MULHERES E JOVENS COM SÍNDROME DE ASPERGER

Compartilhe

O Transtorno do Espectro Autístico ou Autismo de Alto Funcionamento, também classificado como – síndrome de Asperger, afeta o comportamento, a personalidade e a forma como uma pessoa interagem com os outros.

À medida que as mulheres com síndrome de Asperger se tornam adultas, elas podem se sentir isoladas porque reagem de forma diferente a certas situações “estressantes”. Seus comentários podem parecer insensíveis e indiferentes, quando, na realidade, elas simplesmente não podem entender completamente o conceito de empatia. Essas mulheres muitas vezes procuram companhia com outras mulheres adultas que têm padrões de comportamento e perspectivas similares.

Os sintomas da síndrome de Asperger em mulheres adultas geralmente são exibidos de maneira mais sutil, o que muitas vezes resulta em diagnósticos profissionais incorretos, falta de acesso a serviços de educação e provisões na escola, maior chance de problemas sociais e emocionais na idade adulta. Existem várias diferenças distintas em relação às formas em que as mulheres e os homens com síndrome de Asperger se comportam.

As mulheres com síndrome de Asperger geralmente não são agressivas quando ficam frustradas. Em vez disso, elas tendem a ser mais tímidas e podem facilmente “se desligar do ambiente e ou ficar devaneando em sonhos” numa sala de aula e ou em outros ambientes sociais. Essas mulheres também são capazes de expressar suas emoções de uma forma mais calma do que suas contrapartes masculinas.

As jovens com síndrome de Asperger são muitas vezes protegidas e nutridas por seus amigos normotípicos, que as ajudam a lidar com situações sociais difíceis. A aceitação de colegas pode às vezes mascarar as questões afetivas e adaptativas destas jovens, e não são reconhecidas por educadores e pais, como resultado, elas são menos propensas a buscar ajuda psicoterápica e ou avaliações psicológicas e sociais.

Existem certos traços de personalidade e sintomas que mães e pais, educadores e profissionais podem procurar se suspeitarem que uma jovem ou mulher tenha síndrome de Asperger. Nas mulheres a síndrome de Asperger geralmente apresentam tendências obsessivas em relação a animais, bonecos e outros interesses femininos. Enquanto as jovens normotípicas não desejam mais brincar de bonecas e inauguram outros centros de interesses abrangentes e voltados ao desenvolvimento da sexualidade, enquanto as garotas com síndrome de Asperger esquivam-se da sexualidade e podem colecionar bonecas e não as usar para se envolver socialmente com outras amigas, mas ser apenas uma forma de defesa da realidade social e infantilização da personalidade. Outra característica de garotas com síndrome de Asperger é o fascínio por certos assuntos que podem levar a atrasos em relação aos seus pares em termos de maturidade e comportamentos adequados à idade. Por exemplo, uma pré-adolescente com síndrome de Asperger pode estar fascinada por animais de pelúcia, colecionar miniaturas, colecionar cartoons, interessar por filmes de ficção/infantis/séries, decorar listas de nomes de atores e atrizes famosas, etc.

Garotas com síndrome de Asperger podem ser erroneamente assumidas como tendo um transtorno de personalidade porque imitam crianças típicas, mas comportam-se de forma inadequada. Elas tendem a ficar aborrecidas, irritadas com os amigos e amigas da sua idade por não aceitarem seus interesses restritos e ou obsessivos, por consequência apresentam dificuldades em ter empatia com as preocupações ou problemas de seus pares.

Embora seus comportamentos sejam mais passivos do que os típicos dos homens com síndrome de Asperger, as pessoas que prestam muita atenção às crianças do sexo feminino com atrasos sociais e emocionais podem garantir um diagnóstico e tratamento adequados. Quanto mais jovem uma criança com síndrome de Asperger receber atendimentos psicológicos, o prognóstico social e adaptativo melhora sua forma de expressão da linguagem, elaboração afetiva, pensamentos mais flexíveis aumentando a probabilidade de viver uma vida adulta independente e funcional.

Outros sintomas de garotas com síndrome de Asperger incluem:

  • Dificuldades de comunicação

Uma jovem com síndrome de Asperger descobre que a comunicação social não é fácil. Ela pode se esforçar para encontrar alguns tópicos para falar com as migas e amigos e se interessar pelos seus pares.

