , p. 3287) pode ser inteligível porque se conecta com o tropo de gênero do artifício feminino (por exemplo, Serano, 2016 ). As “máscaras” construídas pelas mulheres reproduziam construções estereotipadas de feminilidade: Aperfeiçoei uma espécie de personalidade que era meio alegre e vivaz, e talvez um pouco obscura […] Então cultivei uma imagem, suponho, que levei para situações sociais como namorada do meu parceiro, que não era “eu”. ( Bargiela et al., 2016 , p. 3287)

Embora tais estudos tenham localizado estes esforços numa narrativa de sintomatologia autista, é notável que a necessidade de “mascarar” foi expressa em termos que também poderiam ressoar com as expectativas de género encontradas pelas mulheres em geral: “Vou ter de fazer certeza de que sou sempre perfeito para todos” ( Tierney et al., 2016 , p. 79).

1.3. Desempenho não normativo de gênero: o poder do autismo para explicar e restringir. Este subtema trata da versatilidade do autismo como conceito para assumir função explicativa nas construções da performance de gênero autista. Uma conceitualização do autismo centrada no déficit, inscrita nas narrativas identitárias dos indivíduos, também limitou as possibilidades de aceitação por parte dos outros (profissionais, familiares, conhecidos).

Os participantes colocaram o autismo em uma posição causal em relação à diversidade de gênero: “Sinto que ter TEA meio que me separou de uma conexão com meu corpo de alguma forma e sinto que estou mais preso em minha mente, e então acho que isso afetou minha identidade de gênero” (Hillier et al., 2020, p. 103). Nesta narrativa, uma “propensão para ser trans” autista resultou de dificuldades com a interação social: “se você passa toda a sua infância e juventude sentindo-se excluído da codificação social tradicional das atividades femininas ou masculinas, então isso vai fazer você chegue à conclusão de que você é trans muito mais cedo” (Cain & Velasco, 2021 , p. 369).

Numerosos casos foram relatados de outras pessoas citando “sintomas autistas” para “desacreditar” identidades de gênero afirmadas: “o médico vê sua expressão TEA e ouve você dizer: ‘Eu sou Trans’, e chega à conclusão de que você é uma pessoa gay muito confusa que fiquei confuso com o seu TEA” (Shapira & Granek, 2019, p. 505), e, “Se acontecer de eu mencionar ser não-binário […] e ser autista, as pessoas me levam menos a sério porque ficam tipo ‘ah, se você é autista, então não sabe tanto’” (Hillier et al., 2020, p. 104). O descrédito baseou-se na compreensão do autismo baseada no déficit, em que as pessoas eram caracterizadas como sem compreensão ou como infantis: Sempre gostei de colecionar brinquedos; [meu pai] disse “se você ainda brinca com brinquedos… você não tem maturidade suficiente para tomar essas decisões […]” … ele acha que por causa dos meus interesses eu não poderia saber sobre meu gênero… quando seu gênero está errado está bem claro! (Coleman-Smith et al., 2020, p. 2651)

A filtragem da inconformidade de gênero através do que um participante descreveu como “as lentes de ‘provavelmente alguma coisa autista’” (Strang et al., 2018, p. 4049) também pareceu aparecer nas construções de alguns autores do estudo sobre as perspectivas dos participantes. O autismo foi usado para explicar o desempenho “impróprio” de gênero, mesmo com problemas que pessoas não autistas possam ter. Por exemplo, Kanfiszer et al. (2017, p. 665) atribuíram as queixas dos participantes sobre menstruação e uso de sutiã ao “raciocínio prático” (autista).

2. Autismo, hierarquias de gênero e de poder. Enquanto o primeiro tema explorou a inscrição de discursos de autismo de gênero nas identidades dos indivíduos, este segundo tema considera o posicionamento das identidades autistas de gênero dentro da “matriz de dominação”: como o gênero e o autismo se cruzaram com outras operações de poder para criar hierarquias de mais e mais formas menos aceitáveis de ser, de subordinação e de alteridade. As identidades de gênero autistas foram situadas em relação à masculinidade hegemônica e à feminilidade hegemônica (Subtema 2.1). A narrativa da “vulnerabilidade” feminina autista, que sintetizou o tropo da passividade feminina com discursos de “déficit” e deficiência autista, naturalizou e obscureceu o funcionamento do poder patriarcal (Subtema 2.2). A interseccionalidade dos participantes foi moldada pelo poder disciplinar e pela construção do “desvio” (Subtema 2.3).

