DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO?

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Deficiência Intelectual ou atraso cognitivo?

Deficiência intelectual ou atraso cognitivo é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento intelectual, para aquisição da aprendizagem e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social.

Estas limitações provocam uma maior lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento dessas pessoas.

As crianças com atraso cognitivo podem precisar de mais tempo para aprender a falar, a caminhar e a aprender as competências necessárias para cuidar de si, tal como vestir-se ou comer com autonomia. É natural que enfrentem dificuldades na escola. No entanto aprenderão, mas necessitarão de mais tempo. É possível que algumas crianças não consigam aprender algumas coisas como qualquer pessoa que também não consegue aprender tudo.

Quais são as causas da Deficiência Intelectual ou Atraso Cognitivo?

Os investigadores encontraram muitas causas da deficiência intelectual, as mais comuns são:

Condições genéticas: Por vezes, o atraso mental é causado por genes anormais herdados dos pais, por erros ou acidentes produzidos na altura em que os genes se combinam uns com os outros, ou ainda por outras razões de natureza genética. Alguns exemplos de condições genéticas propiciadoras do desenvolvimento de uma deficiência intelectual incluem a síndrome de Down ou a fenilcetonúria.

Problemas durante a gravidez: O atraso cognitivo pode resultar de um desenvolvimento inapropriado do embrião ou do feto durante a gravidez. Por exemplo, pode acontecer que, a quando da divisão das células, surjam problemas que afetem o desenvolvimento da criança. Uma mulher alcoólica ou que contraia uma infecção durante a gravidez, como a rubéola, por exemplo, pode também ter uma criança com problemas de desenvolvimento mental.

Problemas ao nascer: Se o bebê tem problemas durante o parto, como, por exemplo, se não recebe oxigênio suficiente, pode também acontecer que venha a ter problemas de desenvolvimento mental.

Problemas de saúde: Algumas doenças, como o sarampo ou a meningite podem estar na origem de uma deficiência mental, sobretudo se não forem tomados todos os cuidados de saúde necessários. A mal nutrição extrema ou a exposição a venenos como o mercúrio ou o chumbo podem também originar problemas graves para o desenvolvimento mental das crianças.

Nenhuma destas causas produz, por si só, uma deficiência intelectual. No entanto, constituem riscos, uns mais sérios outros menos, que convém evitar tanto quanto possível. Por exemplo, uma doença como a meningite não provoca forçosamente um atraso intelectual; o consumo excessivo de álcool durante a gravidez também não; todavia, constituem riscos demasiados graves para que não se procure todos os cuidados de saúde necessários para combater a doença, ou para que não se evite o consumo de álcool durante a gravidez.

A deficiência intelectual não é uma doença. Não pode ser contraída a partir do contágio com outras pessoas, nem o convívio com um deficiente intelectual provoca qualquer prejuízo em pessoas normotípicas. O atraso cognitivo não é uma doença mental (sofrimento psíquico), como a depressão, esquizofrenia, por exemplo. Não sendo uma doença, também não faz sentido procurar ou esperar uma cura para a deficiência intelectual.

A grande maioria das crianças com deficiência intelectual consegue aprender e fazer muitas coisas úteis para a sua família, escola, sociedade e todas elas aprendem algo para sua utilidade e bem-estar da comunidade em que vivem. Para isso precisam de mais tempo, manejos adequados e de apoios para lograrem sucesso.

Como se faz o diagnóstico da Deficiência Intelectual ou Atraso Cognitivo?

A deficiência intelectual ou atraso cognitivo diagnostica-se, observando duas coisas:

  • A capacidade do cérebro da pessoa para aprender, pensar, resolver problemas, encontrar um sentido do mundo, uma inteligência do mundo que as rodeia (a esta capacidade chama-se funcionamento cognitivo ou funcionamento intelectual)
  • A competência necessária para viver com autonomia e independência na comunidade em que se insere (a esta competência também se chama comportamento adaptativo ou funcionamento adaptativo).

Enquanto o diagnóstico do funcionamento cognitivo é normalmente realizado por técnicos devidamente habilitados (psicólogos, neurologistas, fonoaudiólogos, etc.), já o funcionamento adaptativo deve ser objeto de observação e análise por parte da família, dos pais e dos educadores que convivem com a criança.

Para obter dados a respeito do comportamento adaptativo deve procurar saber-se o que a criança consegue fazer em comparação com crianças da mesma idade cronológica.

Certas competências são muito importantes para a organização desse comportamento adaptativo:

  • As competências de vida diária, como vestir-se, tomar banho, comer.
  • As competências de comunicação, como compreender o que se diz e saber responder.
  • As competências sociais com os colegas, com os membros da família e com outros adultos e crianças.

