AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA ON-LINE PARA MULHERES AUTISTAS

Compartilhe

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Embora seja tipicamente diagnosticado na infância, muitos adultos com TEA podem não ter recebido um diagnóstico até mais tarde na vida.

Por consequência, muitos adultos autistas apresentam prejuízos em algumas ou várias áreas de funcionamento na vida adulta, pelo fato de não terem recebido intervenções terapêuticas adequadas precocemente.

Por isso, a avaliação neuropsicológica on-line pode ser uma ferramenta valiosa na avaliação de habilidades cognitivas, comportamento adaptativo, tratamentos adequados, identificação de áreas potenciais e vulnerabilidades em adultos com autismo.

Geralmente o psiquiatra, ou neurologista especialistas em autismo ou colegas psicólogos encaminham os pacientes com hipótese de autismo para realizarem a avaliação neuropsicológica. Recomendamos que os pacientes com hipótese de autismo possam ser avaliados primeiro com psiquiatra ou neurologista especialista em autismo para levantar as hipóteses do caso e comorbidades presentes.

O objetivo da avaliação neuropsicológica on-line é identificar os pontos fortes e fracos dos pacientes, aspectos cognitivos, funções executivas, nível de apoio do TEA, comorbidades relacionadas, avaliar suas consequências na vida cotidiana e organizar o suporte adequado. 

Além disso, uma avaliação neuropsicológica on-line completa pode ser útil para refinar o diagnóstico dos pacientes com hipótese de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as comorbidades presentes.

Sendo assim, uma avaliação neuropsicológica não é laudo, mas é uma pesquisa extensiva do funcionamento da pessoa, tendo uma validade determinada de um ano.  O profissional que emite laudo de Transtorno do Espectro Autista é o médico psiquiatra e ou neurologista especialista em autismo.

A Psicóloga e Neuropsicóloga Marina da Silveira Rodrigues Almeida CRP 06/41029 realiza Avaliação Neuropsicológica on-line para mulheres e homens que tenham hipótese de Transtorno do Espectro Autista – TEA, entre em contato comigo para agendar sua consulta, mas somente por WhatsApp (55) 13 991773793.

Normalmente, a avaliação neuropsicológica on-line é realizada com base na anamnese e nas queixas dos pacientes, bem como nas observações clínicas. As pessoas com hipótese de Transtorno do Espectro Autista – TEA devem ser avaliadas por neuropsicólogos experientes e bem treinados. Acima de tudo, a investigação deve destacar a singularidade de cada pessoa autista.

Descobertas recentes enfatizam diferenças relacionadas ao sexo nos perfis cognitivos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, o que é importante tanto para o diagnóstico quanto para medidas de suporte adequadas. 

Conforme relatado por Lehnhardt et al, homens com Transtorno do Espectro Autista – TEA apresentam habilidades verbais mais altas, enquanto mulheres com TEA demonstram maior velocidade de processamento e melhores funções executivas. Os pontos fortes de mulheres autistas podem estar relacionados às habilidades sociais, permitindo que as mulheres mascarem seus sintomas autistas de maneira mais eficaz do que os homens.

Oliveras-Rentas et al, também destacam a importância da velocidade de processamento. De acordo com seus resultados, o desempenho da tarefa de velocidade de processamento se correlaciona positivamente com as habilidades de comunicação, bem como negativamente com os sintomas de comunicação. No entanto, alguns testes não distinguem claramente entre velocidade de processamento cognitivo e velocidade motora, portanto, mais pesquisas são necessárias para esclarecer esse assunto.

De acordo com o DSM-5, indivíduos no espectro autista frequentemente apresentam anormalidades de atenção. Uma vez que o DSM-5 não considera mais o TEA como um critério de exclusão para o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), há evidências crescentes de que ambos os transtornos frequentemente ocorrem simultaneamente. 

Uma metanálise recente enfatiza uma ampla disfunção executiva em pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, embora essas deficiências não sejam específicas do TEA.  De acordo com pesquisas, déficits de FE (funções executivas) reduzem significativamente a qualidade de vida em indivíduos com TEA, o que reforça a importância de avaliar essas funções. Portanto, na avaliação neuropsicológica on-line deve-se considerar avaliar as funções executivas dos pacientes.

 Além disso, descobertas recentes sugerem que essa combinação pode enfraquecer as habilidades adaptativas dos pacientes autistas, muito mais do que cada um desses distúrbios isoladamente. 

Os indivíduos afetados por ambos os distúrbios podem não ser capazes de melhorar seu funcionamento adaptativo de maneira eficaz se os especialistas se concentrarem apenas nos sintomas do Transtorno do Espectro Autista – TEA. 

