MENSTRUAÇÃO EM ADOLESCENTES E MULHERES ADULTAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Compartilhe

Para muitas jovens adolescentes e mulheres adultas, a menstruação pode ser uma fase difícil, pois têm de lidar com as mudanças físicas e emocionais que a acompanham. Mas para as pessoas do espectro do autismo, estes desafios podem ser ainda mais acentuados.

Sensibilidades Sensoriais

As dificuldades de regulação emocional e os problemas de comunicação podem tornar particularmente difícil lidar com os períodos menstruais.

Um dos maiores desafios para as pessoas com autismo durante o período menstrual é a sensibilidade sensorial. Muitas pessoas com autismo já se debatem com problemas de processamento sensorial, tais como serem demasiado sensíveis a sons, luzes, texturas e cheiros.

Quando se trata da menstruação, essas sensibilidades podem ser intensificadas e tornar a experiência ainda mais avassaladora.

Os pais concentram-se frequentemente no estado atual dos seus filhos, mas é importante lembrar que eles se tornarão adultos.

A menstruação é um processo natural que ocorre nas mulheres como parte do seu ciclo reprodutivo. Para a maioria das mulheres, isto acontece aproximadamente a cada 28 dias, mas é comum que os períodos sejam mais ou menos frequentes do que isto, variando entre cada 23 dias e cada 35 dias.

O período pode durar entre 2 e 7 dias, mas normalmente dura cerca de 5 dias. A hemorragia tende a ser mais intensa nos primeiros 2 dias.

Quando o período é mais intenso, o sangue é vermelho. Nos dias mais leves, o fluxo menstrual pode ser cor-de-rosa ou castanho.

Os pais devem comunicar à sua filha autista que isto é normal e não significa que esteja ferida ou magoada.

É importante que os pais falem com as filhas sobre todo o ciclo menstrual e não se concentrem apenas na parte do sangramento. Por exemplo, pode começar por explicar que o corpo dela vai começar a entrar na puberdade.

Durante a puberdade, uma mulher jovem começa a ovular, libertando um óvulo maduro de um dos ovários. Os ovários estão localizados na pélvis e são os órgãos reprodutores femininos. Se o óvulo for fertilizado por um espermatozoide na trompa de Falópio, ocorre a gravidez. O óvulo fertilizado fixa-se no revestimento do útero, onde se forma a placenta. A placenta fornece ao feto a nutrição e o oxigénio da mãe. Se o óvulo não for fertilizado, o revestimento do útero é eliminado durante a menstruação. Isto ajudará a que compreendam melhor porque é que isto acontece todos os meses.

QUANDO É QUE COMEÇA A MENSTRUAÇÃO?

Os períodos menstruais começam normalmente por volta dos 12 anos, embora algumas raparigas os comecem mais cedo ou mais tarde.

Um atraso no início da menstruação não é normalmente motivo de preocupação. A maioria das raparigas começa a ter períodos regulares entre os 16 e os 18 anos.

TPM (TENSÃO OU SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL)

As alterações nos níveis hormonais do seu corpo antes do período menstrual podem causar alterações físicas e emocionais.

Esta situação é conhecida por SPM (síndrome pré-menstrual) ou TPM (tensão pré-menstrual).

Existem muitos sintomas possíveis da TPM, mas os sintomas típicos incluem:

  • sensação de inchaço
  • sensibilidade mamária
  • alterações de humor
  • sentir-se irritável
  • pele com manchas
  • baixo desejo sexual (perda de libido)

Estes sintomas melhoram normalmente quando começa o período e desaparecem alguns dias depois. Nem todas as mulheres que têm o período sofrem de SPM.

Gerir a menstruação quando se tem autismo

Eduque a sua filha desde cedo para que não haja surpresas quanto aos sintomas que o seu corpo vai sentir e reduza as ansiedades. Fale com ela sobre o ciclo menstrual, porque é que ela tem um ciclo menstrual e as mudanças pelas quais o seu corpo vai passar.

Ter um plano em ação. Comece a falar de todos os produtos higiénicos e de como os utilizar.

Os principais tipos de produtos sanitários são:

  • Absorventes higiênicos – Um absorvente externo é um produto de higiene pessoal utilizado principalmente por mulheres durante o período menstrual. Ele é projetado para absorver o fluxo menstrual e manter a sensação de frescor e limpeza.

