Os instrumentos PEP-R Perfil Psicoeducacional Revisado e PEP-3 são utilizados para medir a idade de desenvolvimento da criança com Autismo ou com algum déficit de comunicação. São instrumentos referenciais de análises do desenvolvimento e comportamento ideais para formulação de planos educacionais individualizados.
Atualmente o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista com base no Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais – DSM-5 e a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde e CID-11 que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2022.
Em função da necessidade de identificar padrões irregulares de aprendizagem em crianças Autistas e crianças com déficit de desenvolvimentos o Perfil Psicoeducacional (PEP) foi desenvolvido e lançado em 1979 por Eric Schopler, Rober Jay Richler, Ann Rashlord e Lee M. Marcos. A segunda versão revisada foi publicada em 1988 na Carolina do Norte – EUA.
Cabe salientar que o PEP-R oferece uma abordagem desenvolvimentista para a avaliação de crianças com autismo ou com transtornos correlatos da comunicação, isto é, compreende que crianças, com desenvolvimento típico ou não, crescem e mudam suas habilidades com a idade. Todavia, pode-se dizer que segue uma metodologia descritiva, na qual os parâmetros são identificados a partir de observações comportamentais, procurando-se, então, identificar o aumento das capacidades do organismo, com base no conceito de maturação.
O PEP-R é um inventário de comportamentos e habilidades em crianças com Autismo e com déficits de desenvolvimentos semelhantes. Seus resultados são utilizados para criar Planejamentos Educacionais Individualizados que vão acompanhando as mudanças conforme a idade.
Perfil Psicoeducacional Revisado PEP-R – Padronização no Brasil
O Brasil passou a utilizar o Perfil Psicoeducacional Revisado PEP-R em 1992. Esse instrumento era utilizado em sua forma original americana sem adaptações apenas tradução. Em 2002 a psicóloga Dra. Viviane Costa de Leon foi a responsável pela tradução, validação e adaptação do PEP-R para o Brasil, em sua dissertação de Mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O teste deve ser aplicado em crianças de 6 meses a 7 anos ou no máximo até 12 anos. Está dividido em duas áreas:
- Desenvolvimento – imitação, percepção, coordenação visuo-motora, coordenação motora fina, coordenação motora grossa, performance cognitiva e cognição verbal
- Comportamento – relacionamento e afeto, brincar e interesse por materiais, respostas sensoriais e linguagem.
Para cada área foi criada uma escala específica. Tarefas, jogos e brincadeiras a serem realizadas e comportamentos a serem observados. O kit PEP-R contém 174 itens e é constituído por uma série de brinquedos e materiais pedagógicos.
Perfil Psicoeducacional-3 – PEP-3
O Perfil Psicoeducacional Revisado PEP-R teve uma nova versão em 2004 nos EUA. O PEP-3 Perfil Psicoeducacional-3, foram adicionados itens para crianças com faixa etária abaixo de dois anos e meio. Esta nova versão possibilita analisar os níveis de desenvolvimento. Incluiu itens não verbais, a flexibilidade na administração do teste, itens sem tempo delimitados. Vários níveis de desenvolvimento, tarefas de linguagem separadas das outras áreas de funcionamento:
- Desenvolvimento – cognitivo verbal/pré-verbal, linguagem expressiva, linguagem receptiva, coordenação motora fina, coordenação motora grossa e imitação visual-motora.
- Comportamento – expressão afetiva, reciprocidade social, características dos comportamentos motores, características dos comportamentos verbais.
- Relatório do Cuidador – problemas de comportamento, autocuidado pessoal, comportamento adaptativo, categorias diagnósticas e grau do problema, níveis atuais de desenvolvimentos.
- Além das áreas de desenvolvimento e comportamento foi introduzido o relatório do cuidador, para que o profissional possa desenvolver um plano educacional individualizado mais completo.
- O Kit PEP-3 contém 210 itens entre brinquedos e materiais pedagógicos.
Este inventário é concebido como um instrumento educacional para planejamento de programas educacionais especiais individualizados – Plano de Ensino Individualizado.
Existem 3 volumes que acompanham o PEP-R da série intitulada “Avaliação Individualizada e Tratamento para Crianças Autistas e com Transtornos do Desenvolvimento”.
Os volumes 2 e 3 “Ensinando Estratégias para Pais e Profissionais” (Schopler, Reichier & Lansíng, 1980) e “Ensinando Atividades para Crianças Autistas” (Schopler, Lansing, Waters, 1983), são coleções de atividades de ensino individualizados indexadas de acordo com as 7 áreas funcionais de desenvolvimento do PEP-R.
O volume 4, “Perfil Psicoeducacional para Adolescentes e Adultos” (AAPEP) (Mesiboy et cols, 1988), estende o PEP-R para contemplar as necessidades de adolescentes e adultos.
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Não atendemos crianças e adolescentes, somente adultos maiores de 18 anos.
Marina S. R. Almeida
Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
Licenciada no E-Psi pelo Conselho Federal de Psicologia para atendimento de Psicoterapia on-line
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