Benefícios da Avaliação Neuropsicológica on-line para Transtorno do Espectro Autista – TEA em adultos

  • Identificar pontos fortes e fracos em habilidades cognitivas e adaptativas
  • Identificar as comorbidades presentes
  • Identificar qual o nível de apoio ou suporte
  • Identificar quais intervenções terapêuticas são necessárias
  • Administração e adequações de medicamentos
  • Desenvolvimento de planos de tratamentos individualizados
  • Avaliação da eficácia das intervenções
  • Fornecer uma linha de base para avaliações futuras
  • Adequações acadêmicas
  • Adequações no local do trabalho
  • Autoconhecimento

Atendimento em Plataforma de Telessaúde

O processo da avaliação neuropsicológica on-line, geralmente envolve uma consulta inicial com a Psicóloga e Neuropsicóloga Marina da Silveira Rodrigues Almeida CRP 06/41029, para discutir as preocupações do paciente, verificar qual o motivo do encaminhamento realizado pelo neurologista ou psiquiatra, coleta da história do paciente (anamnese) e rastreio objetivo dos marcadores de autismo ao longo da vida do paciente.

O atendimento para avaliação neuropsicológica on-line é realizada em Plataforma de Telessaúde CVS – Consultório Virtual Seguro® Casa dos Insights, com segurança de dados sensíveis, ética, acolhimento humano, profissionalismo, experiencia de 36 anos na área da Psicologia, Autismo e TDAH:

  • A Psicóloga e Neuropsicóloga Marina da Silveira Rodrigues Almeida CRP 06/41029 é cadastrada no E-Psi com autorização para atendimento on-line.
  • A prestação de serviços psicológicos na modalidade on-line é realizada no CVS – Consultório Virtual Seguro® Casa dos Insights – Plataforma de Telessaúde destinada a médicos e psicólogos, na modalidade videoconferência, com cinco níveis de criptografia – HIPAA-BAA (Lei de Portabilidade e Responsabilidade do Seguro de Saúde), seguindo as normas nacionais e internacionais de segurança.
  • Respeitamos as normas da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.
  • Respeitamos e cumprimos todas as Resoluções do Conselho Federal de Psicologia para atendimento on-line.
  • Os testes psicológicos on-line digitalizados são realizados em plataforma de testes, aprovados e cadastrados no SATEPSI – plataforma do Conselho Federal de Psicologia, com padronização e normatização específica para a modalidade online.

Avaliação com Testes Digitalizados

Na segunda etapa haverá a avaliação com os testes digitalizados on-line disponíveis atualmente no Brasil e validados pelo Conselho Federal de Psicologia.

  • Teste Geral de Inteligência
  • Teste de Funções Executivas
  • Avaliação da Personalidade
  • Testes para TDAH
  • Testes e escalas para rastreiro de TEA em mulheres e ou em homens validados pelo Conselho Federal de Psicologia.
  • Outros testes e escalas se forem necessários dependendo do caso
  • Entrega do Relatório Neuropsicológico

Sendo a última etapa na Plataforma de Telessaúde CVS – Consultório Virtual Seguro® Casa dos Insights, será a entrega em tempo real do Relatório da Avaliação Neuropsicológica, com todos os resultados das avaliações psicométricas, avaliação clínica e recomendações terapêuticas necessárias.

A Psicóloga e Neuropsicóloga Marina da Silveira Rodrigues Almeida CRP 06/41029 realiza Avaliação Neuropsicológica on-line para mulheres e homens que tenham hipótese de Transtorno do Espectro Autista – TEA, entre em contato comigo para agendar sua consulta, mas somente por WhatsApp (55) 13 991773793.

Basicamente, o desempenho geral do paciente deve ser interpretado em conjunto com suas respectivas condições de vida, ou seja, seu comportamento adaptativo atual.

Além disso, as medidas de suportes terapêuticos devem ser individualizadas e orientadas para as necessidades de cada paciente.

A Psicóloga Marina Almeida é especialista em Transtorno do Espectro Autista. Realizo psicoterapia online ou presencial para pessoas neurotípicas e neurodiversas.

Realizo avaliação neuropsicológica online para diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista em Adultos e TDAH.

Agende uma consulta no WhatsApp (13) 991773793.

Marina S. R. Almeida – CRP 06/41029

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada no E-Psi pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

WhatsApp (13) 991773793

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Rua Jacob Emmerich, 365 – sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Instagram:

@institutoinclusaobrasil

@psicologamarinaalmeida

@autismoemadultos_br

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

O QUE É ANOREXIA

A anorexia nervosa é uma condição séria de saúde mental que afeta atitudes e comportamentos relacionados à alimentação e alimentação, o que pode afetar homens

ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL

A alfabetização emocional é um processo que faz o indivíduo conseguir lidar melhor com suas emoções. Durante a infância e adolescência os indivíduos têm contato

4 respostas

    1. Boa tarde! Mirian
      Por gentileza, entre em contato comigo por WhatsApp +55 13 991773793 que minha secretária enviará informações sobre avaliação neuropsicológica online para transtorno do espectro autista e TDAH em adultos.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504mailto:marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9

  1. Tenho 59 anos e algumas pessoas dizem que sou autista, qual profissional primeiro tenho que consultar: neuro- psicologo, psiquiatra?

    1. Boa tarde, Girvany
      Recomendado primeiro ser avaliado clinicamente por neurologista ou psiquiatra especialista em autismo, depois o médico poderá solicitar avalição neuropsicológica para rastreio de autismo.

      Um abraço carinhoso e inclusivo.

      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504mailto:marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×