Compartilhe

Você pode reconhecer um jovem ou adulto com dislexia por meio de uma ou mais das seguintes características:

  1. Dificuldade de leitura e / ou escrita em geral;
  2. Dificuldade com o acoplamento das letras aos sons, causando dificuldades na leitura, reconhecendo e reproduzindo letras e palavras;
  3. Interpretar mal uma imagem de uma palavra ou frase: os disléxicos leem ou escrevem as palavras ou frases erradas, ou a gramática de uma sentença escrita não está correta;
  4. Velocidade de processamento reduzida para palavras;
  5. Dificuldades com outros aspectos da linguagem, tais como estruturar corretamente sua história ou ideia ou apresentar-se efetivamente;
  6. Pensar em conceitos, imagens, imagens e associações – uma maneira muito rápida de pensar, porque algumas imagens dizem muito mais do que algumas palavras;
  7. Dificuldade em fornecer a essência da sua história verbalmente ou no papel;
  8. Dificuldade em produzir a resposta certa no momento certo, por exemplo, durante uma reunião, embora você tenha uma imagem perfeita da resposta em sua cabeça;
  9. Dificuldades com coordenação motora;
  10. Lutando com cálculos ou a sequência de números;
  11. Problemas de concentração;
  12. Dificuldade de organização pessoal, isto é, organizar seus pensamentos, seu dia, suas tarefas de trabalho, seu calendário e seu tempo;
  13. Trabalhando abaixo do seu nível de inteligência, que inclui os aspectos a seguir:
  14. Sabendo as soluções corretas, mas porque é difícil colocá-las em palavras, parecendo mais “estúpidas” do que você realmente é;
  15. Vendo soluções que seu chefe não vê e, portanto, repetidamente tendo conflitos com ele ou ela;
  16. Sentir medo do fracasso ou pânico ao fazer exames ou ler / escrever textos importantes (adiar esse tipo de atividade também é uma forma de medo do fracasso);
  17. Incerteza ou baixa autoestima pelos fracassos da leitura, escrita ou dificuldades em fazer cálculos;
  18. Não saber quais são suas qualidades específicas porque você sempre esteve focado no que outras pessoas podem fazer bem (ler e escrever) e você não pode.

Fatos importantes sobre a dislexia

Há duas adições importantes a serem feitas nas características acima da dislexia. Se as pessoas não estão familiarizadas com isso, isso geralmente leva a mal-entendidos ou equívocos no trabalho ou na escola.

1. A dislexia afeta todos os níveis de inteligência. A dislexia é frequentemente associada a ser estúpido e isso não é verdade. Pessoas muito inteligentes também podem ser disléxicas, assim como aquelas com um QI médio ou abaixo da média.

2. A dislexia é melhor compreendida como um espectro ou contínuo e não como uma categoria separada de fenômenos: não há critérios claros de sim / não.

Em outras palavras, os sintomas da dislexia não estão presentes igualmente ou no mesmo grau.

Um disléxico tem dificuldade com a leitura, outro pode ter muitos erros na escrita, alguns têm os dois e outros têm mais dificuldade com a comunicação oral. Portanto, mesmo que alguém possa ler rapidamente, ele ainda pode ser disléxico.

Entre em contato comigo e agende uma entrevista.

Agendamento para consultas: presencial ou consulta on-line (psicoterapia on-line):

WhatsApp (13) 991773793

Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

CRP 41029-6

INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL

Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504

Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP

CEP 11310-071

marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br

www.institutoinclusaobrasil.com.br

https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/

https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

https://www.facebook.com/groups/institutoinclusaobrasil/

Conheça os E-Books

Coleção Neurodiversidade

Coleção Escola Inclusiva

Os E-books da Coleção Neurodiversidade, abordam vários temas da Educação, elucidando as dúvidas mais frequentes de pessoas neurodiversas, professores, profissionais e pais relativas à Educação Inclusiva.

Outros posts

HOMOSSEXUALIDADE E CRIANÇAS TRANSGÊNEROS

Cada vez mais as questões da homossexualidade e a presença das crianças transgêneros no ambiente escolar precisam ser acolhidas. Os professores apresentam ainda muitas dificuldades em

DIREITOS HUMANOS E ESCOLA INCLUSIVA

A garantia dos direitos humanos tem sido colocada, nos últimos anos, no cenário da discussão da política de inclusão educacional, haja vista que se pensar

Respostas de 2

    1. Bom Dia! Luzimeire
      A recomendação é que primeiro procure um neurologista em sua cidade para fazer o diagnóstico inicial e ser encaminhada para equipe multiprofissional para avaliação neuropsicológica de dislexia, isso só é possivel presencial. Necessita de avaliação com fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogoa, após isso será indicado a intervenção de tratamento terapêutico.
      Indico também o site da Associação Brasileira de Dislexia.
      Fico feliz em tê-la ajudado.
      Desejo muito sucesso para você!!
      Muito obrigada pelos seus gentis comentários.
      Um abraço carinhoso e inclusivo.
      Att.
      Marina S. R. Almeida
      Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
      Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
      CRP 41029-6
      INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
      Whatsapp (13) 991773793 ou (13) 34663504
      Rua Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
      CEP 11310-071
      marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
      http://www.institutoinclusaobrasil.com.br
      https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
      https://www.facebook.com/marina.almeida.9250

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×