Para diagnosticar a Deficiência Intelectual, os profissionais estudam as capacidades intelectuais da pessoa, suas habilidades e competências adaptativas. Estes dois aspectos fazem parte da definição de atraso cognitivo comum, sendo que à maior parte dos cientistas que se dedicam ao estudo da deficiência intelectual utilizam-se destes critérios.

O fato de se organizarem serviços de apoio a crianças e jovens com deficiência intelectual, deve-se primeiro proporcionar uma melhor compreensão sobre a situação de funcionamento da criança ou pessoa de quem se diz que tem um atraso cognitivo.

Após uma avaliação inicial, devem ser estudadas as potencialidades e as dificuldades que a criança apresenta. Levar em consideração a quantidade e natureza de apoio de que a criança possa necessitar para estar bem em casa, na escola e na comunidade.

Esta perspectiva global dá-nos uma visão realista de cada criança. Por outro lado, serve também para reconhecer que a “visão” inicial pode, e muitas vezes devem mudar ou evoluir. À medida que a criança vai crescendo e aprendendo, também a sua capacidade para encontrar o seu lugar no mundo aumenta.

Qual é a frequência da Deficiência Intelectual?

A maior parte dos estudos aponta para uma frequência de 2% a 3% sobre as crianças com mais de 6 anos. Não é a mesma coisa determinar essa frequência em crianças mais novas ou em adultos. A Administração dos EUA considera o valor de 3% para efeitos de planificação dos apoios a conceder a alunos com atraso cognitivo. Esta percentagem é um valor de referência que merece bastante credibilidade. Mas não é mais do que um valor de referência.

Orientação aos Pais:

  1. Procure saber mais sobre deficiência intelectual: outros pais, professores e técnicos poderão ajudar.
  2. Incentive o seu filho a ser independente: por exemplo, ajude-o a aprender competências de vida diária, tais como: vestir-se, comer sozinho, tomar banho, arrumar-se para sair, manejo de dinheiro, autonomia para fazer tarefas.
  3. Atribua-lhe tarefas próprias e de responsabilidade. Tenha sempre em mente a sua idade real, a sua capacidade para manter-se atento e as suas competências. Divida as tarefas em passos pequenos. Por exemplo, se a tarefa do seu filho é a de pôr a mesa, peça-lhe primeiro que escolha o número apropriado de guardanapos; depois, peça-lhe que coloque cada guardanapo no lugar de cada membro da família. Se for necessário, ajude-o em cada passo da tarefa. Nunca o abandone numa situação em que não seja capaz de realizar com sucesso. Se ele não conseguir, demonstre como deve ser.
  4. Elogie o seu filho sempre que consiga resolver um problema. Não se esqueça de elogiar também quando o seu filho se limita a observar a forma como se pode resolver a tarefa: ele também realizou algo importante, esteve consigo para que as coisas corram melhor no futuro.
  5. Procure saber quais são as competências que o seu filho está aprendendo na escola. Encontre formas de aplicar essas competências em casa. Por exemplo, se o professor lhe está ensinando a usar o dinheiro, leve o seu filho ao supermercado. Ajude-o a reconhecer o dinheiro necessário para pagar as compras. Explique e demonstre sempre como se faz, mesmo que a criança pareça não perceber. Não desista, nem deixe nunca o seu filho numa situação de insucesso, se puder evitar.
  6. Procure oportunidades na sua comunidade para que ele possa participar em atividades sociais, por exemplo: escoteiros, os clubes, atividades de desporto. Isso o ajudará a desenvolver competências sociais e a divertir-se.
  7. Fale com outros pais que tenham filhos com deficiência intelectual: os pais podem partilhar conselhos práticos e apoio emocional.
  8. Não falte às reuniões de escola, em que os professores vão elaborar um plano para responder melhor às necessidades do seu filho. Se a escola não se lembrar de convidar os pais, mostre a sua vontade em participar na resolução dos problemas. Não desista nunca de oferecer ajuda aos professores para que conheçam melhor o seu filho. Pergunte também aos professores como é que pode apoiar a aprendizagem escolar do seu filho em casa.