Muitas vezes tenta imitar os interesses, o comportamento e a linguagem corporal de outros jovens ou atrizes de cinema, numa tentativa de ser a outra pessoa. Muitas mulheres com síndrome de Asperger tornam-se adeptas a esta imitação.

Sua linguagem corporal é diferente de seus pares, e ela parece inconsciente da linguagem corporal dos outros.

Sua voz pode não ter inflexão, ou ter mudanças na voz para mais infantilizada ou aguda, por vezes pode apresentar risadas improprias e inadequadas para o contexto social.

  • Explosões emocionais

Pode ser mais fácil identificar os homens como tendo síndrome de Asperger, porque expressam seus sentimentos e frustrações por explosões emocionais, níveis altos de ansiedade e hiperatividade, são mais óbvias para o observador.

Por outro lado, as mulheres com síndrome de Asperger podem ter mais probabilidade de internalizar suas emoções, expressar seus sentimentos e experimentar sinais de agressão internos ou passivos, como chorar escondida, isolar-se no quarto, desenvolver comportamentos obsessivos, crises de ansiedade e depressão. Esses comportamentos relacionados ao gênero podem ser parte da razão pela qual as mulheres são menos diagnosticadas com síndrome Asperger.

  • Fantasia

As mulheres com síndrome de Asperger estão sempre muito interessadas com fantasias que incluem reinos mágicos, princesas e outros elementos de contos de fadas. As garotas normotípicas em geral são mais propensas a esse tipo de fantasia imaginária; portanto, essas fantasias não são usadas como critérios para diagnosticar a desordem de síndrome de Asperger em meninas.

  • Inteligentes

As garotas com síndrome de Asperger são muito inteligentes, com propensão a terem dificuldades de aprendizagem em disciplinas mais abstratas como Matemática, Física, Química, Religião e Filosofia. Podem ser menos falantes do que outras jovens da sua idade numa situação grupal. Elas são altamente inteligentes, mas, como apresentam monólogos de interesses restritos isso não facilita sua interação social, mas possuem excelentes habilidades de linguagem e vocabulário acima da média. A criatividade, comunicação e a interação social com outras pessoas podem ser difíceis e frustradoras, com exceção de pessoas adultas ou crianças menores de sua idade.

  • Inflexibilidade

Uma garota com síndrome de Asperger pode ser inflexível sobre sua rotina diária. Ela pode querer comer a mesma refeição todos os dias e evitar alimentos que tenham tocado outros alimentos em seu prato. Ela pode organizar seus brinquedos de certa maneira na prateleira, realizar o mesmo ritual de limpeza todos os dias e ficar chateada por qualquer mudança em seu cronograma. O mesmo pode ocorrer quanto a seus pensamentos, e a critica da realidade, poderão ser muito autocríticas e ou fazerem juízo críticos sobre as pessoas sem levarem em consideração um contexto, sentimentos e outras perspectivas da situação.

  • Interesses obsessivos

Os interesses obsessivos são outro indicador de síndrome de Asperger. A criança pode falar incessantemente sobre seu tema de interesse ou passar a maior parte do tempo livre estudando ou brincando com ele. Uma garota com síndrome de Asperger é mais provável que tenha alguns interesses comuns às mulheres normotípicas, enquanto que um homem com síndrome de Asperger é mais provável que tenha um interesse incomum, por exemplo, uma garota pode estar obcecada com os cavalos, enquanto um menino pode estar obcecado por pesquisar as baterias alcalinas. Este interesse altamente focado pode ser útil ou prejudicial, por exemplo, um forte interesse em matemática pode ajudar uma menina a funcionar bem na escola, enquanto o interesse pelas bonecas pode fazer com que ela fique infantilizada, não se concentre no trabalho escolar e eventualmente aborreça seus amigos.

  • Comportamentos estereotipados

A menina com síndrome de Asperger pode apresentar comportamentos estereotipados, por exemplo, tamborilar os dedos na mesa, bater palmas, piscar, flapping de mãos, agitação psicomotora, estalarem os dedos das mãos, etc. Estes comportamentos podem tornar-se mais óbvios quando a jovem está estressada ou mais excitada com algum fato de contentamento. Mesmo quando a jovem é informada desses comportamentos, ela pode não conseguir controlá-los, mas aos poucos poderá ter consciência dos comportamentos e adquirir autocontrole.

