DISLEXIA ALGUNS SINAIS DE ALERTA PARA PAIS E PROFESSORES

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
  1. Existe uma discrepância entre a capacidade da criança ou a capacidade de aprender a ler e a escrever.
  2. Pode parecer uma pessoa que é trabalhadora, desordenada, distraída.
  3. Essas crianças têm dificuldades linguísticas, principalmente fonológicas: custa-lhes formar ou encontrar rimas, compor palavras ou decompor palavras em sílabas.
  4. Eles frequentemente deformam palavras, omitem, confundem ou substituem sons e suas grafias correspondentes.
  5. Distúrbios aparecem nos processos maturacionais, como percepção, psicomotricidade e atenção.
  6. Tão logo trabalhem com uma mão como com a outra, têm dificuldades em agarrar corretamente o lápis e por aparar, apresentam um golpe inseguro, problemas de orientação (direita / esquerda, frente / trás, etc.), levam para aprender a fazer nós e arcos, eles têm dificuldades em seguir um ritmo.
  7. Eles também apresentam dificuldades no uso do tempo: manhã / tarde / noite, ontem / hoje / amanhã.
  8. Eles podem ter confusão na ordem e sequência, por exemplo, nos dias da semana, os meses do ano etc.
  9. Eles não possuem habilidades em áreas instrumentais básicas: no cálculo, eles podem confundir a soma com o resto.
  10. Custa-lhes a automatização da aprendizagem, por exemplo, memorizando, jogando ou aplicando tabelas de multiplicação.
  11. Eles têm problemas para usar a memória de forma eficiente: aqueles que aprendem hoje podem não se lembrar dela amanhã.
  12. Eles têm problemas em organizar atividades cotidianas, jogos e empregos: os livros são esquecidos, por exemplo, ou eles não se lembram de escrever seus trabalhos de casa na agenda.
  13. Custa-lhes executar várias ordens se as receberem de uma vez: “feche a porta, pegue as cores e pinte o desenho”.
  14. Eles podem cair repetidamente nos mesmos erros ortográficos imediatamente após corrigi-los.
  15. Eles precisam de mais tempo do que os outros alunos para classificar os dados e finalizar o trabalho.

Fonte: http://www.acd.cat/la-deteccio-precoc-de-la-dislexia/

Entre em contato comigo e agende uma entrevista:

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Escola Inclusiva

Coleção Escola Inclusiva

A Coleção Escola Inclusiva aborda vários temas da educação, elucidando as dúvidas mais frequentes dos professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

SEXUALIDADE DA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN

A ideia fundamental do artigo é afirmar que uma pessoa com deficiência intelectual tem direito a uma educação que englobe todos os vértices de sua personalidade, incluindo sua vida afetiva e sexual desde sua infância até senilidade.
Defendemos a visão sócio antropológica da pessoa com síndrome de Down, aquela que precisa ser acolhida ao nascer, tenha um papel na família e na sociedade, tenha um projeto de vida e tenha uma educação de apoio.

AUTISMO E PROJETO A FADA DO DENTE – USP

O Projeto a Fada do Dente é um importante projeto científico que visa a compreender os mecanismos biológicos existentes por trás do autismo. Conhecê-los é

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Conversar Agora