Aqui estão algumas características comuns:

Formato e Tamanho: Geralmente, os absorventes externos têm um formato retangular ou ovalado, com diferentes tamanhos e espessuras para atender às necessidades de fluxo leve, moderado ou intenso.

Camadas: Eles são compostos por várias camadas, incluindo uma camada superior macia que fica em contato com a pele, uma camada absorvente interna que retém o líquido e uma camada impermeável na parte inferior para evitar vazamentos.

Adesivo: A parte inferior do absorvente possui uma faixa adesiva que permite fixá-lo na roupa íntima, garantindo que ele permaneça no lugar durante o uso.

Aletas (ou abas): Muitos absorventes externos vêm com aletas laterais que se dobram ao redor das laterais da roupa íntima para proporcionar proteção adicional contra vazamentos.

Material: São feitos de materiais hipoalergênicos para minimizar o risco de irritações na pele.

Variedades: Existem diferentes tipos de absorventes externos, como os diurnos, noturnos (mais longos e com maior capacidade de absorção) e os ultrafinos, que são mais discretos.

Esses produtos são essenciais para a higiene menstrual e proporcionam conforto e segurança durante o período.

Absorventes internos ou Tampões – um tampão de material macio inserido na vagina para absorver o sangue menstrual. Um novo produto chamado TINA (Tampon INsertion Aid) ajuda as pessoas com deficiência a inserir o tampão na vagina.

Calcinhas de período menstrual – são usadas como roupa interior, mas têm um acolchoamento extra para absorver o fluxo e proteger de fugas, mantendo-a fresca.

Existem vários tipos de absorventes menstruais disponíveis para atender às diferentes necessidades e preferências de cada pessoa. Aqui estão alguns dos mais comuns:

Absorventes Externos:

  • Absorventes Regulares: Ideais para fluxos moderados.
  • Absorventes Noturnos: Mais longos e com maior capacidade de absorção para uso durante a noite.
  • Absorventes com Abas: Oferecem proteção extra nas laterais para evitar vazamentos.
  • Absorventes Ultrafinos: Mais discretos, ideais para quem prefere um produto menos volumoso.

Absorventes Internos (Tampões):

Regulares: Para fluxo leve a moderado.

Super: Para fluxo moderado a intenso.

Super Plus: Para fluxo muito intenso.

Copos Menstruais:

Flexíveis e reutilizáveis, são inseridos na vagina para coletar o fluxo menstrual.

Vários tamanhos disponíveis para diferentes necessidades.

Absorventes Reutilizáveis:

Panos Menstruais: Feitos de tecido lavável, são ecológicos e podem ser reutilizados.

Calcinhas Menstruais: Roupas íntimas especialmente desenhadas para absorver o fluxo menstrual.

Absorventes para Fluxo Intenso (Discos Menstruais):

Discos Menstruais: Inseridos na vagina, oferecem até 12 horas de proteção e são discretos.

Essas opções proporcionam flexibilidade para que cada pessoa encontre o produto que melhor se adapta às suas preferências e necessidades durante o ciclo menstrual.

DESAFIOS ASSOCIADOS À MENSTRUAÇÃO E AO AUTISMO

Os pais têm de compreender que a adolescência pode ser um desafio para as raparigas, especialmente para as que têm autismo. Comunicação eficaz, análise de tarefas apoio e paciência são essenciais para as ajudar a navegar nesta nova fase das suas vidas.

Os pais podem decidir usar técnicas de encadeamento para frente ou para trás quando tentam preparar as suas filhas para cuidarem de si próprias durante os seus períodos.

Um aspeto fundamental a ter em conta pelos pais é o stress acrescido que a sua filha pode sentir durante este período. As mudanças físicas, as flutuações emocionais e as sensibilidades sensoriais que muitas vezes acompanham a menstruação podem ser avassaladoras para as pessoas com autismo. Os pais devem estar preparados para dar mais apoio e compreensão durante este período.

Os pais devem reconhecer que a sua filha pode ter dificuldade em comunicar os seus sentimentos e necessidades durante o período. É essencial criar um ambiente seguro e aberto onde ela se sinta à vontade para expressar qualquer desconforto ou preocupação que possa ter.

Os pais podem utilizar recursos visuais, histórias sociais ou outras formas de comunicação para ajudar a facilitar a comunicação durante este período. Além disso, fornecer-lhe o apoio e os recursos necessários para gerir eficazmente o seu período pode fazer uma diferença significativa no seu bem-estar geral.