  • Socialmente estranho

A incapacidade de crianças com síndrome de Asperger terem dificuldades em entender gírias, ironias, metáforas e humor por vezes prejudica seu relacionamento social. Eles podem se sentirem estranhos, desadaptados, excluídos e rejeitados socialmente e não vão fazer amigos com facilidade.

As crianças com síndrome de Asperger que recebem tratamentos psicológicos precoces poderão ser adolescentes mais adaptados, encontrão maneiras de se socializar, perceberão quando não entendem as metáforas e sua capacidade de resiliência e compreensão de mundo aumentará.

Lembrando que: Não existe duas pessoas autistas iguais e nem todos os indicadores descritos podem estar presentes e ou desenvolverem-se desta maneira. Muitas comorbidades psiquiátricas que nunca foram tratadas podem se parecer com autismo ou síndorme de Asperger.

Somente fazendo avaliação diagnóstica poderemos detectar o Transtorno do Espectro Autista.

O Instituto Inclusão Brasil oferece atendimento psicodiagnóstico e psicoterápico para crianças, jovens e adultos com síndrome de Asperger.

Bibliografia:

Attwood, T. Tudo sobre síndrome de asperger, Editora: APSA, Lisboa, Portugal, 2005.

_______. Asperger no feminino, Editora: APSA, Lisboa, Portugal, 2000.

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

PARA QUE SERVE UMA ESCOLA PARA TODOS?

Uma escola que serve a todos os alunos tem que contemplar os seguintes objetivos: “Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação

DIAGNÓSTICO DE DEPENDÊNCIA A INTERNET

O diagnóstico de dependência a internet está ganhando força no campo da saúde mental – e recentemente adicionado ao Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos

Respostas de 8

  1. Boa noite, para mim foi esclarecedor. Tenho uma filha que se encaixa com várias dessas características, ela já sofreu tanto bullying por parte dos colegas e professores que hoje não está estudando. É inteligente, gosta de estudar mais se isola e não gosta de interagir, hoje ela está no 3º ano do ensino médio e está com 18 anos. Já teve vários diagnósticos como síndrome do pânico,depressão, esquizofrenia, ansiedade generalizada, Toc, etc. Enfim vivo numa luta para saber mesmo o que tem e procurar ajuda-la para que ela posso viver em sociedade.

    1. Boa tarde, Maria
      Muito obrigada, fico feliz que o artigo tenha colaborado.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      (13) 34663504
      R. Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br

      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

  2. Olá Doutora, eu sou uma jovem adulta e recentemente vi um vídeo com mulheres diagnosticadas com aspergers e me identifiquei muito. Comecei a ler e assistir coisas relacionadas e me vi em quase todas elas. Também me identifico com seu texto aqui. Sei que não é recomendado mas fiz alguns testes online, um deles foi o “Ritvo Autism Asperger Diagnostic Scale-Revised” (RAADS-R) e o resultado deu um total de 160.0 pontos, o que pareceu alto na tabela comparativa. Eu gostaria de saber se tenho a síndrome ou não, mas infelizmente não moro em São Paulo. Você conheceria alguém em Salvador e Região com quem eu pudesse conversar? Obrigada.

    1. Bom dia!
      O diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista em adultos é mais complexo de se fazer, portanto não seria você que conseguiria descobrir isso deste modo. Somente um profissional qualificado pode fazer esta investigação corretamente.
      Oriento que procure um especialista neurologista ou psicóloga na área.
      Lamento, mas em Salvador eu não tenho informações para realizar uma indicação.

      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

  3. Olá, gostei muito do material disponibilizado nesta página. Não tenho autismo nem a síndrome, no entanto amo estudar sobre alguns tópicos de meu interesse e já foram muitos, desde Nazismo até autismo. Me encaixo em algumas características, porém creio que não estou no espectro. Mas amei o seu material, é muito prazeroso encontrar o material certo quando procuramos. Grata.

    1. Boa tarde, Larissa
      Muito obrigada pelos seus comentários!!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
      https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

    1. Bom dia, Gabriela
      Agradeço o seu gentil elogio.
      Muito obrigada!!!
      Um abraço carinhoso e inclusivo.

      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504mailto:marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×