GUIA – ELE É AUTISTA: COMO POSSO AJUDAR NA INTERVENÇÃO

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Ele é autista: como posso ajudar na intervenção?

É um guia para profissionais e pais com crianças com TEA sob intervenção analítico comportamental ao autismo.

A cartilha foi criada pela  Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2018.

Para facilitar a compreensão do público alvo deste material, os princípios abordados serão direcionados, através de exemplos, para o manejo do comportamento de crianças, em especial crianças com diagnóstico de autismo(TEA).

Entretanto esses conceitos podem ser aplicados a qualquer pessoa, independente de faixa etária ou diagnóstico.

Os textos didáticos que você vai encontrar nesta obra terão o objetivo de apresentar informações que possam complementar o atendimento não apenas aquele realizado de forma estruturada, mas também, tornar as diversas situações do dia-dia uma fonte de aprendizado de forma a tornar o comportamento da criança autista mais funcional e independente.

Em outras palavras, você está iniciando agora um conjunto de atividades que têm como objetivo preparar pais e profissionais para lidar melhor com o autismo. Sabemos que os desafios de cuidar e educar uma criança diagnosticada com autismo podem ser muito grandes.

Acreditamos que você gostaria de saber mais a respeito de como lidar melhor com essas crianças. De fato, o autismo ainda não é totalmente compreendido nem pelos cientistas nem por qualquer outro profissional. Por isso, nem sempre há uma resposta clara e precisa, como uma receita, sobre como proceder.

Cuidar de uma criança diagnosticada com autismo requer um aprendizado constante e uma enorme capacidade de comemorar pequenos progressos.

Download do Guia:

BORBA, M. M. C.; BARROS, R. S. Ele é autista: como posso ajudar na intervenção? Um guia para profissionais e pais com crianças sob intervenção analíticocomportamental ao autismo. Cartilha da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2018.

http://abpmc.org.br/arquivos/publicacoes/1521132529400bef4bf.pdf

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Marina S. R. Almeida

Consultora Ed. Inclusiva, Psicóloga Clínica e Escolar

Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga Especialista

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