MÉTODOS INSTRUCIONAIS ABA – ALUNOS COM AUTISMO

Compartilhe

Os métodos instrucionais ABA (Applied Behavior Analysis) de treinamento experimental discreto, treinamento de resposta central e rotinas funcionais de ensino formam a base instrucional destes programas educacionais para crianças jovens e adultos com autismo.

The Links Curriculum (Linking Assessment and Instruction for Independence) é um currículo baseado em evidências, abrangente e baseado na web para ensinar alunos do ensino fundamental, médio e pós-secundário com autismo e outras deficiências de desenvolvimento a serem independentes na escola, comunidade e vocacional rotinas.

O Currículo dos Links inclui planos de aula detalhados, materiais de suporte visual, sistemas de dados e avaliação. Links também apresenta atividades acadêmicas, em pequenos grupos e independentes. Links é projetado para promover a independência do aluno em ambientes naturais. 

O sistema online do Links utiliza uma avaliação de habilidades baseada no currículo e uma avaliação de rotina observada (ORA) para identificar as áreas-alvo para instrução. Rotinas de análise de tarefas de links podem ser individualizadas para atender às necessidades de cada aluno. Os planos de aulas de escola, comunidade e vocacionais do Links fornecem ao pessoal de ensino as ferramentas necessárias para ensinar habilidades individuais e independência nas rotinas diárias.

O Programa STAR (Strategies for Teaching Based on Autism Research, Arick, Loos, Falco, Krug, 2015) ensina crianças com autismo as habilidades críticas identificadas pelo National Research Council de 2001 e usa muitas das práticas baseadas em evidências identificadas no   National Relatório de Padrões  e Relatório Nacional de Desenvolvimento Profissional de 2014.

O Programa STAR é o único currículo que foi validado por vários testes independentes de controle aleatório (incluindo IES e NIH Grants) no mercado hoje.

O Programa STAR inclui planos de aula detalhados, materiais de ensino, sistemas de dados e uma avaliação baseada no currículo para o ensino nas seis áreas curriculares de linguagem receptiva, linguagem expressiva, linguagem espontânea, rotinas funcionais, acadêmicos e habilidades lúdicas e sociais.

Benefícios:

  • Usa práticas instrucionais baseadas em evidências
  • É validado por pesquisa
  • É baseado em ABA
  • Fornece uma avaliação abrangente baseada no currículo e documenta o progresso nos IEPs
  • Está alinhado aos Padrões Estaduais de Núcleo Comum
  • É comprovadamente eficaz em escolas públicas
  • Atende às necessidades individuais dos alunos em vários níveis de desenvolvimento
  • Os materiais abrangentes incluem o manual do programa, planos de aula e materiais manipuláveis ​​prontos para usar, cartões com fotos e outras ferramentas de instrução

O Programa de Educação e Enriquecimento de Habilidades Relacionais (PEERS®) é mundialmente conhecido por fornecer tratamento de habilidades sociais baseado em evidências para pré-escolares, adolescentes e jovens adultos com transtorno do espectro do autismo (TEA), transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH), ansiedade, depressão e outros problemas socioemocionais.

Desenvolvido pela primeira vez na UCLA pelo diretor da clínica PEERS®, Dra. Elizabeth Laugeson, o programa se expandiu para locais nos Estados Unidos, foi traduzido para mais de uma dúzia de idiomas e é usado em mais de 80 países em todo o mundo.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Psicóloga Clínica, Escolar e Neuropsicóloga Marina Almeida, oferece supervisão clínica para profissionais psicólogos, neuropsicólogos e psicopedagogos, para avaliação de rastreio de transtorno do espectro autista em crianças, adolescentes e adultos.

Realizo avaliação neuropsicológica online ou presencial para transtorno do espectro autista em adultos.

Fontes:

https://starautismsupport.com/curriculum/links-curriculum

https://starautismsupport.com/curriculum/star-program

https://www.theseattleclinic.com/peers

Entre em contato pelo WhatsApp (13) 991773793.

Agendamento para consulta presencial ou consulta de psicoterapia on-line:

WhatsApp (13) 991773793

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

Licenciada no E-Psi pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line

CRP 06/41029

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

(13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 – sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

SUGESTÕES DE CARREIRAS PARA PESSOAS AUTISTAS

A entrada no mercado de trabalho é fundamental para que qualquer pessoa seja independente, não só financeiramente, mas também para alcançar autonomia e liberdade para

TRANSTORNOS ALIMENTARES E AUTISMO

A Seletividade Alimentar é considerada um Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE). O comportamento de evitação alimentar é usado para descrever crianças, jovens e adultos com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×