Orientação aos Professores:

  1. Aprenda tudo o que puder sobre deficiência intelectual. Procure quem possa aconselhar na busca de bibliografia adequada ou utilize bibliotecas, internet, etc.
  2. Reconheça que o seu empenho pode fazer uma grande diferença na vida de um aluno com deficiência ou sem deficiência. Procure saber quais são as potencialidades e interesses do aluno e concentre todos os seus esforços no seu desenvolvimento. Proporcione oportunidades de sucesso.
  3. Participe ativamente na elaboração do Plano Individual de Ensino do aluno e Plano Educativo. Este plano contém as metas educativas, que se espera que o aluno venha a alcançar, e define responsabilidades da escola e de serviços externos para a boa condução do plano.
  4. Seja tão concreto quanto possível para tornar a aprendizagem vivenciada. Demonstre o que pretende dizer. Não se limite a dar instruções verbais. Algumas instruções verbais devem ser acompanhadas de uma imagem de suporte, desenhos, cartazes. Mas também não se limite a apoiar as mensagens verbais com imagens. Sempre que necessário e possível, proporcione ao aluno materiais e experiências práticas e oportunidade de experimentar as coisas.
  5. Divida as tarefas novas em passos pequenos. Demonstre como se realiza cada um desses passos. Proporcione ajuda, na justa medida da necessidade do aluno. Não deixe que o aluno abandone a tarefa numa situação de insucesso. Se for necessário, solicite ao aluno que seja ele a ajudar o professor a resolver o problema. Partilhe com o aluno o prazer de encontrar uma solução.
  6. Acompanhe a realização de cada passo de uma tarefa com comentários imediatos e úteis para o prosseguimento da atividade.
  7. Desenvolva no aluno competências de vida diária, competências sociais e de exploração e consciência do mundo envolvente. Incentive o aluno a participar em atividades de grupo e nas organizações da escola.
  8. Trabalhe com os pais para elaborar e levar a cabo um plano educativo que respeite as necessidades do aluno.
  9. Partilhe regularmente informações sobre a situação do aluno na escola e em casa.

Que expectativas de futuro têm as crianças com Deficiência Intelectual?

Sabemos atualmente que 87% das crianças com deficiência intelectual só serão um pouco mais lentas do que a maioria das outras crianças na aprendizagem e aquisição de novas competências. Muitas vezes é mesmo difícil distingui-las de outras crianças com problemas de aprendizagem sem deficiência intelectual, sobretudo nos primeiros anos de escola. O que distingue umas das outras é o fato de que o deficiente intelectual não deixa de realizar e consolidar aprendizagens, mesmo quando ainda não possui as competências adequadas para integrá-las harmoniosamente no conjunto dos seus conhecimentos. Daqui resulta não um atraso simples que o tempo e a experiência ajudarão a compensar, mas um processo diferente de compreender o mundo. Essa diferente compreensão do mundo não deixa, por isso, de ser inteligente e mesmo muito adequada à resolução de inúmeros problemas do quotidiano. È possível que as suas limitações não sejam muito visíveis nos primeiros anos da infância. Mais tarde, na vida adulta, pode também acontecer que consigam levar uma vida bastante independente e responsável. Na verdade, as limitações serão visíveis em função das tarefas que lhes sejam pedidas.

Os restantes 13% terão muito mais dificuldades na escola, na sua vida familiar e comunitária. Uma pessoa com atraso mais severo necessitará de um apoio mais intensivo durante toda a sua vida.

Todas as pessoas com deficiência intelectual são capazes de crescer, aprender e desenvolver-se. Com a ajuda adequada, todas as crianças com deficiência intelectual podem viver de forma satisfatória a sua vida adulta.

Que expectativas de futuro têm as crianças com Deficiência Intelectual na Escola?

Uma criança com deficiência intelectual pode obter resultados escolares muito interessantes.  Mas nem sempre a adequação do currículo funcional ou individual às necessidades da criança exige meios adicionais muito distintos dos que devem ser providenciados a todos os alunos, sem exceção.

Antes de ir para a escola e até aos três anos, a criança deve beneficiar de um sistema de intervenção precoce. Os educadores e outros técnicos do serviço de intervenção precoce devem pôr em prática um Plano Individual de Apoio à Família.

Este plano define as necessidades individuais e únicas da criança. Define também o tipo de apoio para responder a essas necessidades. Por outro lado, enquadra as necessidades da criança nas necessidades individuais e únicas da família, para que os pais e outros elementos da família saibam como ajudar a criança.

Quando a criança ingressa na Educação Infantil e depois no Ensino Fundamental, os educadores em parceria com a família devem por em prática um programa educativo que responda às necessidades individuais e únicas da criança. Este programa é em tudo idêntico ao anterior, só que ajustado à idade da criança e à sua inclusão no meio escolar. Define as necessidades do aluno e os tipos de apoio escolar e extraescolar.

A maior parte dos alunos necessita de apoio para o desenvolvimento de competências adaptativas, necessárias para viver, trabalhar e divertir-se na comunidade.

