Compartilhe

Aqui estão alguns dos sinais de alerta da dislexia secundária, para ajudar na observação dos pais e professores:

Existe uma discrepância entre a capacidade do aluno e seu desempenho nos estudos.

Pode parecer uma pessoa que é trabalhadora, desordenada, distraída, desinteressada e até conflitante.

Eles têm dificuldades linguísticas (principalmente fonológicas): formam rimas, decompõem palavras em sílabas.

Eles frequentemente deformam palavras, omitem, confundem e substituem sons, é difícil para eles discriminarem a sílaba tônica.

Eles têm dificuldades no uso do tempo: manhã / tarde / noite; Hoje / amanhã / ontem.

Confusão na ordem e sequência: dias da semana, meses do ano etc.

Distúrbios aparecem em processos maturacionais, como percepção, psicomotricidade e atenção.

Problemas de orientação (direita / esquerda), dificuldade em seguir um ritmo, etc.

Falta de habilidade em áreas instrumentais básicas: erros no cálculo. 

Custa-lhes a automação da aprendizagem.

Eles têm problemas para usar a memória eficientemente: “o que eles sabem hoje não podem se lembrar dela amanhã”.

Eles têm problemas em organizar as atividades diárias e o trabalho: esqueça os livros, a agenda, etc.

Custa-lhes executar várias ordens se as receberem de uma só vez.

Eles podem cair repetidamente nos mesmos erros de ortografia após corrigi-los.

Eles precisam de mais tempo do que o restante dos alunos para classificar os dados, ler as declarações, finalizar os trabalhos ou os exames.

O tipo de letra, a qualidade das fotocópias, o layout das informações no quadro são mais importantes para eles do que para os outros alunos.

Eles se cansam antes e perdem a concentração mais facilmente.

A distribuição racional de trabalhos e exames é fundamental para eles.

Os assuntos que são baseados no estudo das anotações da aula representam uma séria desvantagem, uma vez que suas anotações geralmente não são claras ou estão incorretas.

Entre em contato comigo e agende uma entrevista.

Agendamento para consultas: presencial ou consulta on-line (psicoterapia on-line):

WhatsApp (13) 991773793

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

DEPENDÊNCIA DA INTERNET

Você tem Dependência da Internet? Você joga videogame na Internet em excesso? Você está comprando compulsivamente online? Não consegue parar fisicamente de verificar o Facebook?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×