Sentimentos que a sua filha com autismo pode estar a sentir:

  • confusão devido à falta de informação clara e pormenorizada sobre os períodos e os termos comuns utilizados.
  • sentir-se preocupado com a perturbação da rotina, por exemplo:
    • alterações nas rotinas do duche e da casa de banho
    • ter de usar produtos para o período
    • ter de usar casas de banho públicas
    • compreender por que razão os períodos podem mudar mensalmente devido à idade, ao stress ou ao parto
  • compreender e ser capaz de comunicar os sintomas da síndrome pré-menstrual (PMS)
  • alteração das mudanças de humor e aumento das crises de depressão

Deficiência da função executiva, incluindo:

  • lembrar-se de transportar produtos da época
  • conhecer a sequência de mudança de um penso higiénico ou tampão
  • saber quando mudar um penso higiénico ou um tampão

Como apoiar a sua filha autista na menstruação

As mulheres autistas podem necessitar de apoio adicional para compreender e preparar-se para a menstruação. Fornecer descrições e explicações claras com antecedência pode ajudar a aliviar a confusão e o stress.

As diferentes pessoas podem necessitar de informação num formato adaptado às suas necessidades, como recursos visuais, histórias sociais, livros, imagens e vídeos. É importante utilizar uma linguagem clara e direta quando se fala da menstruação, uma vez que os eufemismos e os termos de calão podem causar confusão e ansiedade.

Consultar um ginecologista

É importante considerar potenciais fatores subjacentes ao observar alterações significativas no comportamento da sua filha, tais como dor, desconforto, medo, confusão, tristeza ou sobrecarga sensorial.

Esteja atento a sinais como automutilação, alterações no apetite ou no sono, queixas frequentes de mal-estar ou um desinteresse súbito por atividades de que gostava anteriormente.

Certos comportamentos podem indicar um problema médico ou um problema de humor significativo. Durante a adolescência, há uma maior prevalência de depressão e ansiedade em indivíduos com TEA, especialmente naqueles que são mais velhos e possuem maiores capacidades verbais e cognitivas.

A puberdade traz consigo alterações hormonais para as jovens adolescentes, juntamente com um ambiente social mais complexo. Isto pode levar a sentimentos de diferença em relação aos seus pares e a um aumento dos níveis de retração, depressão e ansiedade.

Muitas adolescentes têm dificuldade em expressar as suas emoções durante este período, o que pode resultar em comportamentos difíceis.

Se notar algum destes sinais na sua filha autista, é importante consultar um ginecologista. Este profissional pode ajudar a determinar se um problema médico pode contribuir para as mudanças de comportamento ou se há questões emocionais acontecendo.

Pode ser um recurso valioso obter informações corretas, apoio familiar e profissional para o desenvolvimento de pessoas autistas para a sua transição para a vida adulta, uma vez que é importante considerar o seu futuro para além do estado atual da puberdade e adolescência.

Fonte:

Guia para cuidado menstrual de pessoas com e sem deficiência – Guia para cuidado menstrual de pessoas com e sem deficiência está disponível à população — Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (www.gov.br)

Download da cartilha:

Cuidado menstrual de pessoas com e sem deficiência (fiocruz.br)

A Psicóloga e Neuropsicóloga Marina da Silveira Rodrigues Almeida é especialista em Transtorno do Espectro Autista em homens e mulheres.

Realizo psicoterapia online ou presencial para pessoas neurotípicas e neurodiversas.

Realizo avaliação neuropsicológica online para diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista em Adultos e TDAH.

Agende uma consulta no WhatsApp +55 (13) 991773793.

Marina da Silveira Rodrigues Almeida – CRP 06/41029

WhatsApp (13) 991773793

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Rua Jacob Emmerich, 365 – sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil

Instagram:

@institutoinclusaobrasil

@psicologamarinaalmeida

@autismoemadultos_br

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

MULHERES AUTISTAS: GRAVIDEZ E PARTO

Neste artigo irei abordar a recente pesquisa de 2018, realizada na Suécia, sobre as consequências nas mulheres autistas e os desfechos da gravidez, que ainda

NAMORO E ADOLESCENTES AUTISTAS

Segundo os psicólogos Professor Tony Attwood e Dra. Michelle Garnett, os adolescentes típicos geralmente ficam entusiasmados em ir além da amizade e experimentar o ‘jogo do

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×