A pesquisa com adultos sobre o espectro do autismo ainda é limitada em escopo e qualidade. O presente estudo descreve a qualidade de vida (QV) de uma grande amostra de adultos autistas no Reino Unido e investiga características que podem ser preditivas da QV.
Um total de 370 adultos autistas do Adult Autism Spectrum Cohort-UK (ASC-UK) completaram o WHOQoL-BREF e a Escala de Responsividade Social (SRS, gravidade dos sintomas de autismo), juntamente com o questionário de registro ASC-UK com informações sobre doenças mentais saúde e sua situação de vida.
A QV para adultos autistas foi menor do que para a população em geral para cada domínio do WHOQoL.
Os participantes mais jovens relataram maior QV do que os participantes mais velhos nos domínios psicológico e ambiental.
Os homens relataram maior QV física do que as mulheres, e as mulheres relataram maior QV social do que os homens.
Preditores positivos significativos de QV foram: estar empregado (QV física), receber apoio (QV social e ambiental) e estar em um relacionamento (QV social).
Ter uma condição de saúde mental e pontuação total SRS mais alta foram preditores negativos de QV em todos os quatro domínios.
Adultos autistas requerem acesso a intervenções eficazes de saúde mental e apoio informal e formal para suas dificuldades sociais, para melhorar sua qualidade de vida.
Há poucas pesquisas sobre a experiência de vida de adultos autistas. Usando a medida de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde, descobrimos que pessoas autistas no Reino Unido relataram que sua qualidade de vida era inferior à da população em geral.
Melhor qualidade de vida foi associada a estar em um relacionamento; aqueles com problema de saúde mental apresentaram pior qualidade de vida.
Esta pesquisa sugere algumas maneiras pelas quais pessoas autistas podem ser ajudadas a melhorar sua qualidade de vida.
Fonte: Autism Res 2018, 11: 1138-1147. © 2018 The Authors Autism Research publicado pela International Society for Autism Research e Wiley Periodicals, Inc.
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Marina S. R. Almeida
Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
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