2.1. Autismo, neurotipicidade e hegemonia de gênero. Este subtema trata da dinâmica de proximidade e distância entre as construções da identidade de gênero autista e a feminilidade e masculinidade hegemônicas. Aqui, a influência da equação extrema do cérebro masculino do autismo com a masculinidade pode ser interpretada no posicionamento da “masculinidade autista” como mais próxima da “masculinidade neurotípica” do que da “feminilidade autista” da “feminilidade neurotípica”: “é provavelmente mais difícil para as meninas com TEA”, de certa forma […] sendo um menino com TEA você provavelmente é mais parecido com meninos neurotípicos, enquanto uma menina com autismo é diferente de meninas neurotípicas” ( Tierney et al., 2016, p. 77).

Mulheres e meninas autistas frequentemente se relacionavam mais com interesses e comportamentos construídos como “masculinos”, identificando-se com o papel de “moleca” ( Kourti & MacLeod, 2019 , p. 55).

As garotas ficam um pouco preocupadas com o que vestem e com a aparência de seus cabelos […] não é possível que eu fique menos interessada… enquanto os garotos estariam brincando sobre… algo em que eu me sentia mais inclinada a me envolver. (Kanfiszer et al., 2017 , p. 665)

Tierney et al. (2016 , p. 77) afirmaram que uma das razões pelas quais as garotas se alinharam mais com os pares do sexo masculino foi o fato de “não se envolverem em conversas baseadas na emoção”. As participantes do sexo feminino caracterizaram grupos de pares femininos neurotípicos como propensos a condenar ao ostracismo mulheres autistas “diferentes” (Milner et al., 2019, p. 2394). As amizades com outras mulheres “autistas” foram valorizadas (Bargiela et al., 2016 ).

2.2. Vulnerabilidade. Este subtema preocupa-se com os efeitos de um discurso de “vulnerabilidade feminina autista”, que constrói a feminilidade como passiva e as pessoas autistas como desprovidas de consciência das regras sociais. A internalização dessas construções parecia resultar em autoculpabilização em relação às experiências de abuso sexual das participantes: as participantes do sexo feminino se descreviam como “passivas”, “ingênuas” e com necessidade de agradar aos outros ( Bargiela et al., 2016 ; Milner et al., 2019) – traços femininos patriarcais. Bargiela et al. (2016, p. 3288) listaram cinco razões pelas quais as mulheres que entrevistaram “ficaram presas em situações em que a sua segurança e os seus direitos foram comprometidos”. Esta frase é reveladora na sua omissão do relacional: quem teria “aprisionado” as mulheres? Todas as cinco razões, construídas a partir dos relatos dos participantes, localizaram o problema dentro do indivíduo, e não nos vitimizadores ou nas estruturas patriarcais dentro das quais a vitimização opera, culpando, em vez disso, questões relacionadas com o autismo. Por exemplo: Não sentimos perigo e não podemos reconhecer pistas sociais. Essa é uma das razões, eu acho que você não lê as pessoas para saber se elas estão sendo assustadoras, você está tão desesperada por amigos e relacionamentos que se alguém está demonstrando interesse em você, você meio que concorda. (Bargiela et al., 2016 , p. 3288) Kanfiszer et al. (2017 , p. 666) também atribuíram a vitimização às “dificuldades de interação social” dos autistas e à “dificuldade em julgar sinais sociais sutis” (sutilezas que supostamente incluíam “agressão ou coerção”).

