A associação livre na psicoterapia pode ser a ferramenta mais importante e mais usada pelos terapeutas psicodinâmicos. Essa técnica é simples, mas pode ser extremamente eficaz.
No contexto da psicoterapia psicodinâmica, há dois significados associados à “associação livre”: a técnica de terapia oficial mais livre de associação, e o método geral de discussão em sessão conduzido pela livre associação do cliente entre os tópicos.
A técnica mais formal envolve o terapeuta lendo uma lista de palavras e o cliente respondendo imediatamente com a primeira palavra que vem à mente.
Este exercício pode esclarecer algumas das associações e conexões que o cliente escondeu profundamente abaixo da superfície.
Essa técnica de associação livre pode não ser tão útil para um cliente que é resistente ao exercício ou para compartilhar detalhes íntimos com o terapeuta.
A associação livre na psicoterapia psicanalítica pode provocar uma lembrança especialmente intensa ou vívida de um evento traumático, chamado de ab-reação. Isso pode ser extremamente angustiante para o cliente, mas também pode levar a uma experiência de cura da catarse se o cliente sentir que ele ajudou a resolver um problema significativo.
O conceito menos formal de associação livre é simplesmente a tendência a permitir que o cliente conduza a discussão em sessões de terapia psicodinâmica.
Esse tipo de abordagem descontraída e não estruturada para o diálogo na terapia é um marco da psicoterapia psicanalítica psicodinâmica.
Entre em contato comigo por WhatsApp (13) 991773793.
Marina S. R. Almeida
Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar
Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista
CRP 41029-6
INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
Whats app (13) 991773793 ou (13) 34663504
Jacob Emmerich, 365 sala 13 – Centro – São Vicente-SP
CEP 11310-071
marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
www.institutoinclusaobrasil.com.br
https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil/
https://www.facebook.com/marina.almeida.9250