A ASSOCIAÇÃO LIVRE NA PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA

Compartilhe

A associação livre na psicoterapia pode ser a ferramenta mais importante e mais usada pelos terapeutas psicodinâmicos. Essa técnica é simples, mas pode ser extremamente eficaz.

No contexto da psicoterapia psicodinâmica, há dois significados associados à “associação livre”: a técnica de terapia oficial mais livre de associação, e o método geral de discussão em sessão conduzido pela livre associação do cliente entre os tópicos.

A técnica mais formal envolve o terapeuta lendo uma lista de palavras e o cliente respondendo imediatamente com a primeira palavra que vem à mente.

Este exercício pode esclarecer algumas das associações e conexões que o cliente escondeu profundamente abaixo da superfície.

Essa técnica de associação livre pode não ser tão útil para um cliente que é resistente ao exercício ou para compartilhar detalhes íntimos com o terapeuta.

A associação livre na psicoterapia psicanalítica pode provocar uma lembrança especialmente intensa ou vívida de um evento traumático, chamado de ab-reação. Isso pode ser extremamente angustiante para o cliente, mas também pode levar a uma experiência de cura da catarse se o cliente sentir que ele ajudou a resolver um problema significativo.

O conceito menos formal de associação livre é simplesmente a tendência a permitir que o cliente conduza a discussão em sessões de terapia psicodinâmica.

Esse tipo de abordagem descontraída e não estruturada para o diálogo na terapia é um marco da psicoterapia psicanalítica psicodinâmica.

Entre em contato comigo por WhatsApp (13) 991773793.

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whats app (13) 991773793 ou (13) 34663504  

Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

CURRÍCULO ADAPTADO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

O currículo adaptado para alunos com necessidades educativas especiais, ao contrário de um currículo funcional, é aquele que visa adaptar o currículo acadêmico para os alunos que, por suas condições cognitivas, físicas e sensoriais, não demonstram condições de acompanhar o currículo regular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×