O escrutínio do agressor, das ações do agressor e das relações de poder subjacentes foi dificultado pela forma como estas narrativas enraizaram as razões para experimentar o abuso dentro do eu autista “vulnerável”. Este enquadramento da vulnerabilidade feminina autista como intrínseca ao indivíduo parecia ser internalizado de maneiras que permitiram que características de mitos de estupro surgissem nas citações dos participantes: por exemplo, a noção de que a mulher pode inadvertidamente ter sido “paqueradora” (Bargiela et al. , 2016, p. 3.288) ou enviou “sinais corporais errados” aos homens (Milner et al., 2019, p. 2.397). Mais uma vez, as narrativas do autismo sobre a falta de compreensão das fronteiras sociais foram usadas para localizar o problema dentro da pessoa autista, arriscando-se a escorregar para o território da culpabilização da vítima.

2.3. Desvio e angústia. Este subtema é sobre as experiências e os medos dos participantes de serem outros. Na construção do desvio, interagiram hierarquias de gênero hegemônico e capacitismo. O afastamento das formas de ser normativas de gênero e neurotípicas foi punido e o “desvio” internalizado, levando ao sofrimento.

Os participantes descreveram ter sofrido pressão para agir em papéis normativos de gênero, “para que as pessoas não os magoem ou os tratem de forma diferente” ( Hillier et al., 2020 , p. 104). Acreditava-se que sofrer bullying era uma consequência do “desvio dos interesses das colegas femininas” ( Kanfiszer et al., 2017 , p. 666). Ao denunciar o bullying, os professores disseram a um participante para “agir de forma mais normal” ( Bargiela et al., 2016 , p. 3286).

Outro relacionou a “falta de masculinidade” e o autismo ao relatar as razões pelas quais outros meninos o intimidaram ( Barnett, 2017 , p. 1217).

A consciência dos participantes sobre a sua subordinação nas hierarquias sociais traduziu-se na “autoculpa pela sua dificuldade em conformar-se aos padrões neurotípicos cis-normativos” ( Coleman-Smith et al., 2020 , p. 2649). Havia sinais de que os participantes haviam internalizado uma sensação de ser “estranho” ( Cain & Velasco, 2021 , p. 369) ou “estranho” ( Kanfiszer et al., 2017 , p. 664): “você sabe que há algo errado com você ( Milner et al., 2019 p. 2398). Este sentimento internalizado de “desvio” parecia servir uma função disciplinar, incutindo nos participantes “vergonha e medo” ( Barnett, 2017 , p. 1217).

Eu estava sofrendo bullying no trabalho, estava lutando por causa do autismo, eu não tinha autoconfiança para dizer “pessoal, eu não sou mulher, parem de me assediar sexualmente”. ( Coleman-Smith et al., 2020 , p. 2650).

A sensação de “desvio” teve um grande impacto: “foi terrivelmente, muito doloroso para mim. Não quero dizer fisicamente doloroso, mas imagine ouvir que a maneira como você se sentou, a maneira como você andou estava errada” (Barnett, 2017 , p. 1218). Eu simplesmente não sentia que me encaixava em lugar nenhum, nem com minhas irmãs, meu irmão, outras pessoas ou comigo mesmo, é como se todo mundo fosse um estranho e eu fosse o mais estranho de todos… eu acho… eu simplesmente não deveria existir?! ( Coleman-Smith et al., 2020 , p. 2648).

3. Abrindo possibilidades. Este tema é sobre como os indivíduos criaram espaço para desafiar a marginalização, o gênero hegemónico e as expectativas capacitistas. Trata-se de encontrar identidades comunitárias, de pertencimento e valorizadas (Subtema 3.1), problematizar o gênero e resistir a estruturas de poder repressivas e excludentes (Subtema 3.2).

3.1. Pertencer. Os indivíduos encontraram narrativas positivas de inclusão, empoderamento, auto aceitação e orgulho nas suas identidades através da ligação com outros. Os espaços on-line ofereceram oportunidades para descobrir comunidade, aceitação e compreensão ( Bargiela et al., 2016 ). “O site Wrong Planet [era] uma plataforma de autodescoberta, pois representou o primeiro lugar onde [o participante] se assumiu e percebeu que muitos indivíduos autistas também se identificam como LGBTQIA+” ( Miller et al., 2020, p.7 ).Vários participantes valorizaram a pertença a diversas comunidades que as suas identidades interseccionais proporcionavam ( Hillier et al., 2020 ), e estas comunidades poderiam ser um vetor de sensibilização ( Coleman-Smith et al., 2020).). Alguns, no entanto, comentaram que identidades múltiplas podem tornar “difícil encontrar pessoas que o compreendam e aceitem” ( Hillier et al., 2020 , p. 103) e notaram a persistência de práticas de exclusão em comunidades minorizadas ( Miller et al., 2020 ).

