Você pode reconhecer um jovem ou adulto com dislexia por meio de uma ou mais das seguintes características:
- Dificuldade de leitura e / ou escrita em geral;
- Dificuldade com o acoplamento das letras aos sons, causando dificuldades na leitura, reconhecendo e reproduzindo letras e palavras;
- Interpretar mal uma imagem de uma palavra ou frase: os disléxicos leem ou escrevem as palavras ou frases erradas, ou a gramática de uma sentença escrita não está correta;
- Velocidade de processamento reduzida para palavras;
- Dificuldades com outros aspectos da linguagem, tais como estruturar corretamente sua história ou ideia ou apresentar-se efetivamente;
- Pensar em conceitos, imagens, imagens e associações – uma maneira muito rápida de pensar, porque algumas imagens dizem muito mais do que algumas palavras;
- Dificuldade em fornecer a essência da sua história verbalmente ou no papel;
- Dificuldade em produzir a resposta certa no momento certo, por exemplo, durante uma reunião, embora você tenha uma imagem perfeita da resposta em sua cabeça;
- Dificuldades com coordenação motora;
- Lutando com cálculos ou a sequência de números;
- Problemas de concentração;
- Dificuldade de organização pessoal, isto é, organizar seus pensamentos, seu dia, suas tarefas de trabalho, seu calendário e seu tempo;
- Trabalhando abaixo do seu nível de inteligência, que inclui os aspectos a seguir:
- Sabendo as soluções corretas, mas porque é difícil colocá-las em palavras, parecendo mais “estúpidas” do que você realmente é;
- Vendo soluções que seu chefe não vê e, portanto, repetidamente tendo conflitos com ele ou ela;
- Sentir medo do fracasso ou pânico ao fazer exames ou ler / escrever textos importantes (adiar esse tipo de atividade também é uma forma de medo do fracasso);
- Incerteza ou baixa autoestima pelos fracassos da leitura, escrita ou dificuldades em fazer cálculos;
- Não saber quais são suas qualidades específicas porque você sempre esteve focado no que outras pessoas podem fazer bem (ler e escrever) e você não pode.
Fatos importantes sobre a dislexia
Há duas adições importantes a serem feitas nas características acima da dislexia. Se as pessoas não estão familiarizadas com isso, isso geralmente leva a mal-entendidos ou equívocos no trabalho ou na escola.
1. A dislexia afeta todos os níveis de inteligência. A dislexia é frequentemente associada a ser estúpido e isso não é verdade. Pessoas muito inteligentes também podem ser disléxicas, assim como aquelas com um QI médio ou abaixo da média.
2. A dislexia é melhor compreendida como um espectro ou contínuo e não como uma categoria separada de fenômenos: não há critérios claros de sim / não.
Em outras palavras, os sintomas da dislexia não estão presentes igualmente ou no mesmo grau.
Um disléxico tem dificuldade com a leitura, outro pode ter muitos erros na escrita, alguns têm os dois e outros têm mais dificuldade com a comunicação oral. Portanto, mesmo que alguém possa ler rapidamente, ele ainda pode ser disléxico.
Entre em contato comigo e agende uma entrevista.
Agendamento para consultas: presencial ou consulta on-line (psicoterapia on-line):
WhatsApp (13) 991773793
Marina S. R. Almeida
Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
CRP 41029-6
INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
CEP 11310-071
marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
www.institutoinclusaobrasil.com.br
https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
Respostas de 2
Eu tenho 50 anos edescobrir quetenho dilexicia estou apavorada o que faser?
Bom Dia! Luzimeire
A recomendação é que primeiro procure um neurologista em sua cidade para fazer o diagnóstico inicial e ser encaminhada para equipe multiprofissional para avaliação neuropsicológica de dislexia, isso só é possivel presencial. Necessita de avaliação com fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogoa, após isso será indicado a intervenção de tratamento terapêutico.
Indico também o site da Associação Brasileira de Dislexia.
Fico feliz em tê-la ajudado.
Desejo muito sucesso para você!!
Muito obrigada pelos seus gentis comentários.
Um abraço carinhoso e inclusivo.
Att.
Marina S. R. Almeida
Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
CRP 41029-6
INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
CEP 11310-071
marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
https://www.facebook.com/marina.almeida.9250