Algumas destas competências incluem:

  • A comunicação com as outras pessoas.
  • Satisfazer necessidades pessoais (vestir-se, tomar banho).
  • Participar na vida familiar (pôr a mesa, limpar o pó, cozinhar).
  • Competências sociais (conhecer as regras de conversação portar-se bem em grupo, jogar e divertir-se).
  • Saúde e segurança.
  • Leitura, escrita e matemática básica; e à medida que vão crescendo, competências que ajudarão a crianças na transição para a vida adulta.

Atendimentos somente para adultos maiores de 18 anos.

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

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Respostas de 34

      1. Bom dia!
        Muito Obrigada!
        Att.
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    1. Bom dia! Maria Lúcia
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
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    1. Bom dia! Renata
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
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  1. otimo esclarecimento tambem tenho uma filha com esse problema cognitivo intelectual. passei por tudo isso hoje ela tem 26 anos foi descoberto quando ela tinha 6 meses de vida.ela passou por todos os tratamentos necesario. hoje ela esta em uma escola especial desde 9 anos de idade. e tem ater hoje um acompanhamento com neurologista. muito obrigada enriqueceu,acrescentou muito meu conhecimento.

    1. Bom dia!
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
      Att.
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    1. Bom dia, Regina!
      Muito obrigada, pelos comentários!!!
      Att.
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  2. Boa noite Dra Marina, parabéns pelo texto, de fácil entendimento. Gostaria muito de conversar com a senhora. Tenho uma neta de 18 anos, com deficiência cognitiva intelectual. Preciso muito da sua ajuda. Agradeço sua atenção. Podemos conversar através do watsap? Aguardo seu retorno

    1. Bom dia, Hilda!
      Muito obrigada pelos elogios!!!
      Claro, entre em contato whasApp (13) 991773793.
      Att.
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    1. Bom dia, Alexsandro!
      Muito Obrigada!
      Att.
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  3. Parabéns! Estive lendo artigos científicos e outros textos bem difíceis. Gostei do seu, não abrange tudo, mas é de fácil entendimento. Abraços!

    1. Bom dia!
      Muito Obrigada!
      Att.
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  4. Texto bastante esclarecedor. Como trabalho com crianças com síndrome de Down , ira contribuir para ampliar meus conhecimentos e enriquecer a minha prática pedagógica.

    1. Bom dia, Gesanda!
      Muito obrigada pelos comentários!
      Vamos continuar lutando por uma sociedade mais inclusiva!!
      Sucesso!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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  5. Olá, dia 8 de março descobrir que existi a possibilidade de minha filha ter esse problema de intelectualidade, não está sendo fácil pra mim absorver tudo isso. Mas quero poder ajudá-la… Nao sei por onde começar… perdida, acredite.. mas foi muito bom ler o seu artigo. Muito obrigada… minha filha tem 11 anos.

    1. Bom dia, Leidiane!
      Muito obrigada pelos comentários!
      Procure ajuda de uma psicóloga e uma psicopedagoga para atender sua filha!!
      Att.
      Marina S. R. Almeida
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    1. Boa tarde, Rosangela
      Recomendo a leitura do meu outro artigo “Empregabilidade da pessoa com síndrome de Down”. Neste artigo explico os manejos adequados da inserção no mercado de trabalho de pessoas com deficiencia intelectual.
      Acesse o link:
      https://institutoinclusaobrasil.com.br/empregabilidade-da-pessoa-com-sindrome-de-down/
      Fico muito feliz por seu comentário.
      Muito obrigada!
      Att.
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    1. Bom dia! Ana Lucia
      Muito obrigada pelo comentário.
      Att.
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    1. Boa tarde! Danieli
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Att.
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  6. Olá!
    Minha filha tem um diagnóstico de deficiência intelectual limítrofe. Hoje ela tem 15 anos e está no 1o Ensino Médio. Está ficando muito difícil e estressante para ela. Muitas atividades de escola em casa. Ela estuda das 07h30 as 12h50. Devido às dificuldades e atraso na aprendizagem ela tem muito problemas de relacionamento na escola que acaba entristecendo-a. Ninguém a quer nos grupos de trabalho escolar. Hoje estar na escola não está trazendo uma boa qualidade de vida nem física e muito menos emocional. Como posso ajudá-la?
    Roseli – Extrema/MG

    1. Bom dia, Roseli
      O primeiro passo é buscar psicoterapia e apoio psicopedagógico para sua filha.
      A escola deverá fazer a garantia de direitos previstoe em lei 13.146/2015, dando suportes necessários, adaptação curricular, mediação para ajudá-la nas tarefas pedagógicas e interação social.
      Verifique a lei:
      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

    1. Boa tarde! Cris
      Fico feliz em tê-la ajudado.
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
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    1. Bom dia! Rozalha
      Agradeço seu gentil comentário e fico feliz em tê-la ajudado!!!
      Um abraço carinhoso e inclusivo.

      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
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