3.2. Resistência. Este subtema trata das formas como os participantes problematizaram o gênero, recusaram os seus ditames e desafiaram a pressão para se conformarem com formas normativas de ser. Os participantes questionaram as expectativas de gênero: “[Eu não] realmente aceito a validade dos estereótipos de gênero” ( Bargiela et al., 2016 , p. 3288). “Você pode existir como uma pessoa cisgênero sem subscrever os papéis de gênero atribuídos às mulheres, ou os papéis de gênero socialmente atribuídos aos homens” ( Cain & Velasco, 2021 , p. 365). Alguns rejeitaram o binário de gênero em favor de concepções mais “fluidas” de identidade de gênero ( Cain & Velasco, 2021 , pp. 336–7; Kourti & MacLeod, 2019). Outros que afirmaram uma identidade de gênero binária “descreveram conforto com […ou] preferência por expressões de gênero não binárias”, por exemplo, vestir-se “androginamente” ( Strang et al., 2018 , p. 4049). Os participantes com diversidade de gênero criaram uma série de descritores para as suas identidades, incluindo o termo “estranho” ( Barnett, 2017 , p. 1217).

Não se trata de interpretar estas relações mais questionadoras ou fluidas com o gênero como sendo devidas ao autismo, pois é claro que também podem ser partilhadas por pessoas que não se identificariam como autistas, mas sim considerar como uma identidade autista interseccional de gênero poderia abrir possibilidades para formas alternativas de compreender e estar além da capacidade e da hegemonia de gênero. O simbolismo do autismo e do “fantasma de gênero” ( Davidson & Tamas, 2016 ) é evocado nas descrições dos participantes sobre “uma ausência de senso de gênero” ( Kourti & MacLeod, 2019, pág. 55), embora em alguns relatos parecesse haver um risco de que a problematização do gênero se apoiasse em noções essencialistas não problematizadas de alteridade autista: “Nós não nascemos com esta enciclopédia ‘Mundy’ ou esta rede psíquica que os Mundies parecem saber naturalmente o que fazer, não temos isso” ( Coleman-Smith et al., 2020 , p. 2648).

Vários participantes consideraram os seus interesses como “centrais” para as suas identidades ( Kanfiszer et al., 2017 ) e, de fato, mais relevantes para as suas identidades do que as normas de gênero ( Bargiela et al., 2016 ).

A única identidade constante que permeia minha vida como fio condutor é “dançarina”. Isso é mais importante para mim do que gênero, nome ou qualquer outra característica de identificação, ainda mais importante do que minha mãe. Eu não admitiria que no mundo NT [neurotípico], como quando o fiz, fui corrigido (afinal, a minha mãe deveria ser minha identificação primária, certo?!), mas sinto que posso admitir isso aqui. ( Kourti & MacLeod, 2019 , p. 56)

Havia sinais de que os participantes resistiam aos preconceitos dos outros e se recusavam a internalizar o “desvio” neles projetado – “É apenas ser diferente, não é ser menos” (Milner et al., 2019, p. 2398) . Normas restritivas (“neurotípicas”) poderiam ser rejeitadas, talvez por afiliação a normas “neurodiversas”. “Estou muito feliz com meu escudo de ‘este é quem eu sou’, se eu realmente não fizer a coisa social masculina ‘certa’, difícil … Estou acostumado a não me encaixar de qualquer maneira” (Coleman-Smith et al., 2020 , pág. 2652).

Leia a continuação – A INTERSECCIONALIDADE DO AUTISMO E GÊNERO – PARTE 2

Referências:

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https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/09593535221074806

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