Compartilhe

Quando você está deprimido, pode parecer que você nunca vai sair de uma sombra escura. No entanto, mesmo a depressão mais grave é tratável. Portanto, se a sua depressão o está impedindo de viver a vida que deseja, não hesite em procurar ajuda. Da terapia à medicação e mudanças no estilo de vida saudável, há muitas opções de tratamento disponíveis.

Claro, assim como não há duas pessoas afetadas pela depressão exatamente da mesma maneira, também não existe um tratamento “tamanho único” para curar a depressão. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Ao ficar o mais informado possível, no entanto, você pode encontrar os tratamentos que podem ajudá-lo a superar a depressão, sentir-se feliz e esperançoso novamente e recuperar sua vida.

Uma das marcas da depressão é sentir-se oprimido, triste, irritado, sentir fadiga, problemas com a memória e se concentrar. 

Todas as pessoas podem ter momentos em suas vidas em que se sentem tristes, ou desanimadas. No entanto, a extensão em que isso ocorre, a duração de tempo que dura e / ou o grau que afeta a pessoa ou representa uma mudança no funcionamento da pessoa podem estar acima e além de uma faixa normal. Por exemplo, uma pessoa pode ter mais dificuldade em se divertir enquanto se engaja em atividades de que gostava anteriormente ou em qualquer nova atividade. A pessoa pode parecer que costumava ser mais feliz ou apresentar mudanças no comportamento, como alterações no apetite, no sono ou na frequência de ficar mal-humorada ou irritada.

Existem vários tipos de transtornos do humor, como o transtorno depressivo maior ou o transtorno distímico, que se baseiam em critérios diferentes. O transtorno de humor específico alguém tem está relacionado a quanto tempo um indivíduo apresenta os sintomas, bem como ao grau dos sintomas.

Se você tiver dúvidas sobre o humor ou mudanças no humor de seu filho, de você, de um amigo ou ente querido, procure um profissional psicólogo ou psiquiatra com quem falar.

A Psicóloga Marina Almeida realiza psicoterapia online ou presencial. Agende uma consulta no WhatsApp (13) 991773793.

A Depressão às vezes é acompanhada por pensamentos suicidas ou desejo de morrer. Qualquer comentário como este deve ser levado a sério e tratado imediatamente com seu médico psiquiatra ou profissional de saúde mental, como psicólogo.

O tratamento para depressão ou outros transtornos do humor envolve terapia com psicólogo ajuda dar suporte ao seu sofrimento para identificar emoções e sentimentos, lidar com os sentimentos ou lidar com os gatilhos potenciais.

Fazer psicoterapia presencial ou online ajuda você a dar um passo para trás e ver o que pode estar contribuindo para sua depressão e como você pode fazer mudanças.

Relacionamentos: Compreender os padrões dos relacionamentos, construir relacionamentos melhores e melhorar os relacionamentos atuais ajudará a reduzir o isolamento e a construir apoio social, importante na prevenção da depressão.

Definindo limites saudáveis: Se você está estressado e oprimido e sente que simplesmente não consegue dizer não, você corre mais risco de sofrer de depressão. Definir limites saudáveis nos relacionamentos e no trabalho pode ajudar a aliviar o estresse, e a terapia pode ajudá-lo a identificar e validar os limites certos para você.

Lidando com os problemas da vida: Conversar com um terapeuta de confiança pode fornecer um bom feedback sobre maneiras mais positivas de lidar com os desafios e problemas da vida.

O tratamento também pode incluir medicamentos e acompanhamento com psiquiatra.

Se você ou seu filho(a) receberem medicamentos prescritos, certifique-se de manter contato regular com o seu médico psiquiatra, mesmo que a depressão pareça melhorar ou se não está se sentindo bem o médico deverá reavaliar para adequação medicamentosa.

É muito importante seguir as recomendações médicas, você não deve parar ou alterar a dosagem repentinamente a medicação sem falar primeiro com o médico que o prescreve. Às vezes, parar muito cedo pode causar efeitos colaterais ou tornar mais difícil encontrar um medicamento eficaz se os sintomas de depressão retornarem.

Além disso, sempre informe seus médicos se você ou seu filho está tomando outros suplementos ou vitaminas, antibióticos e anticoncepcionais. Alguns deles podem criar reações químicas com medicamentos.

Se você está apresentando ideações suicidas entre em contato com:

Centro de Valorização da Vida – Disponível 24 horas por telefone e no seguinte horário por chat: Dom – 17h à 01h, Seg a Qui – 09h à 01h, Sex – 15h às 23h, Sáb – 16h à 01h.  Ligue:188

Agendamento para consulta presencial ou consulta de psicoterapia on-line:

WhatsApp (13) 991773793

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada no E-Psi pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

CRP 06/41029

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

(13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 – sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×